Muitas pessoas necessitam entrar em contato com a Coelba pelos mais diversos motivos. E neste momento, muitas vezes, os canais de atendimento da empresa podem não funcionar ou não solucionar o problema dos clientes.
A Coelba disponibiliza um telefone 0800 para que os clientes possam entrar em contato. O telefone pode ser utilizado tanto para questões comerciais, como atrasos de contas e alterações de cadastros, como também para emergência.
Se faltar luz em sua casa ou na sua rua, você poderá entrar em contato com a Coelba pelo telefone 0800 071 0800.
Da mesma forma, por este telefone é possível entrar em contato com a empresa para solucionar questões financeiras e de documentos que muitas vezes causam dúvidas nos usuários dos serviços.
Outras Formas de entrar em Contato com a Coelba
Além de utilizar o telefone 0800, os clientes têm diversas outras formas de entrar em contato com o atendimento da Coelba. Muitas vezes uma ligação não é suficiente para resolver alguns problemas, e desta forma os consumidores buscam meio mais eficazes para comunicação.
Coelba: contato pelo Site na Internet
É importante que os clientes saibam que vários serviços da Coelba podem ser feitos diretamente no seu website, através do seguinte endereço:
Através do site da Coelba é possível fazer, entre outros serviços, os seguintes:
- Pedido de Nova ligação
- Solicitar segunda via do Contrato de Adesão
- Consultar débito
- Pedir a fatura por e-mail
- Solicitar o pagamento por cartão de crédito
- Comunicar falta de energia
- Agendar o atendimento
- Fazer religação
- Pedir o histórico de consumo
Estes são apenas alguns dos serviços possíveis de serem realizados pelo site da Coelba, sendo que muitos outros serviços estão disponíveis para o consumidor.
Coelba: contato pelo telefone
Como já informamos acima, você poderá entrar em contato com a Coelba através do telefone 0800 071 0800, e por este canal é possível solucionar vários problemas de forma simples e rápida, sem muita complicação.
A Coelba oferece atendimento comercial e de emergência em todo o estado da Bahia, 24 horas por dia. Este é o serviço mais procurado pelos clientes. Resolução Aneel 414 de 9 de setembro de 2010 – Condições gerais de fornecimento de energia elétrica.
A ligação poderá ser feita de telefones fixos e também de celulares.
Outros telefones de Contato com a Coelba
- Atendimento Emergencial/Comercial | 116
- SMS Falta de energia | 26560
- Deficiente auditivo ou de fala | 0800 281 0142
- Atendimento fora da área de concessão | (71) 3281 7951
Reclamações Contra Serviços da Coelba
Infelizmente sabemos que no dia-a-dia, os clientes desta empresa de energia enfrentam diversas dificuldades por conta de erros e complicações no atendimento.
As pessoas normalmente reclamam de cortes indevidos, valores a mais na fatura, demorar em fazer a religação da energia, entre outros problemas enfrentados com o atendimento da Coelba.
Neste momento, é comum que os consumidores procurem meios de registrar uma reclamação contra a empresa, seja através de um registro na Ouvidoria da distribuidora, seja através dos órgãos de proteção ao consumidor.
Assim, é importante você ter em mente que, antes de procurar os setores de fora da Coelba para realizar uma reclamação, é importante você entrar em contato em primeiro lugar com a Ouvidoria da empresa, onde na maior parte dos casos o problema poderá ser resolvido.
Ouvidoria da Coelba: como entrar em contato?
CONHEÇA OS CANAIS DE ATENDIMENTO DA OUVIDORIA COELBA:
* Internet: Portal Ouvidoria – Clique aqui e acesse.
* Teleatendimento: 0800 071 7676
Horário de Funcionamento:Segunda a sexta-feira: 8h às 18h
* WhatsApp: (71) 99957-8602
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
* Correspondência: Enviar carta para Av. Edgar Santos, 300 – Bloco A3, 3o Andar
Narandiba, Salvador- BA – CEP: 41181-900
* Atendimento Presencial: Edifício-Sede da Coelba – Sala da Ouvidoria – Térreo (Sob agendamento pelos demais Canais).
