As senhas vão ater um fim? Veja o que o Google pretende fazer.
O Google deu mais um passo para eliminar senhas nesta última terça-feira (10). A empresa anunciou que as Chaves de Acesso serão o novo método de autenticação padrão para todas as contas. “A chave é uma maneira fácil e segura de fazer login na sua Conta do Google sem exigir uma senha”, afirma a empresa.
Mas, e no celular? Será que a empresa vai acabar com a senha de uma vez? Continue lendo e veja o que vai mudar.
O que vai mudar?
Na próxima vez que você fizer login na sua Conta do Google, será solicitado que você crie e use uma chave de acesso. Mesmo se você ativar as chaves de acesso, ainda poderá usá-las normalmente. De acordo com os gerentes de produto do Google, Christiaan Brand e Sriram Karra, esse método é mais seguro e “simplificará o login no futuro”.
Esta informação vem do TechCrunch. As chaves de acesso são consideradas o “começo do fim” das senhas, tornando-as menos vulneráveis a ataques cibernéticos e liberando os usuários da preocupação de criar e esquecer combinações difíceis ou de tê-las vazadas online.
Veja como funcionam as chaves de acesso
Essa tecnologia usa um código gerado de forma segura para autenticar seu acesso a sites e aplicativos. Eles consistem em duas chaves criptográficas. Um reside no servidor do aplicativo ou site (neste caso, Google). O outro é armazenado no seu dispositivo pessoal para ajudá-lo a provar que é o titular legítimo da conta. Essa abordagem torna quase impossível para hackers acessarem sua conta remotamente. Mesmo em caso de invasão de servidor. Até porque, para fazer isso precisariam de acesso físico ao dispositivo do usuário.
Principais benefícios
Os usuários não precisam memorizar sequências de letras, números e caracteres. O login em sua conta usando sua impressão digital ou tecnologia de reconhecimento facial também é compatível. Você pode usar chaves de acesso com vários sistemas, navegadores, sites e aplicativos.
As chaves de acesso são tão fortes que não podem ser adivinhadas ou reutilizadas, protegendo você contra ataques de hackers. Além disso, esse tipo de acesso esta vinculadas ao aplicativo ou site para o qual foram criadas. Isso evita que os usuários façam login acidentalmente em serviços não autorizados.
O Google foi uma das primeiras empresas a apoiar o uso de chaves de acesso em maio de 2022, anunciando suporte para navegadores Android e Chrome. Também adicionou tecnologia sem senha como método para autenticar contas do Google.
Tipos de autenticação no celular
Além das chaves de acesso, existem vários outros tipos de autenticação para bloqueio de celulares, computadores e aplicativos. Veja abaixo as principais.
Desbloqueie com padrão
Poucos métodos são menos seguros que o desbloqueio padrão. O sistema é composto por grupos de até nove pontos, que o usuário deve conectar desenhando linhas na tela sem tirar o dedo do display. Isso é mais conveniente do que uma senha e costuma ser usado por usuários de smartphones mais baratos ou mais antigos, que muitas vezes não possuem leitores de impressão digital.
Mas fique atento, um estudo recente nos EUA concluiu que um padrão de desbloqueio de até seis posições pode ser repetido por duas em cada três pessoas, uma vez observado.
Pin ou senha numérica
Um PIN consiste em uma senha de 4 ou 6 dígitos que, quando inserida corretamente, desbloqueará seu dispositivo. É mais seguro do que um design de desbloqueio padrão, mas também pode ser facilmente espionado por alguém próximo.
Segundo especialistas em segurança, o código de bloqueio deve ter pelo menos 6 dígitos (1 milhão de combinações possíveis) para ser suficientemente seguro. Isto torna impossível não só ataques de espionagem de curto alcance, mas também, mais importante ainda, ataques de força bruta, onde um programador malicioso tenta introduzir todas as combinações possíveis para obter dados.
Senha alfanumérica
Esta é uma maneira muito segura de proteger os dados do seu telefone. No entanto, você deve definir uma senha complexa usando letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais. A desvantagem é que essas senhas são difíceis de lembrar.
Bloqueio biométrico
Usar sua impressão digital para desbloquear o telefone é uma das melhores maneiras de garantir a segurança dos dados armazenados no seu dispositivo. Isso ocorre porque os dados biométricos exclusivos de cada pessoa são criptografados e quase nunca roubados. Portanto, a autenticação biométrica no celular garante que apenas o proprietário possa desbloquear a tela, aumentando a segurança.
Reconnaissance faciale
LE reconhecimento facial é um tipo de dado biométrico utilizado em smartphones, como sensores de impressão digital e leitores de íris, para garantir a segurança dos dados. Em geral, o reconhecimento facial baseia-se na capacidade de identificar elementos e características faciais.