Elektro: veja todas as formas de entrar em contato!
Se você é cliente Elektro, certamente, já precisou ou poderá precisar falar com a empresa para fazer uma reclamação, tirar dúvidas, fazer elogios ou resolver qualquer outra demanda sobre os serviços prestados.
Nesse sentido, a distribuidora de energia disponibiliza diversos canais de atendimento pela internet ou pelo Téléphone électrique.
O que é a Elektro?
LE Elektro, empresa de capital aberto, é uma distribuidora de energia do Brasil que atua no principalmente no interior do estado de São Paulo e algumas cidades do Mato Grosso do Sul.
Ao todo a empresa distribui energia para cerca de 2,5 milhões de clientes em 223 cidades, atendendo uma área de cerca de 120 mil quilômetros quadrados.
Dado o grande portfólio de clientes, a demanda pela contato com a empresa pode ser bem grande.
Por isso a Elektro possui canais de atendimento especializado para atender as mais diversas que seus clientes possam ter, por internet ou via telefone Elektro.
Téléphone électrique
A Elektro possui canais de atendimento com atendentes especializado para responder aos seus clientes de maneira rápida e eficiente.
Cada um desses canais é direcionado para uma demanda específica.
A seguir vamos falar de cada uma dos canais da Elektro, ouvidoria, SAC, chat online, entre outros e indicar qual o melhor para a sua demanda.
SAC Elektro
Em geral, O Serviço de Atendimento ao Consumidor é o principal canal de contato do cliente com a empresa. No SAC Elektro é possível resolver quase todas as demandas em relação aos produtos da empresa.
Além disso, mesmo que o canal não seja o mais indicado para resolver sua questão especificamente ,certamente ao falar com um atendente Elektro no SAC da empresa, poderá informar qual o canal específico para sua demanda e como entrar em contato.
LE telefone do SAC Elektro é:
- 0800 701 01 02 – telefone para baixa tensão (127V/220V)
- 0800 701 01 03 – caso queira tratar sobre média e alta tensão ( tensão igual ou maior do que 2,3KV com carga instalada superior a 75.000W e transformador particular
- 0800 701 01 55 – canal de atendimento para pessoas com deficiências auditivas ou de fala
É importante lembrar, que o SAC Elektro funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.
Ouvidoria Elektro
A ouvidoria de uma empresa é o canal que deve ser acessado apenas quando não possível resolver uma demanda através dos canais convencionais, ou quando a resposta da empresa não foi considerada satisfatória.
Para falar com a Ouvidoria da Elektro é necessário ser titular da conta e ter em mãos os devidos documentos, além do protocolo de atendimento de outros canais da empresa que foram contatados antes da Ouvidoria.
Para falar com a Ouvidoria da distribuidora você pode entrar em contato através do telefone da ouvidoria Elektro: 0800 012 40 50.
Além disso, também é possível entrar em contato com a ouvidoria da empresa por meio de correspondência, presencialmente ou via fax.
Se preferir enviar uma correspondência, o endereço para o destino deve ser:Rua Ary Antenor de Souza, 321, Jardim Nova América – Campinas – São Paulo, CEP 13.053-024. Aos cuidados da Ouvidoria
Para quem prefere falar com os atendentes da Ouvidoria Elektro pessoalmente, o atendimento é realizado na Sede Corporativa da empresa que fica localizado em Campinas no estado de São Paulo.
A visita deve ser agendada previamente através do telefone 0800 012 40 50. O endereço é: Rua Ary Antenor de Souza, 321 – Jardim Nova América – Campinas – São Paulo – CEP 13.053-024
Por fim, para quem preferir pode enviar um Fax para a Elektro através do telefone (19) 2122-1385.
Aplicativo Elektro Fácil
O aplicativo Elektro Fácil pode ser bem interessante para quem gosta de resolver seus problemas pela tela do celular. No app Elektro é possível realizar diversos serviços, como:
- Inclusão no débito automático
- Solicitar 2ª via
- Autoleitura
- Receber avisos de desligamento programado
O aplicativo está disponível para Android na Google Play e para iOS na Play Store.
Chat Online Elektro
Se preferir o cliente pode, solicitar informações ou orientação através do chat online da Elektro. Para isso, basta clicar no link informar o CPF/CNPJ e a unidade consumidora.
