LA CONTROVERSE du téléphone portable en CLASSE : a-t-il des AVANTAGES ?

 

 

 

 

 

Entenda mais sobre a polêmica dos celulares nas escolas. Veja as vantagens de usar o aparelho na aula.

Você já imaginou os infinitos recursos que um simples smartphone com acesso à Internet pode proporcionar em uma sala de aula? Além de ser uma ferramenta de trabalho para atender às solicitações do dia a dia e fomentar o relacionamento próximo no mundo online, o aparelho ainda é um conversor de moeda, volume, comprimento e peso. Além disso, pode auxiliar na detecção de fatores de temperatura e clima. O celular também tem função de bússola, calculadora, dicionário, tradutor, entre muitas outras.  

Em outras palavras, a Play Store ou App Store abre um universo paralelo com milhares de possibilidades de aplicativos para a educação. Porém, os dispositivos também podem ser uma distração para o aprendizado, portanto, o conselho geral é manter distância. Contudo, deve ser reconhecido que simplesmente proibir o uso não é eficaz na prevenção da distração entre os estudantes. Afinal, não há como arrumar uma forma de filtrar os conteúdos acessados na hora da aula e deixar as ferramentas úteis serem utilizadas? Veja o que dizem os especialistas.  

Annonce
A POLÊMICA do celular em SALA DE AULA: será que tem VANTAGENS?
Confira as vantagens e desvantagens de usar o celular na sala de aula. (Créditos: Reprodução).

Tecnologia na escola: vale a pena incluir? 

Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil de 2021, 93% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos no país são usuários de internet, o equivalente a aproximadamente 22,3 milhões de pessoas nessa faixa etária, e surpreendentemente, o celular é o principal dispositivo para esse acesso (93%). 

O fato é que não podemos mais resistir ao avanço da informação. Ou seja, é impossível não utilizar a tecnologia dentro e fora da sala de aula. Portanto, há necessidade de pensar nos smartphones como ferramentas que apoiam a educação através de práticas eficazes que possam desenvolver pontos fortes e estabelecer limites e obrigações.  

Mas quais são os benefícios de usar isso?  Crianças e jovens estão cada vez mais conectados à tecnologia. Então, usar o celular como auxílio educacional em sala de aula pode ser uma estratégia muito produtiva. A exposição a uma sociedade conectada e aos protagonistas de suas atividades dá aos alunos acesso a diversos recursos à medida que aprendem. Ter essas ferramentas disponíveis para aprendizagem melhora a motivação e aumenta o envolvimento com o conteúdo. 

Annonce

Inovação na aprendizagem    

Para alcançar resultados estimulantes e positivos, os professores podem e devem aprender sobre os avanços tecnológicos para criar planos de aula mais criativos e interativos. A transmissão de conhecimento por meio de smartphones pode captar a atenção dos alunos e promover efetivamente a retenção de conteúdo.   

Promover o acesso à informação   

Além da mobilidade, os telefones celulares proporcionam aos alunos acesso fácil a uma variedade de materiais de alta qualidade, como músicas, e-books, infográficos, vídeos e navegação ilimitada de conteúdo. Nesse sentido, o poder da informação está nas mãos dos jovens a qualquer hora e em qualquer lugar.   

As lições sobre notícias falsas continuam valiosas para educar todos sobre o tema, orientando-os a consultar fontes confiáveis e incentivando a investigação e revisão de conteúdo real como qualquer bom investigador faria.  

A realidade é que se a tecnologia aliada aos smartphones permear o ambiente escolar, tanto professores como alunos poderão sair ganhando. A metodologia ativa, amplamente popular e recomendada atualmente, apresenta grandes vantagens além da educação bilíngue. Mas, claro, estabelecendo limites, assim o celular não é mais o principal vilão.  

Voici: