Ecológico celular

Saiba mais sobre esse aparelho sustentável, que não perde nada em qualidade.

As palavras “celular” e “ecológico” parecem até mesmo antônimos, por, aparentemente não terem nada entre si. Porém, isso não é mais totalmente verdade. Há tempos a tecnologia vem buscando se alinhar aos interesses sustentáveis mundiais. Mesmo que esse objetivo ainda não esteja tão avançado, já existem opções agradáveis ao meio ambiente.  Continue a leitura e conheça as opções.

E não só a indústria demonstra estar mais atenta aos problemas ambientais. Os indivíduos em geral também procuram empresas e produtos que tem esse cuidado. Se você é uma dessas pessoas, continue lendo e veja um celular que apresenta esse interesse.

Annonce
Ecológico celular
Opções de aparelhos ecológicos são cada vez mais uma preocupação para os usuários. (Créditos: Pixabay)

Conheça o smartphone ecológico

Um novo aparelho para quem se preocupa com sustentabilidade é o Murena Fairphone 4. O dispositivo é totalmente feito com material ecológico. Feito pela empresa Fairphone, marca holandesa, que tem como diferencial os produtos amigos do meio ambiente.  

Outro ponto que deixa o Murena ainda mais sustentável é o uso de componentes removíveis, ou seja, modulares. Segundo a organização, todas as partes internas do aparelho, até mesmo baterias e alto falantes não são soldadas. Os elementos são presos apenas por parafusos. Por isso, substâncias que seriam nocivas para a saúde humana ou prejudicial ao planeta, não foram usadas.  

Além disso, há outra vantagem incrível no telefone: ele pode ser reparado pelo próprio cliente. Isso ocorre porque sem as peças fixadas é possível desmontar facilmente o dispositivo. As peças para reparos são vendidas no site da empresa, para o usuário trocar o que está precisando, como telas ou câmeras.  

Até o momento, o “celular ecológico” está a venda somente nos Estados Unidos. O valor proposto está em torno de US$ 599, cerca de R$ 2951, com o câmbio atual, sem as taxas e impostos. Entretanto, não há previsão para as vendas do aparelho em solo brasileiro.   

Conseguir comercializar este celular foi um pouco difícil. Isso pois o dispositivo só entrará no mercado após quase dois anos depois de seu lançamento, em setembro de 2021. A distribuição do téléphone intelligent é fruto de colaboração entre a e/OS, uma fabricante francesa de sistemas operacionais sem fins lucrativos e a empresa Fairphone.  

Especificações técnicas

O novo Murena 4 possui um sistema operacional chamado de “e”. Esse software é demonstrado como um “ecossistema móvel sem Google”. Neste caso, ele tem como intuito principal a privacidade dos usuários. Por isso, quem deseja um bom celular para segurança de dados, pode confiar no aparelho.  

Outra questão, é que ao invés de aplicativos tradicionais, como os do Android, o Fairphone 4 virá com apps de e-mail, calendário e armazenamento em nuvem própria. Porém, caso o cliente queira instalar os aplicativos populares, não será um problema. Basta utilizar o “App Lounge” da marca.  

O dispositivo ainda conta com uma tela Full HD+ de 6,1 polegadas, bateria de 3.905 mAh, e câmeras principal e ultrawide de 48 MP. Além da frontal de 25 MP. Sobre a memória, existem as variações de 6 GB de RAM com 128 GB de armazenamento interno ou de 8 GB com 256 GB. É importante ressaltar que o mesmo possui IP54 e o armazenamento é expansível com um cartão SD. O aparelho contém suporte para 5G e dual SIM, e, mesmo que o celular venha desbloqueado, a empresa recomenda a T-Mobile ou outras baseadas em sua rede.  

Rédigé par

Béatriz Oliveira

Journaliste diplômé de l'Universidade Presbiteriana Mackenzie. Avec plus de 3 ans d'expérience, il a travaillé dans les domaines du divertissement, de la santé, de la technologie et de la politique. Passionné par le septième art, la pop culture et tout ce qui englobe le monde Geek.