Comment déposer une réclamation sur Uber

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Desde a sua estreia no Brasil, em 2014, a empresa americana UBER tem sido foco dos holofotes. Mais do que pelo seu alto desempenho no ramo de transporte privado no país, a multinacional tem sido motivo de debates um tanto quanto “calorosos”.

Hoje, com milhares de usuários ativos, é difícil encontrar algum usuário que nunca tenha passado por alguma situação constrangedora ou reprovável.

Mas e você, já teve uma experiência ruim ou conhece alguém que se enquadre nessa categoria? Pois foi pensando em atender nosso ávido e necessitado público que preparamos um conteúdo exclusivo para quem que quer fazer uma reclamação, mas não sabe como.

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Então confira e aproveite!

Telefone UBER
Como fazer uma reclamação da UBER

Reclamação no UBER: Veja como fazer!

Registrar uma queixa referente a uma viagem realizada com a UBER, ou mesmo contra a própria empresa, é bastante fácil.

Todavia, é preciso analisar qual a opção que mais se adequa a sua necessidade e tem a repercussão no tempo desejado. Sendo assim, apresentamos algumas opções viáveis, tais como:

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  1. Via aplicativo do celular

Através do próprio aplicativo é possível fazer uma reclamação pontual sobre uma corrida ou motorista em específico.

Então, ao presenciar alguma prática ilegal ou constrangedora e que vá contra ao código de conduta da UBER, denuncie. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Acesse a sua plataforma;

  • Vá até a opção “Ajuda”;

  • Selecione a viagem no qual ocorreu a situação indesejada;

  • Escolha a opção que melhor se adequa a sua queixa (reclamação contra um motorista ou viagem); e

  • Selecione o problema referenciado.

Se o seu problema foi com a viagem ou com o motorista, é ideal recorrer a esse método e registrar a sua queixa o mais breve possível. Isso porque, dessa forma, você permitirá que a empresa tome providências rápidas, evitando problemas futuros com outros passageiros.

Ao receber sua denúncia e/ou reclamação a UBER analisará o ocorrido e entrará em contato com você o mais breve possível.

  1. Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

Outra forma de registrar uma reclamação do UBER é através do SAC. O serviço está disponível de forma contínua, ou seja, 7 dias da semana, 24 horas por dia.

Para tal, é só ligar para 0800-591-7045 ou 0800-591-1032. Essa ligação é gratuita!

  1. Envoyer un email

Caso você prefira, é possível também enviar uma reclamação através do e-mail de suporte ao usuário. O endereço para envio é o suport@uber.com.

Normalmente, a plataforma responde em até 48 horas.

  1. Fale com a UBER através das redes sociais

Mas se você é uma pessoa conectada, pode também enviar sua reclamação através das suas redes sociais. Essa via de comunicação é permitida pelos seguintes canais:

  1. Sites de reclamação

Igualmente, é possível fazer reclamações sobre algum serviço prestado pela UBER através dos famosos sites de apoio ao cliente. Dentre os mais conhecidos e utilizados estão o Se plaindre ici et le Consumidor.gov.br.

Porém, esses são recursos que demandam um tempo maior de resposta. Por isso, caso sua denúncia seja contra um motorista ou viagem, recorra a métodos instantâneos de notificação.

  1. Apoio Jurídico

Apesar de ser mais difícil, há situações em que são necessárias a intervenção de uma terceira parte para a resolução de problemas mais complexos.

Visto isso, e se você se enquadra nessa categoria, saiba que pode apelar para o apoio jurídico. Nessa situação, suas opções são:

  • Procurar o Procon da sua cidade;

  • Solicitar a ajuda de um advogado particular; ou

  • Procurar a Justiça Gratuita da sua região.

Aprenda boas práticas de uso do aplicativo

Há algumas formas de evitar situações suspeitas e/ou perigosas. Isso porque, infelizmente, há por aí vários casos de impostores se passando por motoristas da Uber.

Sendo assim, a própria empresa recomenda algumas ações para que o usuário se preteja. Dentre elas estão:

  • Analise a nota do motorista designado antes do início da sua corrida;

  • Leia os comentários deixados pelos outros passageiros;

  • Antes de entrar no carro, confirme o nome do condutor;

  • Verifique se a placa e o modelo do veículo condizem com o apresentado no aplicativo;

  • Durante a corrida, se observar qualquer atitude suspeita, peça para interromper o circuito; e

  • Caso o motorista se negue, peça ajuda através do botão “recursos de segurança”. Através dele você poderá compartilhar o trajeto da sua viagem em tempo real e, também, acionar a polícia.

É claro que, da mesma forma, os passageiros também precisam fazer sua parte. Por isso, boas práticas cabem dos dois lados. Afinal, “gentileza gera gentileza”, certo?

Reclamação Uber

Saiba mais sobre a empresa

A UBER Technologies foi criada em 2009, em São Francisco, Califórnia – USA. Revolucionou o mercado de transporte privado, criando uma verdadeira rede de serviços no ramo e gerando milhares de empregos.

Sem um único carro se quer, é hoje considerada a maior empresa de transporte terrestre do mundo. Atua em mais em 60 países diferentes, contanto apenas com a colaboração de seus filiados.

O foco da empresa é o transporte de passageiros, como os táxis, porém com custos bastante reduzidos se comparados aos serviços convencionais prestados.

Atualmente, com quase 6 anos de atividades em território brasileiro, a empresa está muito bem consolidada. Mesmo assim, busca sempre inovar e atender as necessidades dos seus usuários. Exemplo mais recente é a UberEats, serviço de entrega de comida à domicílio.

Apesar dos problemas envolvendo o nome da multinacional, é preciso aceitar que, de forma geral, é um serviço de utilidade pública e muito requisitado.

Denuncie práticas ilegais

Esperamos que nem você e nem ninguém passe por situações problemáticas usando os serviços da UBER. Porém, como usuários, estamos todos suscetíveis e à mercê da própria sorte.

Todavia, é válido lembrar que a UBER é apenas a empresa e que, quase sempre, os problemas ocorrem não por mau funcionamento da plataforma ou por descaso, mas sim pela conduta dos motoristas aliados.

Visto isso temos um papel importante para a continuidade do serviço e garantia da sua qualidade e segurança. Somos o filtro e o termômetro desse desempenho.

Procon : Qu'est-ce que c'est et comment peut-il vous aider ?

Procon est une institution axée précisément sur la protection des consommateurs. Et c'est le résultat des mouvements depuis 1840, dans le premier Code de Commerce.

Mais Procon, tel que nous le connaissons aujourd'hui, est le résultat d'un partenariat avec le ministère de la Justice, qui dispose d'une unité Procon dans chaque État du pays.

Le premier Procon est cependant apparu en 1976, dans la ville de São Paulo. Initialement, Procon s’appelait le Groupe exécutif de protection des consommateurs.

Avec le Code de protection de la consommation, dans son édition de 1990, les activités de Procons réparties dans tout le pays n'ont fait que se renforcer.

L'objectif de Procon est de garantir que les entreprises, grandes ou petites, nationales ou multinationales, respectent les lois commerciales en vigueur.

De cette manière, les activités illégales, trompeuses ou frauduleuses peuvent être surveillées et corrigées, garantissant ainsi un marché équitable pour les consommateurs.

Procon et le code de protection du consommateur

Ainsi, Procon est basé sur le Code de la protection du consommateur, qui régit les relations commerciales dans tout le pays.

Ce code aborde des aspects très importants pour les consommateurs, tels que :

  • Délai de livraison
  • Produit non livré
  • Fausse publicité
  • Informations sur la garantie
  • Pratiques abusives
  • Responsabilité du produit
  • Droit d'échange
  • Entre autres droits fondamentaux des consommateurs

Certains États, comme Alagoas par exemple, mettent à disposition un livret explicatif reprenant l'un des points proposés dans le Code de protection de la consommation. Pour accéder à ce livret, cliquez simplement sur ce lien.

Par conséquent, toutes les analyses et évaluations sont basées sur ce document de protection des consommateurs, quel que soit leur lieu de résidence. En effet, le CDC, tout comme le Code de protection de la consommation, est valable sur tout le territoire national.

À quoi sert Procon ?

Maintenant que vous savez ce qu’est Procon, vous devez comprendre à quoi il sert !

Entretanto, parece que as informações já acabaram ficando claras nos tópicos anteriores. Como o próprio nome do órgão já diz, a ideia do Procon é proteger os consumidores de práticas abusivas.

Mais, pour ce faire, vous devez contacter l'agence, déposer votre réclamation et présenter votre réclamation. Mais comment ça marche ? C'est ce que vous comprendrez dans le prochain sujet !

Comment fonctionne Procon ?

Ce que tout le monde ne sait pas, c'est que vous pouvez rechercher Procon avant même d'acheter un produit ou un service ! C'est exact! Il est possible de contacter Procon avant même de signer un contrat.

Procon, par téléphone, peut clarifier certains doutes des consommateurs et ainsi éviter de plus gros maux de tête à l'avenir.

Caso você queira esclarecer alguma dúvida, você pode entrar em contato através do atendimento eletrônico do Procon, que está disponível no número 151.

Une autre alternative, si vous préférez, est de vous rendre dans une station Procon de votre ville ou celle la plus proche de chez vous.

À São Paulo, par exemple, il y a des Procons dans différents quartiers. Certains d’entre eux, par exemple, proposent des services programmés à l’avance, le jour même.

Autrement dit, vous subirez un dépistage avec un préposé qui évaluera votre cas. En fonction du déroulement des opérations, vous recevrez un mot de passe à revenir à l'heure fixée.

Que peut-on signaler à Procon

Toute activité abusive ou illégale peut être enregistrée auprès de Procon par le biais d'une plainte, d'un signalement ou d'une manifestation.

Une fois que votre droit a été menacé ou violé, vous pouvez contacter Procon.

Vous pouvez être assuré que, dans ces cas, les données des consommateurs sont entièrement protégées et ne seront pas divulguées à l'entreprise signalée ou à quiconque.

Les principales plaintes de Procon sont :

  • Liés aux services téléphoniques (fixe ou mobile)
  • Cartes de crédit et nom négatif
  • Problèmes avec les câblodistributeurs
  • Défaut de livraison des produits à la date fixée

Comment signaler à Procon

Maintenant que vous comprenez ce qu'est Procon, l'étape suivante consiste à comprendre comment le signaler à Procon.

La première étape consiste à vérifier quelle unité Procon se trouve dans votre ville et/ou état.

Toutefois, avant de vous y rendre, il est préférable de rassembler tous les documents dont vous disposez concernant la plainte. Parmi eux, vous pouvez utiliser :

  • Facture
  • Reçu
  • Conversations par e-mail ou impressions
  • Numéros de protocole
  • Contrats
  • Photos du produit s'il est arrivé défectueux ou cassé.

Si vous livrez les conversations, l’idéal est de les remettre sous forme imprimée à Procon. Par conséquent, organisez l’impression.

Une autre chose que vous devriez faire avant de rechercher Procon est d'essayer de résoudre le problème directement avec le vendeur et/ou le magasin qui fournit le produit par l'intermédiaire du médiateur et du service client.

De manière générale, les coordonnées sont disponibles dans l'onglet contact du site ou en bas de page. Vous pouvez contacter le service client (SAC).

Si l'entreprise ne parvient pas à résoudre le problème à l'amiable, l'étape suivante consiste à soumettre ces documents à Procon et à enregistrer la plainte.

N'oubliez pas de présenter cette documentation avec une pièce d'identification telle qu'une pièce d'identité, un passeport ou un permis de conduire et un CPF.

Vérifiez-le, sur le site Procon SP, le détail de chaque étape de la réclamation.

Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas por problemas com a Uber?

Dans certaines situations, une autre option consiste à intenter une action en justice auprès du tribunal des petites créances auprès d’une entreprise et même à demander des dommages-intérêts pour tort moral.

Pour intenter une action devant la Cour des petites créances, vous n’avez pas nécessairement besoin d’un avocat. En d’autres termes, vous pouvez déposer l’action vous-même !

La première étape consiste à rassembler toute la documentation et à vous rendre sur le Forum de votre ville. Tout ce qui arrive en premier lieu est gratuit.

En revanche, si vous devez faire appel, vous devrez alors payer pour cela et vous aurez également besoin d'un avocat.

A reparação possui um limite de até 40 salários mínimos. Em geral, as ações demoram até 120 dias para serem apreciadas. Se a pessoa ganhar, o passo seguinte é a execução da sentença.

Mas e você, faz sua parte? Afinal, somos peça importante nesse processo!

E agora que você já sabe como fazer sua reclamação da UBER, não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais. Dessa forma cada vez mais pessoas terão acesso a essa importante informação.

Agradecemos sua visita e esperamos vê-lo em breve!

Voici: