Telefone Light: uma informação muito importante para quem pretende entrar em contato com essa distribuidora de energia.
Se você está procurando o telefone da Light, vamos disponibilizar essa informação e outras maneiras de entrar em contato com a empresa, dependendo da sua demanda.
A Light SESA é a empresa responsável pela distribuição de energia na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.
A organização é uma das integrantes do grupo Light e atua em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro.
Com aproximadamente 10 milhões de pessoas usufruindo dos seus serviços, a Light é considerada uma gigante do setor elétrico no país.
Este artigo tem a finalidade de auxiliar você que utiliza a energia fornecida pela Light em sua residência.
Aqui você encontrará os meios disponibilizados pela empresa para relatar falta de luz, solicitar segunda via de fatura, solicitar religação, entre outros.
Ao final do artigo, mostraremos como pode ser realizada uma reclamação à ANEEL em caso de problemas com a Light.
Light:Canais de atendimento ao cliente
A Light oferece aos clientes diversas formas de estabelecer contato com o atendimento da empresa. É possível ser atendimento por meio de SMS, contato telefônico, e chat online.
Há ainda a possibilidade de adquirir as informações e serviços diretamente através do site da empresa, sem necessidade de nenhuma forma de atendimento humano.
Grande parte dos principais serviços podem ser acessados através do site da Light.
Telefones da Light
Ainda que existam outras formas de atendimento, muitos consumidores ainda sentem mais segurança em tratar diretamente com o SAC da empresa. Além disso, alguns assuntos requerem tratamento em maior nível de detalhes com um atendente capacitado.
Se desejar conversar com um atendente, confira abaixo principais números de telefone da Light:
- 0800 021 0196: Para comunicar falta de luz;
- 0800 282 1380: Emergência para grandes clientes;
- 0800 282 0120: Disque-Light Comercial
- 0800 285 2453: Atendimento para deficientes auditivos.
Agência Virtual: acesse os principais serviços pelo site da Light
Se você precisa de uma solução rápida e não deseja falar com um atendente, acesse a Agência Virtual do site da Light através do link http://bit.ly/2YfDGVO.
Nesta plataforma você obterá solução para grande parte de suas necessidades contratuais a alguns cliques de distância.
Assim, você evita desperdiçar tempo ligando para o SAC da Light e acessa diretamente o serviço do qual você precisa.
Os serviços disponibilizados para o cliente através da Agência Virtual são os seguintes:
- 2ª via de conta
- Comprovantes de contas pagas
- Histórico de consumo
- Alterações cadastrais
- Ligação nova
- Alteração de carga
- Abertura de contrato
- Encerramento de contrato
Atendimento por SMS
Este tipo de atendimento é destinado ao caso emergencial de falta de luz em sua residência ou comércio. Para agilizar o relato de falta de luz à Light, é possível realizar a comunicação através de um simples torpedo.
Para isso, basta enviar o seu código de instalação para o número 54448. Assim, a empresa saberá que faltou luz no seu endereço.
Bate-papo em tempo real através do Click Light
Se você não conseguiu solucionar seu problema através da Agência Virtual e também não deseja ligar para Light, existe a possibilidade de entrar em contato com a empresa através do Click Light.
Trata-se de um chat em tempo real disponível no site da Light por meio do link http://bit.ly/2YfDGVO.
Nele, o cliente poderá falar com um robô em qualquer horário do dia, ou com o atendente humano de segunda a sexta-feira, entre 8h e 20h.
Aplicativo da Light
La demande Light Já! está disponível para dispositivos Android e iOS. Basta instalá-lo por meio da Playstore ou da App store, de acordo com o seu smartphone.
Através do aplicativo, você poderá acessar os principais serviços da Agência Virtual. Ainda não é tão completo quanto o site da Light, mas oferece soluções rápidas na palma de sua mão.
Consulte abaixo os serviços que podem ser acessados através do app:
- Comunicar falta de luz;
- Gerar código de barras para pagamento da conta de energia;
- Alterar os dados cadastrais
- Consultar o histórico de consumo
Veja mais informações sobre o APP Light no vídeo abaixo:
https://youtu.be/SkPvZv9rePw
Faltou luz? Saiba o que fazer!
Caso aconteça uma falta de luz na sua residência, existem várias formas de entrar em relatar rapidamente à Light o ocorrido.
Conforme vimos, você pode:
- Enviar um SMS para o número 54448 com o seu código de instalação;
- Entrar em contato com a Light através do chat online;
- Ligar para o número 0800 021 0196;
- Comunicar a falta de luz através do app Light Já!
Endereços para atendimento presencial
Existem 31 lojas da Light para atendimento presencial. Para ser atendido com hora marcada, você pode agendar um horário através do Click Light (chat online) ou por contato telefônico.
A lista completa de endereços da Light pode ser consultada em http://bit.ly/2vNdFAK.
Redes sociais
A Light também é acessível por meio das redes sociais. Veja como encontrá-la:
- Facebook: Fan Page Light;
- Twitter: @lightclientes;
- Instagram: @lightclientes
Em caso de problemas com o atendimento, entre em contato com a Ouvidoria
Fez sua solicitação através dos canais de atendimento da Light e não obteve retorno? Neste caso, você pode acionar a ouvidoria da empresa.
É possível realizar o contato com a ouvidoria através de dois canais principais:
- Telefone gratuito: 0800 284 0182
- Email: ouvidoria@light.com.br
Caso opte pelo contato via email, o consumidor deverá necessariamente preencher as informações abaixo:
- Nome completo, CPF e RG
- Telefones (fixo e celular)
- Número do protocolo de atendimento inicial
- Código da instalação
- Código do cliente
- Tipo de Atendimento (Reclamação, Denúncia, Informação, Sugestão ou Elogio)
- Relato detalhado da solicitação
Após efetuada a reclamação através da ouvidoria, a Light terá até 15 dias para dar a resposta ao cliente.
A ouvidoria não resolveu seu problema? Registre uma reclamação na Aneel
A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica é a agência reguladora que fiscaliza as distribuidoras de energia no país. Caso você esteja passando por problemas com a Light, acione a Aneel.
Veja como fazer uma reclamação na Aneel
Lembre-se de que este tipo de reclamação só pode ser efetuada após a tentativa de solução através da ouvidoria.
Para realizar a reclamação, utilize um dos meios abaixo:
- Telefone 167;
- Formulário no site da Aneel pelo link http://bit.ly/2V5znu9;
- Chat online no link http://bit.ly/2PStuzn;
Em qualquer dos canais, é necessário que o cliente tenha em mãos o protocolo de atendimento junto à Light, bem como o protocolo fornecido pela ouvidoria da empresa.
O que fazer sobre ressarcimento de aparelhos em queda de energia?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a LIGHT é justamente sobre o ressarcimento de aparelhos queimados nos casos de queda de energia.
Infelizmente, as quedas de energia são muito frequentes e quando acontecem, danificam e queimam diversos aparelhos eletrônicos, sobretudo aqueles mais caros, como geladeiras e televisores.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a LIGHT com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Mas afinal, você sabe quais são os seus direitos nestes casos e como agir?
De acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, as distribuidoras de energia tem o dever de prestar serviços com adequação e segurança aos consumidores.
Nos casos em que as empresas desrespeitem a norma, provocando a queima de aparelhos, por exemplo, as mesmas são obrigadas a pagar ao consumidor pelo prejuízo causado.
O consumidor tem o prazo de 90 dias para fazer a solicitação do pagamento e a empresa precisa fazer a inspeção do equipamento danificado em até dez dias.
Após a inspeção, a distribuidora de energia tem mais 15 dias para informar ao consumidor o resultado da inspeção.
Após o resultado da inspeção, se confirmar o problema, em um prazo de 20 dias, a empresa deverá consertar, fazer o pagamento em dinheiro ou substituir o aparelho queimado.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a LIGHT por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!
Voir aussi :
Téléphone Algar
Telefone ENEL
Qual o prazo para o Corte de Energia por não Pagamento?
Sabemos que atualmente o Brasil vive um momento delicado. Com uma crise econômica que não acaba mais e um desemprego nas alturas, as pessoas vem enfrentando dificuldades financeiras.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da LIGHT.
Quanto isso acontece, é comum o consumidor ficar preocupado com um possível corte no fornecimento de energia, algo bem provável de acontecer.
