Saiba como transformar o celular em uma máquina de cartão, para pagamentos por aproximação. Muitas empresas estão investindo nessa tendência de pagamentos.
O PagBank, anunciou o lançamento de solução que transforma o celular em uma maquininha de cartão. A funcionalidade, se chama Tap On e permitirá que os comerciantes aceitem pagamentos usando celulares Android.
De acordo com a companhia, como um diferencial de mercado, a solução será integrada a um app com mais de 40 funções de gestão dos negócios, como controle de estoque, criação de links de pagamento e emissão de documentos.
Integrada ao app PagVendas, o Tap On permite pagamentos de crédito e débito por aproximação seja por meio de cartões físicos, carteiras digitais e relógios inteligentes. São aceitas diversas bandeiras e carteiras digitais. A disponibilização aos estabelecimentos comerciais será gradativa.
Saiba mais sobre essa novidade da marca!
Tap On
A funcionalidade aceita as bandeiras de cartões Elo, Mastercard, Visa e Amex, além das carteiras digitais Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, que permitem que os usuários façam pagamentos através do celular, sem precisar do cartão físico comum.
O produto é uma tendência na área de pagamentos. Com isso, companhias como a Stone, Nubank, SumUp, Cielo, Mercado Pago e Gertec já lançaram produtos similares para os seus clientes.
Nesta terça-feira (19), Mela anunciou a chegada do serviço de pagamentos Tap to Pay ao Brasil, permitindo pagamentos por aproximação com iPhone. De acordo com a empresa, a CloudWalk já oferece o serviço no Brasil e em breve estará disponível para outras credenciadoras. Em nota, o diretor executivo de Produtos de Adquirência do PagBank, Angelo Aguilar, diz que a companhia optou por lançar a solução somente quando estivesse totalmente completa para o empreendedor.
Segundo ele, o objetivo é garantir que o cliente tenha mais tempo para focar nas vendas, oferecendo uma solução fácil e descomplicada de pagamento, direto no celular e integrada a um aplicativo, para gerenciar todos os outros processos do negócio.
Pagamento por aproximação
O pagamento por aproximação caiu rapidamente no gosto dos brasileiros. Entre as principais transações presenciais com cartão de crédito no país, no primeiro semestre deste ano, mais de 7 bilhões utilizaram a tecnologia NFC, que permite esse tipo de transação, o que indica uma alta de cerca de 76% na comparação com o primeiro semestre do ano anterior.
No período, R$414,8 bilhões foram movimentados por meio da tecnologia. Somente em junho, as compras com aproximação representaram 48%dos pagamentos com cartão. Em junho de 2021, essas participação era de cerca de 13%, o que deixa clara a força da tecnologia. Em dezembro, a expectativa é de que o índice chegará a 56%. Os números são da Abecs, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento.
NFC
Para realizar os pagamentos por aproximação, é preciso que o aparelho tenha a tecnologia NFC, que é nativa do sistema operacional, não sendo possível instalar no aparelho por conta própria. Os aparelhos iOS oferece a tecnologia, mas os usuários de Android precisam verificar se o celular permite esse tipo de operação.
Para isso, você deve acessar as Configurações, ir até Conexões e conferir. Se o celular tiver a tecnologia, basta ativar a aba “NFC e pagamentos por aproximação”. Ao conferir, basta baixar o app de carteira digital de acordo com o sistema operacional do seu celular e cadastrar o seu cartão de crédito ou débito para realizar os pagamentos.