O atendimento via chat funciona sete dias na semana, 24 horas por dia.
Atendimento via SMS Elektro
Algumas demandas podem ser solucionadas de maneira fácil e gratuita através do SMS Elektro.
Para isso basta enviar uma mensagem de texto com o nome do serviço, protocolo ou número de seu código de cliente – disponível na sua conta de luz – para o número 26530.
Além disso, também é possível falar com a Elektro via SMS apenas com o CPF ou CNPJ. Confira como enviar o texto:
- Aviso de falta de luz = envie LUZ + seu código
- Consulta de débito pendente E 2ª via = envie DEBITO + seu código
- Autoleitura do relógio de luz = envie LEITURA + seu código
- Religação após o pagamento = envie RELIGA + seu código
- Acompanhe seus pedidos = envie PEDIDO + protocolo
O atendimento elektro via SMS funciona 24 horas por dias, todos os dias da semana.
Atendimento presencial Elektro
Se preferir o cliente pode se dirigir a uma loja para atendimento presencial. A Elektro possui uma unidade de atendimento em todas as cidades em que está presente.
Para saber qual a unidade mais próxima de você acesse a página de atendimento da Elektro, selecione a opção Atendimento Presencial e escolha sua cidade.
Atendimento via redes sociais Elektro
Além de todos os canais disponibilizados pela empresa via aplicativo, SMS, presencial ou pelo telefone Elektro ainda é possível falar com a empresa através das redes sociais:
Canais externos de atendimento e reclamação
Apesar da gama variada de modalidades e canais de atendimento, nem sempre é possível resolver todas as questões somente através dos canais da empresa.
Nesse cenário, o usuário pode recorrer a outros canais de reclamação, como:
- Procons
- Justiça comum
- Agência Reguladora – ANEEL
- Juizados Especiais Cíveis
No entanto, é muito importante tentar resolver qualquer questão relacionada à empresa diretamente nos canais de atendimento da distribuidora via internet, pelo telefone Elektro ou presencialmente e somente quando não for possível recorrer a outras entidades.
Tarifa Social
Você sabia que os clientes da ELEKTRO podem ter um desconto em suas contas de luz?
Estamos falando sobre a tarifa social, um benefício criado pelo governo federal para famílias de baixa renda do Brasil.
Através deste programa, a família pode conseguir um desconto de até 100% em sua conta de energia.
Para saber mais detalhes sobre a tarifa social e conferir se a sua família tem ou não direito, clique aqui.
Procon : Qu'est-ce que c'est et comment peut-il vous aider ?
Procon est une institution axée précisément sur la protection des consommateurs. Et c'est le résultat des mouvements depuis 1840, dans le premier Code de Commerce.
Mais Procon, tel que nous le connaissons aujourd'hui, est le résultat d'un partenariat avec le ministère de la Justice, qui dispose d'une unité Procon dans chaque État du pays.
Le premier Procon est cependant apparu en 1976, dans la ville de São Paulo. Initialement, Procon s’appelait le Groupe exécutif de protection des consommateurs.
Avec le Code de protection de la consommation, dans son édition de 1990, les activités de Procons réparties dans tout le pays n'ont fait que se renforcer.
L'objectif de Procon est de garantir que les entreprises, grandes ou petites, nationales ou multinationales, respectent les lois commerciales en vigueur.
De cette manière, les activités illégales, trompeuses ou frauduleuses peuvent être surveillées et corrigées, garantissant ainsi un marché équitable pour les consommateurs.
Procon et le code de protection du consommateur
Ainsi, Procon est basé sur le Code de la protection du consommateur, qui régit les relations commerciales dans tout le pays.
Ce code aborde des aspects très importants pour les consommateurs, tels que :
- Délai de livraison
- Produit non livré
- Fausse publicité
- Informations sur la garantie
- Pratiques abusives
- Responsabilité du produit
- Droit d'échange
- Entre autres droits fondamentaux des consommateurs
Certains États, comme Alagoas par exemple, mettent à disposition un livret explicatif reprenant l'un des points proposés dans le Code de protection de la consommation. Pour accéder à ce livret, cliquez simplement sur ce lien.
Par conséquent, toutes les analyses et évaluations sont basées sur ce document de protection des consommateurs, quel que soit leur lieu de résidence. En effet, le CDC, tout comme le Code de protection de la consommation, est valable sur tout le territoire national.
