Veja como melhorar o sinal do seu aparelho. Confira as dicas.
Melhorar a Internet móvel é o desejo de muitos usuários quando o sinal da sua operadora não está funcionando corretamente. Atrasos e travamentos devido à má conectividade podem atrapalhar tudo, desde a sua experiência de entretenimento até o uso de aplicativos de transporte.
Tarefas simples como limpar o cache do seu dispositivo ou ativar/desativar o modo avião no smartphone funcionam em celulares Android e iPhone (iOS) e podem ajudar a restaurar o sinal de forma eficaz. Por isso, nós do Achei celular reunimos algumas dicas para ajudar você a melhorar o sinal de internet móvel. Os caminhos e botões mostrados no texto podem variar dependendo do fabricante e da versão do sistema. Outra advertência importante é que um sinal consistentemente fraco pode exigir ações mais detalhadas, como trocar de operadora ou encontrar um novo plano.
1. Ative e desative o modo avião
Se você tiver uma conexão lenta com a Internet, uma das maneiras mais fáceis de restaurá-la é ativar ou desativar o modo avião no telefone. Depois de fazer isso, seu dispositivo redefinirá o uso de dados do celular e a conectividade Wi-Fi e começará a procurar um sinal de rede novamente.
Para ativar o Modo Avião em smartphones iPhone e Android, deslize de cima para baixo na tela para acessar o menu rápido. Em seguida, clique no ícone do avião para desativar e reativar os dados do
dispositivo.
2. Verifique as configurações da sua operadora de celular
Você pode atualizar manualmente as configurações da sua operadora de telefonia. Normalmente, as atualizações das configurações da operadora são enviadas automaticamente para o seu dispositivo. Porém, caso isso não aconteça, ou se o usuário optar por adiar a instalação, isso poderá ser feito
manualmente.
As atualizações nas configurações da operadora também podem incluir suporte para novos recursos, como chamadas 5G ou Wi-Fi.
Para iPhone:
Para verificar as configurações da sua operadora em um telefone com iOS, vá em Ajustes → Geral → Sobre. Se o seu provedor de serviços lhe enviou uma atualização, haverá um botão Download.
No Android:
Este recurso pode não estar disponível em alguns modelos de telefone Android. Para verificar se você tem a configuração, vá em Configurações → Conexões e veja se a opção Versão de
configurações da operadora aparece.
3. Reiniciar seu telefone
Reiniciar o aparelho pode parecer uma dica simples, mas é muito eficaz. Desta forma, seu smartphone pode retomar a busca por sinal de rede e concluir a instalação das atualizações pendentes.
4. Verifique seu cartão SIM
Para telefones com cartão SIM, é importante garantir que o cartão SIM esteja inserido corretamente no dispositivo. Para fazer isso, desligue o telefone e abra a bandeja na lateral do aparelho. Isso pode ser feito com um objeto pontiagudo. Remova e substitua o cartão SIM. Ao reiniciar o telefone, o dispositivo tentará encontrar um sinal de rede novamente. Este procedimento não pode ser realizado em linhas celulares instaladas usando eSIM.
5. Altere os dados capturados com seu celular
Se a sua conexão estiver fraca, pode ser devido à conexão de rede móvel do seu dispositivo. Para verificar e alterar a rede móvel selecionada no seu telefone, você precisará acessar o menu Configurações.
Para iPhone:
Vá em Ajustes → Celular → Opções de dados celulares → Voz e dados. Selecione uma das opções
disponíveis. Dispositivos que usam internet 5G devem exibir a opção 5G Suportado, 5G
Automático ou 4G (LTE).
No Android:
Vá para Configurações → Conexões → Configurações de rede. Selecione sua rede móvel ou deixe o modelo ser selecionado automaticamente