Por este motivo, é importante você saber que não existe na Lei uma quantidade determinada de contas ou dias de atraso que permitam a suspensão do fornecimento de energia.
Desta forma, a distribuidora de energia pode até mesmo contar a luz de um consumidor com apenas uma conta em atraso.
No entanto, para que isso efetivamente ocorra, é necessária a comunicação prévia de no mínimo 15 dias.
Sendo assim, se a LIGHT ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Mesmo que a Conta esteja em atraso, a obrigação neste caso é de comunicação prévia.
Como fazer uma reclamação no Procon
Esperamos que a sua situação com a LIGHT não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Infelizmente no Brasil as empresas ainda insistem em desrespeitar o direito dos consumidores, e quando isso acontece não resta outra saída que não seja a busca dos seus direitos.
O PROCON é a sigla para Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata-se de uma fundação criada para resolver problemas entre consumidores e empresas.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a LIGHT, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Esta fundação possui vínculo direto com a Secretaria da Justiça, assim, é uma instituição muito bem conceituada junto ao Estado brasileiro, e está apta a resolver os mais diversos problemas envolvendo as distribuidoras de energia.
É importante você saber que o PROCON está presente em todos os Estados Brasileiros, justamente para melhor atender às demandas relacionadas ao atendimento das normas do Code de la protection du consommateur.
O objetivo primordial deste órgão é justamente evitar abusos por parte de empresas no relacionamento com os seus clientes, sempre intervindo quando necessário.
De acordo prevê o Código de Defesa do consumidor, o PROCON e outras entidades que foram criadas para a defesa do consumidor compõe o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Rio de Janeiro, acesse aqui.
Procon : Qu'est-ce que c'est et comment peut-il vous aider ?
Procon est une institution axée précisément sur la protection des consommateurs. Et c'est le résultat des mouvements depuis 1840, dans le premier Code de Commerce.
Mais Procon, tel que nous le connaissons aujourd'hui, est le résultat d'un partenariat avec le ministère de la Justice, qui dispose d'une unité Procon dans chaque État du pays.
Le premier Procon est cependant apparu en 1976, dans la ville de São Paulo. Initialement, Procon s’appelait le Groupe exécutif de protection des consommateurs.
Avec le Code de protection de la consommation, dans son édition de 1990, les activités de Procons réparties dans tout le pays n'ont fait que se renforcer.
L'objectif de Procon est de garantir que les entreprises, grandes ou petites, nationales ou multinationales, respectent les lois commerciales en vigueur.
De cette manière, les activités illégales, trompeuses ou frauduleuses peuvent être surveillées et corrigées, garantissant ainsi un marché équitable pour les consommateurs.
Procon et le code de protection du consommateur
Ainsi, Procon est basé sur le Code de la protection du consommateur, qui régit les relations commerciales dans tout le pays.
Ce code aborde des aspects très importants pour les consommateurs, tels que :
- Délai de livraison
- Produit non livré
- Fausse publicité
- Informations sur la garantie
- Pratiques abusives
- Responsabilité du produit
- Droit d'échange
- Entre autres droits fondamentaux des consommateurs
Certains États, comme Alagoas par exemple, mettent à disposition un livret explicatif reprenant l'un des points proposés dans le Code de protection de la consommation. Pour accéder à ce livret, cliquez simplement sur ce lien.
Par conséquent, toutes les analyses et évaluations sont basées sur ce document de protection des consommateurs, quel que soit leur lieu de résidence. En effet, le CDC, tout comme le Code de protection de la consommation, est valable sur tout le territoire national.
À quoi sert Procon ?
Maintenant que vous savez ce qu’est Procon, vous devez comprendre à quoi il sert !
Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas, inclusive da Light!
Mais, pour ce faire, vous devez contacter l'agence, déposer votre réclamation et présenter votre réclamation. Mais comment ça marche ? C'est ce que vous comprendrez dans le prochain sujet !
Comment fonctionne Procon ?
Ce que tout le monde ne sait pas, c'est que vous pouvez rechercher Procon avant même d'acheter un produit ou un service ! C'est exact! Il est possible de contacter Procon avant même de signer un contrat.
