Téléphone Cemig

 

 

 

 

 

Telefone CEMIG

A Cemig Distribuição é uma distribuidora de energia elétrica que presta serviços no estado de Minas Gerais.

Ela integra o Grupo Cemig, uma grande companhia que detém participação em boa parte das empresas brasileiras do setor energético.

Atendendo mais de 18 milhões de habitantes e presente em 774 municípios do estado, a Cemig é responsável por quase todo suprimento de energia de Minas Gerais.

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Este artigo irá auxiliá-lo a buscar a solução para qualquer problema relacionado à empresa Cemig.

Mostraremos como você poderá solicitar a segunda via de uma conta, religação de energia elétrica, solicitação de desligamento, entre outros.

Também vamos lhe oferecer diversas formas de contato, além do telefone da CEMIG, para que você possa falar com um funcionário desta empresa e resolver qualquer tipo de problema.

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Como entrar em contato com a Cemig

Telefone CEMIG

Há pouco tempo ainda era necessário ligar para as distribuidoras de energia ou ainda se dirigir até uma agência de atendimento para ter acesso a qualquer tipo de serviço.

Felizmente, hoje muitas destas demandas podem ser resolvidos sem usar o telefone ou sair de casa.

As formas de contato com a Cemig são:

  • Agência Virtual através do site
  • Aplicativo Cemig Atende
  • Redes sociais – Facebook, Twitter e Telegram
  • Cemig Torpedo
  • Atendimento telefônico
  • Atendimento presencial

Muitos dos serviços da Cemig, por exemplo, estão disponíveis para os consumidores através da Agência Virtual no site.

Agência Virtual da Cemig

Para acessar o site da Cemig, clique em  http://bit.ly/2HlPwYE.

Nesta plataforma, grande parte das suas necessidades estarão a alguns cliques de distâncias.

Entre os principais serviços disponíveis através da Agência Virtual, destacamos os seguintes:

  • Recebimento de conta por email
  • Parcelamento de débitos
  • Segunda via de fatura Cemig
  • Atualizações cadastrais
  • Consulta histórico de contas
  • Ligação nova
  • Religação de energia
  • Troca de titularidade

O cadastro na Agência Virtual pode ser efetuado em poucos segundos. Deste modo, provavelmente você conseguirá evitar uma ligação ou a ida até uma agência de atendimento da Cemig.

Aplicativo da Cemig

O aplicativo Cemig Atende veio para facilitar ainda mais a vida do cliente. Com este aplicativo, você pode efetuar a maioria dos serviços da Agência Virtual utilizando apenas seu celular ou tablet.

O aplicativo atualmente está disponível para Android, iOS e Windows Phones. Confira os principais serviços disponíveis através do app:

  • 2ª via de contas
  • Código de barras para pagamento
  • Informar falta de energia à Cemig

Baixe aqui o APP Cemig Atende para androyd

Veja no vídeo abaixo como utilizar:

Cemig Torpedo

O Cemig Torpedo é uma opção de atendimento disponível para casos específicos.

Através do Cemig Torpedo, basta enviar um SMS para a companhia para ter acesso ao serviço desejado.

Entretanto, esta modalidade de atendimento funciona apenas para:

 

  • Informar falta de luz
  • Consultar o valor da fatura
  • Informar a leitura da conta

Telefones da Cemig

Se a sua necessidade não pode ser atendida através dos canais de atendimento online, tente resolver a situação por telefone.

Ainda é possível que você evite o deslocamento até uma agência, ligando para um dos números abaixo:

 

  • 116 – Atendimento Cemig
  • 0800 723 8007 – Atendimento para deficientes auditivos
  • 0800 721 0116 – Para clientes que se encontrem fora de Minas Gerais

 

Cemig nas redes sociais

De acordo com o próprio site da empresa, a Cemig realiza atendimentos online através das principais redes sociais.

Assim, ainda que o consumidor não queira baixar o aplicativo ou acessar a Agência Virtual, será possível conversar com um atendente através das redes. Muito prático!

Abaixo, listamos as redes sociais nas quais a Cemig está presente:

    • Facebook: Fanpage Cemig
    • Twitter: @cemig.energia
    • Telegram: @CemigBot

 

 

Siga a Cemig nas redes! Você terá acesso às novidades da empresa e ainda poderá sanar qualquer tipo de problemas através do atendimento online.

