Por falta de suporte, o app de mensagens vai parar de funcionar em diversos celulares. Descubra quais são eles!
O aplicativo de mensagens WhatsApp é um dos mais populares do mundo, mas especialmente no Brasil. No país, os usuários utilizam o app para trocar mensagens com familiares, amigos e clientes, além de resolver pendências e contratar serviços. Regularmente, o app recebe atualizações com novos recursos e updates de segurança.
Com isso, é comum que, com o passar do tempo, smartphones mais antigos deixem de receber essas atualizações, já que não possuem mais suporte para isso. A partir do dia 1º de outubro, este domingo, mais 15 modelos de celulares deixarão de receber esses updates do WhatsApp.
Nesse caso, existem duas soluções para os usuários: adquirir um celular com o sistema operacional mais atual, ou a utilização de outros apps de mensagens. Descubra agora quais são esses modelos de celular que perderão o WhatsApp em breve!
O WhatsApp é um dos principais apps de mensagens do mundo e conta com mais de 2 bilhões de usuários, que enviam mensagens, fotos e vídeos, realizam ligações e fazem até pagamentos por meio da plataforma. Constantemente, o app recebe atualizações para melhorar a experiência dos usuários e corrigir falhas de segurança e bugs.
No entanto, alguns modelos mais antigos não possuem mais a capacidade de atualização, o que o deixa incompatível com as novas atualizações do aplicativo. Com isso, esses aparelhos não são mais capazes de executar o mensageiro.
A partir de agora, o aplicativo será compatível apenas com os modelos de celulares com o sistema Android 5.0 ou posteriores. Atualmente, a compatibilidade é com os modelos de Android 4.1 e 4.4.
Com essa mudança, os aparelhos Android inferiores ao sistema 5.0 não receberão mais atualizações. Isso também vai afetar celulares com o sistema iOS 12, como o iPhone 6 e seus antecessores.
Compatibilidade
Quando o aplicativo de mensagens deixa de ser compatível com uma versão do sistema, os usuários não conseguem mais atualizá-lo e corrigir falhas, perdendo o suporte geral do app. A situação pode comprometer o funcionamento do aplicativo, impedindo que ele receba novos recursos e correções.
Alguns modelos já começaram a sofrer com essa paralisação no mês de julho, mesmo com a Meta afirmando que isso só aconteceria no mês de outubro. A empresa não explicou a paralisação antecipada em alguns celulares.
Essas mudanças de suporte ocorrem anualmente. No ano passado, o aplicativo parou de oferecer suporte em iPhones com o sistema iOS 10 e iOS 11. Ao parar de oferecer suporte para os modelos, a plataforma informa aos usuários, que podem escolher entre adquirir um novo celular ou usar um outro app de mensagens. Geralmente, os usuários preferem comprar um novo celular, caso seja possível, para continuar utilizando os diversos recursos do app.
Para verificar a versão do sistema do celular é muito simples. Se ele for Android, basta ir em Configurações > Sobre o telefone > Versão do Android. Se ele foi iOS, basta ir em Ajustes > Geral > Sobre > Versão do iOS.
Celulares que vão perder as atualizações do WhatsApp em outubro
1 – Galaxy Note 2;
2 – Galaxy S2;
3 – Galaxy Nexus;
4 – Galaxy Tab 10.1;
5 – Nexus 7;
6 – One;
7 – Desire HD;
8 – Sensation;
9 – Xoom;
10 – Droid Razr;
11- Optimus 2X;
12 – Optimus G Pro;
13 – Xperia Z;
14 – Xperia S2;
15 – Xperia Arc 3.
Entre julho e agosto deste ano, o app parou de funcionar em 35 aparelhos. Entre eles estão o iPhone 6S, 6S Plus e SE, Galaxy Core, Galaxy Ace 2 e Galaxy S3 Mini.