Número de acidentes causados pelo uso do celular tem crescido bastante, causando mortes. Saiba todos os dados!
O uso do celular nos dias de hoje é tão comum que raramente conhecemos alguém que não possui um aparelho. Apesar de ser bastante útil na rotina, a sua utilização indiscriminada pode ser bastante prejudicial para o usuário e para outras pessoas caso ele esteja no trânsito. O celular é capaz de tirar a atenção do condutor do veículo aumentando muito as chances de acidentes.
Segundo números do Registro Nacional de Infrações de Trânsito, o Renainf, referentes ao ano de 2021, pelo menos 675 brasileiros se arriscaram diariamente todos os dias ao utilizar o celular enquanto dirigiam. Isso significa que, a cada hora, 28 condutores negligenciaram a sua atenção ao volante, reforçando uma das principais causas de acidente de trânsito no país. No total, foram registradas naquele ano, 246.438 infrações de trânsito por uso de celular no Brasil.
O número de acidentes causados pelo uso do celular já é a terceira maior causa de mortes no trânsito, de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego. Essa prática tem chegado a gerar 154 mortes por dia, cerca de 54 mil por ano, se tornado um perigo constante para motoristas e pedestres.
Saiba mais sobre esse assunto e se proteja!
Uso do celular no trânsito
Por conta desses números alarmantes, o Código de Transito Brasileiro em seu parágrafo único do artigo 252 afirma que o condutor que segurar ou manusear o telefone enquanto dirige está cometendo uma infração gravíssima. A medida visa restringir a sua utilização e diminuir os índices de acidentes de trânsito.
Para não se envolver e nem causar acidentes, o condutor deve adotar uma postura atenciosa e cautelosa que elimine a dispersão ao conduzir o seu veículo, tendo foco sempre na direção, via e seu entorno.
No país, o uso do celular ao dirigir implica multa de R$293,47, somando sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Não utilizar o celular no trânsito é uma atitude simples, mas que pode proteger vidas. Essa regra também vale para motociclistas, que devem seguir as mesmas leis de trânsito dos veículos automotores.
Com o aumento do número de motociclistas profissionais, como entregadores, o uso do celular ao guidão da motocicleta também vem aumentando o número de acidentes. Por isso, é ideal que o aparelho não seja usado de forma nenhuma.
Além dessa prática do não uso do celular, é importante que as pessoas usem o cinto de segurança, parem nas faixas de pedestres e respeitem a sinalização vertical e horizontal.
Uso do celular no sinal vermelho
LE uso do celular enquanto o sinal está vermelho também é proibido e gera multa e pontos na carteira, com a infração sendo considerada de natureza gravíssima. O CBT estabelece a proibição do uso do aparelho enquanto se conduz um veículo, salvo quando ele estiver estacionado em um local regular e seguro. Com isso, em qualquer situação em que o veículo esteja em movimento, mesmo que esteja parado no sinal, o uso do smartphone é proibido.
Em caso de reincidência da infração no período de 12 meses, a multa pela utilização do celular pode dobrar de valor, de acordo com o Artigo 252 do CTB. Essa legislação visa garantir a segurança de todos os usuários de vias públicas, incluindo pedestres que podem ser vítimas de acidentes em casos de distrações dos condutores de veículos.