Procon, par téléphone, peut clarifier certains doutes des consommateurs et ainsi éviter de plus gros maux de tête à l'avenir.
Caso você queira esclarecer alguma dúvida, você pode entrar em contato através do atendimento eletrônico do Procon, que está disponível no número 151.
Une autre alternative, si vous préférez, est de vous rendre dans une station Procon de votre ville ou celle la plus proche de chez vous.
À São Paulo, par exemple, il y a des Procons dans différents quartiers. Certains d’entre eux, par exemple, proposent des services programmés à l’avance, le jour même.
Autrement dit, vous subirez un dépistage avec un préposé qui évaluera votre cas. En fonction du déroulement des opérations, vous recevrez un mot de passe à revenir à l'heure fixée.
Que peut-on signaler à Procon
Qualquer atividade abusiva ou ilegal da Light pode ser registrada no Procon através de uma reclamação, denúncia ou manifestação.
Une fois que votre droit a été menacé ou violé, vous pouvez contacter Procon.
Vous pouvez être assuré que, dans ces cas, les données des consommateurs sont entièrement protégées et ne seront pas divulguées à l'entreprise signalée ou à quiconque.
Les principales plaintes de Procon sont :
- Liés aux services téléphoniques (fixe ou mobile)
- Cartes de crédit et nom négatif
- Problèmes avec les câblodistributeurs
- Défaut de livraison des produits à la date fixée
Comment signaler à Procon
Agora que você já entendeu o que é o Procon, o próximo passo é entender como fazer denúncia no Procon sobre a empresa Light.
La première étape consiste à vérifier quelle unité Procon se trouve dans votre ville et/ou état.
Toutefois, avant de vous y rendre, il est préférable de rassembler tous les documents dont vous disposez concernant la plainte. Parmi eux, vous pouvez utiliser :
- Facture
- Reçu
- Conversations par e-mail ou impressions
- Numéros de protocole
- Contrats
- Photos du produit s'il est arrivé défectueux ou cassé.
Si vous livrez les conversations, l’idéal est de les remettre sous forme imprimée à Procon. Par conséquent, organisez l’impression.
Une autre chose que vous devriez faire avant de rechercher Procon est d'essayer de résoudre le problème directement avec le vendeur et/ou le magasin qui fournit le produit par l'intermédiaire du médiateur et du service client.
De manière générale, les coordonnées sont disponibles dans l'onglet contact du site ou en bas de page. Vous pouvez contacter le service client (SAC).
Si l'entreprise ne parvient pas à résoudre le problème à l'amiable, l'étape suivante consiste à soumettre ces documents à Procon et à enregistrer la plainte.
N'oubliez pas de présenter cette documentation avec une pièce d'identification telle qu'une pièce d'identité, un passeport ou un permis de conduire et un CPF.
Vérifiez-le, sur le site Procon SP, le détail de chaque étape de la réclamation.
Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra a Light
Dans certaines situations, une autre option consiste à intenter une action en justice auprès du tribunal des petites créances auprès d’une entreprise et même à demander des dommages-intérêts pour tort moral.
Pour intenter une action devant la Cour des petites créances, vous n’avez pas nécessairement besoin d’un avocat. En d’autres termes, vous pouvez déposer l’action vous-même !
La première étape consiste à rassembler toute la documentation et à vous rendre sur le Forum de votre ville. Tout ce qui arrive en premier lieu est gratuit.
En revanche, si vous devez faire appel, vous devrez alors payer pour cela et vous aurez également besoin d'un avocat.
A reparação possui um limite de até 40 salários mínimos. Em geral, as ações demoram até 120 dias para serem apreciadas. Se a pessoa ganhar, o passo seguinte é a execução da sentença.
Tarifa Social de Energia elétrica: veja se você tem direito!
A tarifa social de energia elétrica é um programa do Governo Federal que tem por objetivo beneficiar as famílias de baixa renda do Brasil.
O benefício é realizado através de uma redução na tarifa de energia em um percentual de até 65%, a depender do caso.
Este programa foi instituído pela Lei n° 12;212/2010.
Se você quer saber se a sua família tem ou não este direito, nós preparamos um artigo completo sobre este programa. Saiba tudo sobre a tarifa Social de Energia clicando no Link.