À quoi sert Procon ?
Maintenant que vous savez ce qu’est Procon, vous devez comprendre à quoi il sert !
Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas, inclusive da Elektro!
Mais, pour ce faire, vous devez contacter l'agence, déposer votre réclamation et présenter votre réclamation. Mais comment ça marche ? C'est ce que vous comprendrez dans le prochain sujet !
Comment fonctionne Procon ?
O que nem todo mundo sabe é que você pode procurar o Procon antes mesmo de adquirir um produto ou serviço! Isso mesmo! É possível entrar em contato com o Procon antes até de assinar um contrato com a Elektro.
Procon, par téléphone, peut clarifier certains doutes des consommateurs et ainsi éviter de plus gros maux de tête à l'avenir.
Caso você queira esclarecer alguma dúvida, você pode entrar em contato através do atendimento eletrônico do Procon, que está disponível no número 151.
Une autre alternative, si vous préférez, est de vous rendre dans une station Procon de votre ville ou celle la plus proche de chez vous.
À São Paulo, par exemple, il y a des Procons dans différents quartiers. Certains d’entre eux, par exemple, proposent des services programmés à l’avance, le jour même.
Autrement dit, vous subirez un dépistage avec un préposé qui évaluera votre cas. En fonction du déroulement des opérations, vous recevrez un mot de passe à revenir à l'heure fixée.
Que peut-on signaler à Procon
Toute activité abusive ou illégale peut être enregistrée auprès de Procon par le biais d'une plainte, d'un signalement ou d'une manifestation.
Une fois que votre droit a été menacé ou violé, vous pouvez contacter Procon.
Vous pouvez être assuré que, dans ces cas, les données des consommateurs sont entièrement protégées et ne seront pas divulguées à l'entreprise signalée ou à quiconque.
Les principales plaintes de Procon sont :
- Liés aux services téléphoniques (fixe ou mobile)
- Cartes de crédit et nom négatif
- Problèmes avec les câblodistributeurs
- Défaut de livraison des produits à la date fixée
Comment signaler à Procon
Maintenant que vous comprenez ce qu'est Procon, l'étape suivante consiste à comprendre comment le signaler à Procon.
La première étape consiste à vérifier quelle unité Procon se trouve dans votre ville et/ou état.
Toutefois, avant de vous y rendre, il est préférable de rassembler tous les documents dont vous disposez concernant la plainte. Parmi eux, vous pouvez utiliser :
- Facture
- Reçu
- Conversations par e-mail ou impressions
- Numéros de protocole
- Contrats
- Photos du produit s'il est arrivé défectueux ou cassé.
Si vous livrez les conversations, l’idéal est de les remettre sous forme imprimée à Procon. Par conséquent, organisez l’impression.
Une autre chose que vous devriez faire avant de rechercher Procon est d'essayer de résoudre le problème directement avec le vendeur et/ou le magasin qui fournit le produit par l'intermédiaire du médiateur et du service client.
De manière générale, les coordonnées sont disponibles dans l'onglet contact du site ou en bas de page. Vous pouvez contacter le service client (SAC).
Si l'entreprise ne parvient pas à résoudre le problème à l'amiable, l'étape suivante consiste à soumettre ces documents à Procon et à enregistrer la plainte.
N'oubliez pas de présenter cette documentation avec une pièce d'identification telle qu'une pièce d'identité, un passeport ou un permis de conduire et un CPF.
Vérifiez-le, sur le site Procon SP, le détail de chaque étape de la réclamation.
Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra uma empresa.
Dans certaines situations, une autre option consiste à intenter une action en justice auprès du tribunal des petites créances auprès d’une entreprise et même à demander des dommages-intérêts pour tort moral.
Pour intenter une action devant la Cour des petites créances, vous n’avez pas nécessairement besoin d’un avocat. En d’autres termes, vous pouvez déposer l’action vous-même !
La première étape consiste à rassembler toute la documentation et à vous rendre sur le Forum de votre ville. Tout ce qui arrive en premier lieu est gratuit.
En revanche, si vous devez faire appel, vous devrez alors payer pour cela et vous aurez également besoin d'un avocat.
A reparação possui um limite de até 40 salários mínimos. Em geral, as ações demoram até 120 dias para serem apreciadas. Se a pessoa ganhar, o passo seguinte é a execução da sentença.