Fazendo uma Reclamação na ANEEL
Muitas vezes, os consumidores fazem reclamações na ouvidoria e no site da Coelba mas não obtém uma resposta satisfatória para as suas demandas.
Mesmo registrando tudo certinho lá e comunicando a sua reclamação, muitas empresas de energia elétrica simplesmente descumprem com as suas responsabilidades, o que não deixa outro caminho ao consumidor que não seja a reclamação na ANEEL.
Veja com fazer uma Reclamação na ANEEL
O que é a ANEEL?
A ANEEL é a Agência Nacional de Energia Elétrica, e é um órgão extremamente importante para o desenvolvimento de forma sustentável do setor de eletricidade do Brasil. A ANEEL desempenha diversas atividades para garantir que o setor elétrico se desenvolva com equilíbrio e em benefício da sociedade.
Podemos dizer que uma das funções mais importantes desta agência é justamente fiscalizar os serviços públicos e privados de fornecimento de energia elétrica.
Portanto, se você teve algum problema que a Coelba não resolveu através da sua Ouvidoria, poderá ser acionada a ANEEL através de um dos seus meios de contato. Veja as formas:
- telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite)
- formulário no site da Aneel
- chat on-line (de segunda a sábado, das 8h às 20h)
Lembre-se de ter em mãos sua fatura de energia e os números dos protocolos já fornecidos pela distribuidora.
O objetivo do site Achei Celular é sempre mantê-lo bem informado sobre tudo.
Outros Canais para reclamação dos Usuários
Por vezes, os canais convencionais para resolver os problemas dos consumidores não são suficientes, assim, é necessários partir para outros meios, sempre com o objetivo de ver resolvida a pedência junto à Coelba ou qualquer outra empresa.
Nesta momento, o consumidor sempre se pergunta: que outros canais de reclamação tenho à minha disposição?
Por este motivo é importante você saber que poderá contar com Procon, o site Reclame aqui ou mesmo, em alguns casos, com a Justiça Comum.
O que fazer sobre ressarcimento de aparelhos em queda de energia?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a COELBA é justamente sobre o ressarcimento de aparelhos queimados nos casos de queda de energia.
Infelizmente, as quedas de energia são muito frequentes e quando acontecem, danificam e queimam diversos aparelhos eletrônicos, sobretudo aqueles mais caros, como geladeiras e televisores.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a COELBA com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Mas afinal, você sabe quais são os seus direitos nestes casos e como agir?
De acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, as distribuidoras de energia tem o dever de prestar serviços com adequação e segurança aos consumidores.
Nos casos em que as empresas desrespeitem a norma, provocando a queima de aparelhos, por exemplo, as mesmas são obrigadas a pagar ao consumidor pelo prejuízo causado.
O consumidor tem o prazo de 90 dias para fazer a solicitação do pagamento e a empresa precisa fazer a inspeção do equipamento danificado em até dez dias.
Após a inspeção, a distribuidora de energia tem mais 15 dias para informar ao consumidor o resultado da inspeção.
Após o resultado da inspeção, se confirmar o problema, em um prazo de 20 dias, a empresa deverá consertar, fazer o pagamento em dinheiro ou substituir o aparelho queimado.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a COELBA por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!
Qual o prazo para o Corte de Energia por não Pagamento?
Sabemos que atualmente o Brasil vive um momento delicado. Com uma crise econômica que não acaba mais e um desemprego nas alturas, as pessoas vem enfrentando dificuldades financeiras.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da COELBA.
Quanto isso acontece, é comum o consumidor ficar preocupado com um possível corte no fornecimento de energia, algo bem provável de acontecer.
Por este motivo, é importante você saber que não existe na Lei uma quantidade determinada de contas ou dias de atraso que permitam a suspensão do fornecimento de energia.
Desta forma, a distribuidora de energia pode até mesmo contar a luz de um consumidor com apenas uma conta em atraso.
No entanto, para que isso efetivamente ocorra, é necessária a comunicação prévia de no mínimo 15 dias.
Sendo assim, se a COELBA ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Mesmo que a Conta esteja em atraso, a obrigação neste caso é de comunicação prévia.
Tarifa Social de Energia elétrica: veja se você tem direito!
A tarifa social de energia elétrica é um programa do Governo Federal que tem por objetivo beneficiar as famílias de baixa renda do Brasil.
O benefício é realizado através de uma redução na tarifa de energia em um percentual de até 65%, a depender do caso.
Este programa foi instituído pela Lei n° 12;212/2010.
Se você quer saber se a sua família tem ou não este direito, nós preparamos um artigo completo sobre este programa. Saiba tudo sobre a tarifa Social de Energia clicando no Link.
Como fazer uma reclamação no Procon
Esperamos que a sua situação com a COELBA não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Infelizmente no Brasil as empresas ainda insistem em desrespeitar o direito dos consumidores, e quando isso acontece não resta outra saída que não seja a busca dos seus direitos.
O PROCON é a sigla para Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata-se de uma fundação criada para resolver problemas entre consumidores e empresas.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a COELBA, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Esta fundação possui vínculo direto com a Secretaria da Justiça, assim, é uma instituição muito bem conceituada junto ao Estado brasileiro, e está apta a resolver os mais diversos problemas envolvendo as distribuidoras de energia.
É importante você saber que o PROCON está presente em todos os Estados Brasileiros, justamente para melhor atender às demandas relacionadas ao atendimento das normas do Code de la protection du consommateur.
O objetivo primordial deste órgão é justamente evitar abusos por parte de empresas no relacionamento com os seus clientes, sempre intervindo quando necessário.
De acordo prevê o Código de Defesa do consumidor, o PROCON e outras entidades que foram criadas para a defesa do consumidor compõe o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON na Bahia, acesse por aqui.
Procon : Qu'est-ce que c'est et comment peut-il vous aider ?
Procon est une institution axée précisément sur la protection des consommateurs. Et c'est le résultat des mouvements depuis 1840, dans le premier Code de Commerce.
Mais Procon, tel que nous le connaissons aujourd'hui, est le résultat d'un partenariat avec le ministère de la Justice, qui dispose d'une unité Procon dans chaque État du pays.
Le premier Procon est cependant apparu en 1976, dans la ville de São Paulo. Initialement, Procon s’appelait le Groupe exécutif de protection des consommateurs.
Avec le Code de protection de la consommation, dans son édition de 1990, les activités de Procons réparties dans tout le pays n'ont fait que se renforcer.
L'objectif de Procon est de garantir que les entreprises, grandes ou petites, nationales ou multinationales, respectent les lois commerciales en vigueur.
De cette manière, les activités illégales, trompeuses ou frauduleuses peuvent être surveillées et corrigées, garantissant ainsi un marché équitable pour les consommateurs.
Procon et le code de protection du consommateur
Ainsi, Procon est basé sur le Code de la protection du consommateur, qui régit les relations commerciales dans tout le pays.
Ce code aborde des aspects très importants pour les consommateurs, tels que :
- Délai de livraison
- Produit non livré
- Fausse publicité
- Informations sur la garantie
- Pratiques abusives
- Responsabilité du produit
- Droit d'échange
- Entre autres droits fondamentaux des consommateurs
Certains États, comme Alagoas par exemple, mettent à disposition un livret explicatif reprenant l'un des points proposés dans le Code de protection de la consommation. Pour accéder à ce livret, cliquez simplement sur ce lien.
Par conséquent, toutes les analyses et évaluations sont basées sur ce document de protection des consommateurs, quel que soit leur lieu de résidence. En effet, le CDC, tout comme le Code de protection de la consommation, est valable sur tout le territoire national.
À quoi sert Procon ?
Maintenant que vous savez ce qu’est Procon, vous devez comprendre à quoi il sert !
Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas, inclusive da Coelba!
Mas, para isso, é preciso que você entre em contato com o órgão, fazer a sua reclamação contra a Coelba e apresentar a sua denúncia. Mas como isso funciona? É o que você entenderá no próximo tópico!
Comment fonctionne Procon ?
Ce que tout le monde ne sait pas, c'est que vous pouvez rechercher Procon avant même d'acheter un produit ou un service ! C'est exact! Il est possible de contacter Procon avant même de signer un contrat.
Procon, par téléphone, peut clarifier certains doutes des consommateurs et ainsi éviter de plus gros maux de tête à l'avenir.
Caso você queira esclarecer alguma dúvida, você pode entrar em contato através do atendimento eletrônico do Procon, que está disponível no número 151.
Une autre alternative, si vous préférez, est de vous rendre dans une station Procon de votre ville ou celle la plus proche de chez vous.
À São Paulo, par exemple, il y a des Procons dans différents quartiers. Certains d’entre eux, par exemple, proposent des services programmés à l’avance, le jour même.
Autrement dit, vous subirez un dépistage avec un préposé qui évaluera votre cas. En fonction du déroulement des opérations, vous recevrez un mot de passe à revenir à l'heure fixée.
Que peut-on signaler à Procon
Qualquer atividade abusiva ou ilegal da Coelba pode ser registrada no Procon através de uma reclamação, denúncia ou manifestação.
Une fois que votre droit a été menacé ou violé, vous pouvez contacter Procon.
Vous pouvez être assuré que, dans ces cas, les données des consommateurs sont entièrement protégées et ne seront pas divulguées à l'entreprise signalée ou à quiconque.
Les principales plaintes de Procon sont :
- Liés aux services téléphoniques (fixe ou mobile)
- Cartes de crédit et nom négatif
- Problèmes avec les câblodistributeurs
- Défaut de livraison des produits à la date fixée
Comment signaler à Procon
Maintenant que vous comprenez ce qu'est Procon, l'étape suivante consiste à comprendre comment le signaler à Procon.
La première étape consiste à vérifier quelle unité Procon se trouve dans votre ville et/ou état.
Toutefois, avant de vous y rendre, il est préférable de rassembler tous les documents dont vous disposez concernant la plainte. Parmi eux, vous pouvez utiliser :
- Facture
- Reçu
- Conversations par e-mail ou impressions
- Numéros de protocole
- Contrats
- Photos du produit s'il est arrivé défectueux ou cassé.
Si vous livrez les conversations, l’idéal est de les remettre sous forme imprimée à Procon. Par conséquent, organisez l’impression.
Une autre chose que vous devriez faire avant de rechercher Procon est d'essayer de résoudre le problème directement avec le vendeur et/ou le magasin qui fournit le produit par l'intermédiaire du médiateur et du service client.
De manière générale, les coordonnées sont disponibles dans l'onglet contact du site ou en bas de page. Vous pouvez contacter le service client (SAC).
Si l'entreprise ne parvient pas à résoudre le problème à l'amiable, l'étape suivante consiste à soumettre ces documents à Procon et à enregistrer la plainte.
N'oubliez pas de présenter cette documentation avec une pièce d'identification telle qu'une pièce d'identité, un passeport ou un permis de conduire et un CPF.
Vérifiez-le, sur le site Procon SP, le détail de chaque étape de la réclamation.
Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra a Coelba
Em algumas situações, outra opção é entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra uma empresa e solicitar, inclusive, danos morais.
Pour intenter une action devant la Cour des petites créances, vous n’avez pas nécessairement besoin d’un avocat. En d’autres termes, vous pouvez déposer l’action vous-même !
La première étape consiste à rassembler toute la documentation et à vous rendre sur le Forum de votre ville. Tout ce qui arrive en premier lieu est gratuit.
En revanche, si vous devez faire appel, vous devrez alors payer pour cela et vous aurez également besoin d'un avocat.
A reparação possui um limite de até 40 salários mínimos. Em geral, as ações demoram até 120 dias para serem apreciadas. Se a pessoa ganhar, o passo seguinte é a execução da sentença.