Saiba como melhorar a vida útil da bateria do seu celular. As dicas são muito simples!
Os celulares são nossos fiéis companheiros no dia a dia, nos ajudando em grande parte das tarefas, seja para estudar, trabalhar, tirar dúvidas, nos comunicar e muito mais. Por mais que eles sejam ótimos e com bom desempenho, em algum momento da nossa rotina, a bateria acabou e ficamos na mão.
A definição da tela, velocidade, capacidade de armazenamento e outros recursos aumentaram ao longo dos anos e a sensação é de que as baterias não evoluíram da mesma forma. No entanto, as baterias melhoraram sim, os seus componentes estão melhores e mais duráveis, mas o próprio desempenho do aparelho e o tamanho e tecnologia da tela acabam consumindo mais energia.
A tecnologia antiga das baterias usava níquel-cádmo com menor desempenho e efeito memória. Atualmente, elas são feitas de lítio, que apesar de não viciar, se não completar todo o ciclo de carregamento, existe um desgaste natural ao longo das recargas.
Porém, algumas dicas simples podem ajudar a fazer a bateria do seu celular durar muito mais tempo. Confira essas dicas e garanta mais saúde para o seu aparelho!
1 – Não deixe a bateria zerar completamente
Sempre que for possível, mantenha a bateria do seu celular entre 20% e 80% de carga. Deixar zerar completamente não é saudável para o aparelho. Cargas desnecessárias e extremas aumentam o desgaste da bateria. Por isso, evite recarregar quando tiver muito carga.
2 – Mantenha o sistema atualizado
Manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados é ideal para fazer algumas correções e consertar erros que podem fazer com que a bateria consuma mais energia. Com isso, fazer as atualizações pode ajudar a bateria a durar muito mais.
3 – Não deixe o celular exposto a altas temperaturas
Deixar o celular exposto ao calor pode interferir diretamente no consumo da bateria, além de poder danificar os componentes do aparelho. Em temperaturas extremas, alguns aparelhos desligam de forma automática para evitar problemas e queimaduras no usuário. Portanto, é ideal sempre deixar o celular em temperatura ambiente, também evitando baixas temperaturas.
4 – Feche apps que não estão sendo usados
Aplicativos que não estão sendo utilizados devem ser encerrados. Por mais que os sistemas Android e iOS otimizem os apps em segundo turno, feche-os quando não estiverem em uso, diminuindo o consumo da bateria e melhorando o desempenho do celular.
5 – Diminua o brilho da tela
Quanto mais brilho você usar na tela, maior será o consumo da bateria. Com isso, diminuir o brilho ou até mesmo usar o “Modo Noturno” pode garantir mais tempo de carregamento. Com o modo “Economia de energia” ativado, o brilho já é otimizado para priorizar a durabilidade da energia do aparelho.
6 – Desative a localização de apps
Aplicativos que acessam a localização, mesmo não sendo de mapa, consomem muita bateria. É importante lembrar disso quando liberar a permissão aos apps que querem acessar a sua localização.
7 – Use fones de ouvido
Para ouvir músicas, opte por usar fones de ouvido. Áudios reproduzidos pelo celular aumenta o consumo da bateria de forma considerável. O consumo é proporcional ao volume, ou seja, quanto mais alto o som, mais alto é o descarregamento do celular.
Dica extra
Se possível, em alguns momentos coloque o celular no “modo avião”, já que o recurso desativa o Wi-Fi, Bluetooth, dados móveis e redes para chamadas. Com os serviços desabilitados, a bateria consome menos energia, durando mais tempo. Isso pode ser feito em momentos de emergência, quando a bateria estar prestes a descarregar e você não tem como recarregá-la no momento.