Resultado de vendas do segundo trimestre não foi bom e empresa enfrenta crise. Porém, a receita de alguns serviços cresceu e isso tem ajudado. Saiba mais detalhes!
Em julho deste ano, a Apple alcançou um marco e foi a primeira empresa do mundo a valer US$ 3 trilhões. Porém, com o resultado não-satisfatório de vendas de iPhone agora no segundo trimestre do ano, a empresa viu as suas ações despencarem e deu adeus ao seu recorde de valor de mercado.
Porém, sem só de iPhone vive a Apple. Por isso, a empresa tem conseguido, mesmo com a crise, elevar os seus lucros, através de outros serviços. A estratégia da empresa busca equilibrar a queda na demanda por celulares.
Descubra agora qual é essa estratégia da empresa para lucrar e saiba mais sobre a queda nas suas ações.
Queda
As ações da Apple caíram cerca de 4,8% nesta sexta-feira (04), depois que a empresa anunciou uma receita menor no decorrer dos anos para os seus principais produtos, como iPhones e Macs, em seu relatório de lucros do trimestre. Isso fez a empresa perder o seu valor de mercado de 3 trilhões de dólares, marca alcançada no mês passado. Com a situação, as bolsas de Nova York fecharam em queda e acumularam perdas de até 2,8% semanais.
A receita da Apple caiu no primeiro trimestre fiscal por causa de um enfraquecimento na sua demanda. Segundo executivos da empresa, o cenário pode se estender também neste trimestre atual.
A receita da fabricante no trimestre foi de US$ 81,8 bilhões – R$398,3 bilhões. O número é US$1,2 bilhão – R$5,8 bilhões – a menos que o mesmo período do ano passado. No período, as vendas dos smartphones foram responsáveis por 48,5% da receita total.
Os iPads também sofreram com quedas nas vendas. A receita gerada com os tablets caíram 20%, em relação ao mesmo período do ano passado. O que pode ter gerado essa queda foi a falta de atualizações das linhas do produto.
O que, talvez, podem alavancar as vendas da empresa são o headset de realidade mista, que ainda não está à venda, mas deve chegar com tudo no ano que vem, e os Apple Watch e AirPods, que foram atualizados recentemente e possuem grandes números de venda, ano a pós ano, e o iPhone 15, que vai ser lançado em breve.
Sucesso nos serviços
Mesmo com a queda nas vendas de dispositivos, a Apple vem se saindo muito bem no quesito serviços, como Apple Store e Apple Music, além de publicidades, streaming de vídeo e armazenamento de nuvem. Esse segmentou geral para a empresa 25,9% da receita total. Esse resultado representou uma alta de 8% se comparado ao mesmo período do ano passado, com US$21,2 bilhões de dólares.
Apesar do crescimento, o avanço não foi o suficiente para evitar a queda na receita da empresa, já que o a maior valor arrecadado geralmente é com as vendas dos iPhones.
Mais quedas
Segundo dados da consultoria IDC Brasil, o número de 256,3 milhões de celulares vendidos no mundo entre os meses de abril e junho, representa uma queda de 7,8% . No Brasil, as vendas dos aparelhos caíram 11% no primeiro trismestre do ano. Com isso, em base anual, o faturamento das marcas caiu 32,8% no período.
Com os números, a Apple ficou com a segunda maior receita do mercado global, com 16%, enquanto a Samsung ficou com 20,2% de participação, de acordo com os dados da IDC.