Agências para atendimento presencial

Nos dias atuais, é pouco provável que o cliente precise se dirigir até uma loja para resolver alguma situação com a Cemig.

Conforme o tempo passa, a maioria dos serviços estão sendo migrados para os meios digitais – para a alegria dos clientes.

Entretanto, caso seja necessário se dirigir até uma agência da Cemig, verifique qual loja se encontra mais próxima da sua residência através do link http://bit.ly/2W0yGXD.

A Cemig tem unidades por todo o estado de Minas Gerais, e com certeza haverá uma nas redondezas.

Ouvidoria da Cemig

Em caso de problemas com a distribuição de energia, você poderá acionar a ouvidoria da Cemig.

Isso deve ser feito caso haja falha nos atendimentos convencionais da empresa.

Se não houve atendimento ou ele deixou a desejar, anote todos os protocolos gerados e registre uma reclamação na ouvidoria da empresa.

Isso pode ser feito através dos canais abaixo:

  • Telefone: 0800 728 3838
  • Fax: (31) 3506-5150
  • E-mail: ouvidoria@cemig.com.br

Em caso de problemas, acione a Aneel

Se os canais de atendimento falharam e a ouvidoria não foi suficiente para resolver o seu problema, será necessário registrar uma reclamação na Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.

A Aneel é a agência reguladora responsável pela fiscalização do setor energético brasileiro.

Todas as distribuidoras de energia elétrica estão sujeitas à regulação da Aneel.

Portanto, em caso de descumprimento das normas por parte da empresa, o consumidor pode e deve informar o ocorrido à Aneel.

Porém, lembre-se: a reclamação à Aneel deve ser feita em último caso, e apenas após a tentativa de solução por meio da ouvidoria da empresa.

Para efetuar a reclamação, você deve possuir os protocolos de atendimento e o protocolo de ouvidoria gerados pela Cemig.

Para efetuar a reclamação, você pode utilizar um dos meios a seguir:

  • Telefone 167;
  • Formulário no site da Aneel pelo link http://bit.ly/2V5znu9;
  • Chat online no link http://bit.ly/2PStuzn;

O que fazer sobre ressarcimento de aparelhos em queda de energia?

Reclamacao CEMIG

Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a CEMIG é justamente sobre o ressarcimento de aparelhos queimados nos casos de queda de energia.

Infelizmente, as quedas de energia são muito frequentes e quando acontecem, danificam e queimam diversos aparelhos eletrônicos, sobretudo aqueles mais caros, como geladeiras e televisores.

Nestes casos, é comum o consumidor procurar a CEMIG com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.

Mas afinal, você sabe quais são os seus direitos nestes casos e como agir?

De acordo com o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, as distribuidoras de energia tem o dever de prestar serviços com adequação e segurança aos consumidores.

Nos casos em que as empresas desrespeitem a norma, provocando a queima de aparelhos, por exemplo, as mesmas são obrigadas a pagar ao consumidor pelo prejuízo causado.

O consumidor tem o prazo de 90 dias para fazer a solicitação do pagamento e a empresa precisa fazer a inspeção do equipamento danificado em até dez dias.

Após a inspeção, a distribuidora de energia tem mais 15 dias para informar ao consumidor o resultado da inspeção.

Após o resultado da inspeção, se confirmar o problema, em um prazo de 20 dias, a empresa deverá consertar, fazer o pagamento em dinheiro ou substituir o aparelho queimado.

Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a CEMIG por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.

Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!

Voir aussi :

Telefone CEMAR

Telefone Celesc

Como fazer uma reclamação no Procon

Esperamos que a sua situação com a CEMIG não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.

Infelizmente no Brasil as empresas ainda insistem em desrespeitar o direito dos consumidores, e quando isso acontece não resta outra saída que não seja a busca dos seus direitos.

O PROCON é a sigla para Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata-se de uma fundação criada para resolver problemas entre consumidores e empresas.

Portanto, se você teve algum problema envolvendo a CEMIG, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.

Esta fundação possui vínculo direto com a Secretaria da Justiça, assim, é uma instituição muito bem conceituada junto ao Estado brasileiro, e está apta a resolver os mais diversos problemas envolvendo as distribuidoras de energia.

É importante você saber que o PROCON está presente em todos os Estados Brasileiros, justamente para melhor atender às demandas relacionadas ao atendimento das normas do Code de la protection du consommateur.

O objetivo primordial deste órgão é justamente evitar abusos por parte de empresas no relacionamento com os seus clientes, sempre intervindo quando necessário.

De acordo prevê o Código de Defesa do consumidor, o PROCON e outras entidades que foram criadas para a defesa do consumidor compõe o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Se você quiser mais informações sobre o PROCON em Minas Gerais, acesse aqui.

Procon : Qu'est-ce que c'est et comment peut-il vous aider ?

Procon est une institution axée précisément sur la protection des consommateurs. Et c'est le résultat des mouvements depuis 1840, dans le premier Code de Commerce.

Mais Procon, tel que nous le connaissons aujourd'hui, est le résultat d'un partenariat avec le ministère de la Justice, qui dispose d'une unité Procon dans chaque État du pays.

Le premier Procon est cependant apparu en 1976, dans la ville de São Paulo. Initialement, Procon s’appelait le Groupe exécutif de protection des consommateurs.

Avec le Code de protection de la consommation, dans son édition de 1990, les activités de Procons réparties dans tout le pays n'ont fait que se renforcer.

L'objectif de Procon est de garantir que les entreprises, grandes ou petites, nationales ou multinationales, respectent les lois commerciales en vigueur.

De cette manière, les activités illégales, trompeuses ou frauduleuses peuvent être surveillées et corrigées, garantissant ainsi un marché équitable pour les consommateurs.

Procon et le code de protection du consommateur

Ainsi, Procon est basé sur le Code de la protection du consommateur, qui régit les relations commerciales dans tout le pays.

Ce code aborde des aspects très importants pour les consommateurs, tels que :

  • Délai de livraison
  • Produit non livré
  • Fausse publicité
  • Informations sur la garantie
  • Pratiques abusives
  • Responsabilité du produit
  • Droit d'échange
  • Entre autres droits fondamentaux des consommateurs

Certains États, comme Alagoas par exemple, mettent à disposition un livret explicatif reprenant l'un des points proposés dans le Code de protection de la consommation. Pour accéder à ce livret, cliquez simplement sur ce lien.

Par conséquent, toutes les analyses et évaluations sont basées sur ce document de protection des consommateurs, quel que soit leur lieu de résidence. En effet, le CDC, tout comme le Code de protection de la consommation, est valable sur tout le territoire national.

À quoi sert Procon ?

Maintenant que vous savez ce qu’est Procon, vous devez comprendre à quoi il sert !

Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas.

Mais, pour ce faire, vous devez contacter l'agence, déposer votre réclamation et présenter votre réclamation. Mais comment ça marche ? C'est ce que vous comprendrez dans le prochain sujet !

Comment fonctionne Procon ?

Ce que tout le monde ne sait pas, c'est que vous pouvez rechercher Procon avant même d'acheter un produit ou un service ! C'est exact! Il est possible de contacter Procon avant même de signer un contrat.

Procon, par téléphone, peut clarifier certains doutes des consommateurs et ainsi éviter de plus gros maux de tête à l'avenir.

Caso você queira esclarecer alguma dúvida, você pode entrar em contato através do atendimento eletrônico do Procon, que está disponível no número 151.

Une autre alternative, si vous préférez, est de vous rendre dans une station Procon de votre ville ou celle la plus proche de chez vous.

À São Paulo, par exemple, il y a des Procons dans différents quartiers. Certains d’entre eux, par exemple, proposent des services programmés à l’avance, le jour même.

Autrement dit, vous subirez un dépistage avec un préposé qui évaluera votre cas. En fonction du déroulement des opérations, vous recevrez un mot de passe à revenir à l'heure fixée.

Que peut-on signaler à Procon

Toute activité abusive ou illégale peut être enregistrée auprès de Procon par le biais d'une plainte, d'un signalement ou d'une manifestation.

Une fois que votre droit a été menacé ou violé, vous pouvez contacter Procon.

Vous pouvez être assuré que, dans ces cas, les données des consommateurs sont entièrement protégées et ne seront pas divulguées à l'entreprise signalée ou à quiconque.

Les principales plaintes de Procon sont :

  • Liés aux services téléphoniques (fixe ou mobile)
  • Cartes de crédit et nom négatif
  • Problèmes avec les câblodistributeurs
  • Défaut de livraison des produits à la date fixée

Comment signaler à Procon

Maintenant que vous comprenez ce qu'est Procon, l'étape suivante consiste à comprendre comment le signaler à Procon.

La première étape consiste à vérifier quelle unité Procon se trouve dans votre ville et/ou état.

Toutefois, avant de vous y rendre, il est préférable de rassembler tous les documents dont vous disposez concernant la plainte. Parmi eux, vous pouvez utiliser :

  • Facture
  • Reçu
  • Conversations par e-mail ou impressions
  • Numéros de protocole
  • Contrats
  • Photos du produit s'il est arrivé défectueux ou cassé.

Si vous livrez les conversations, l’idéal est de les remettre sous forme imprimée à Procon. Par conséquent, organisez l’impression.

Une autre chose que vous devriez faire avant de rechercher Procon est d'essayer de résoudre le problème directement avec le vendeur et/ou le magasin qui fournit le produit par l'intermédiaire du médiateur et du service client.

De manière générale, les coordonnées sont disponibles dans l'onglet contact du site ou en bas de page. Vous pouvez contacter le service client (SAC).

Si l'entreprise ne parvient pas à résoudre le problème à l'amiable, l'étape suivante consiste à soumettre ces documents à Procon et à enregistrer la plainte.

N'oubliez pas de présenter cette documentation avec une pièce d'identification telle qu'une pièce d'identité, un passeport ou un permis de conduire et un CPF.

Vérifiez-le, sur le site Procon SP, le détail de chaque étape de la réclamation.

Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas contra a Cemig

Dans certaines situations, une autre option consiste à intenter une action en justice auprès du tribunal des petites créances auprès d’une entreprise et même à demander des dommages-intérêts pour tort moral.

Pour intenter une action devant la Cour des petites créances, vous n’avez pas nécessairement besoin d’un avocat. En d’autres termes, vous pouvez déposer l’action vous-même !

La première étape consiste à rassembler toute la documentation et à vous rendre sur le Forum de votre ville. Tout ce qui arrive en premier lieu est gratuit.

En revanche, si vous devez faire appel, vous devrez alors payer pour cela et vous aurez également besoin d'un avocat.

A reparação possui um limite de até 40 salários mínimos. Em geral, as ações demoram até 120 dias para serem apreciadas. Se a pessoa ganhar, o passo seguinte é a execução da sentença.

Qual o prazo para o Corte de Energia por não Pagamento?

Sabemos que atualmente o Brasil vive um momento delicado. Com uma crise econômica que não acaba mais e um desemprego nas alturas, as pessoas vem enfrentando dificuldades financeiras.

Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da CEMIG.

Quanto isso acontece, é comum o consumidor ficar preocupado com um possível corte no fornecimento de energia, algo bem provável de acontecer.

Por este motivo, é importante você saber que não existe na Lei uma quantidade determinada de contas ou dias de atraso que permitam a suspensão do fornecimento de energia.

Desta forma, a distribuidora de energia pode até mesmo contar a luz de um consumidor com apenas uma conta em atraso.

No entanto, para que isso efetivamente ocorra, é necessária a comunicação prévia de no mínimo 15 dias.

Sendo assim, se a CEMIG ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.

Mesmo que a Conta esteja em atraso, a obrigação neste caso é de comunicação prévia.

Tarifa Social de Energia elétrica: veja se você tem direito!

A tarifa social de energia elétrica é um programa do Governo Federal que tem por objetivo beneficiar as famílias de baixa renda do Brasil.

O benefício é realizado através de uma redução na tarifa de energia em um percentual de até 65%, a depender do caso.

Este programa foi instituído pela Lei n° 12;212/2010.

Se você quer saber se a sua família tem ou não este direito, nós preparamos um artigo completo sobre este programa. Saiba tudo sobre a tarifa Social de Energia clicando no Link.

Conclusion

Como você percebeu, existe diversas formas de contato com a CEMIG, não apenas o número do telefone.

Da mesma forma, existem diversas formas de resolver um problema, e elas pode ser mais simples do que você imagina.

Se ficou alguma dúvida sobre algum dos procedimentos, deixe um comentário.

Lembramos, por oportuno, que o site Achei Celular não possui nenhum tipo de vínculo com a CEMIG e que o conteúdo aqui informado tem caráter meramente informativo.

Voici: