Disney está enfrentando alguns problemas e pode buscar vender partes da empresa. Apple seria uma das poucas empresas com condições de realizar a compra. Saiba todos os detalhes!
A Apple não cansa de inovar e também lucrar, e está de olho até na Disney. Essa ideia da marca já é bem antiga, mas as especulações estão ficando cada vez mais sérias e tudo indica que a Disney pode sim vender algumas partes da empresa para a gigante da tecnologia Apple. Se isso realmente acontecer, a empresa vai precisar desembolsar alguns bilhões de dólares para efetivar a compra e se tornar uma das donas de outra empresa gigante.
Saiba mais sobre esse negócio agora e veja o que diz o atual CEO da Disney sobre essa possibilidade!
Venda da Disney
De acordo com uma matéria publicada no Hollywood Reporter, executivos estão em Hollywood tratando sobre a possibilidade da venda da Disney para Pomme. A venda seria um negócio gigante para a indústria, e já vem sendo especulada durante alguns anos. Entretanto, agora, parece que a possibilidade é mais real e o negócio pode ser fechado.
Segundo uma fonte da publicação, muitos ainda não acreditam que a ideia seja real, mas a Disney considera vender partes da empresa para diminuir o seu tamanho e facilitar uma possível venda, além retirar um pouco da pressão que órgãos do governo colocariam, a fim de rejeitar o acordo.
Em entrevista à CNBC, o CEO da Disney, Bob Iger, disse que elementos como os canais de televisão da Disney, como Disney Channel, FX e ABC, talvez não sejam essenciais para a empresa, o que pode sugerir que eles estejam abertos à venda. Nos últimos meses, Iger tem encontrado uma empresa mais frágil, com bilheteria decepcionando, baixa audiência na Disney+ e a saída de executivos, a proposta de venda tem recebido mais atenção.
Uma fonte do Hollywood Reporter informou que não acredita que a Apple compraria a Disney como ela está agora, mas que Iger pode sim estar preparando uma venda e não há outro comprador com a Apple. Ainda segundo o Hollywood Reporter, também há uma chance de a Disney vender a sua presença na Índia através do Hotstar, canal de streaming, e o National Geographic. Também há rumores de que a empresa possa vender a ESPN, apesar da matéria não citar isso.
Apple e Disney
Steve Jobs fez parte do conselho da Disney entre 2006 e 2011, ano de sua morte. Iger, por sua vez, entrou no conselho da Apple, onde ficou até 2019, quando a Apple lançou a Apple TV+ e virou uma “rival” da Disney, competindo por audiência.
Atualmente a Apple possui um valor de mercado de US$2.8 trilhões e possui US$ 62 bilhões em caixa, sendo considerada uma das únicas empresas de tecnologia com recursos suficientes para comprar a Disney e também conseguir aprovação federal para fechar o acordo. A Amazon, que em 2021, adquiriu a MGM e já tem um serviço de streaming forte, teria mais dificuldade.
Porém, muitos acreditam que a Apple não tem interesse nesse tipo de compra, descartando a possibilidade. A empresa tem se aventurado com cuidado na produção de filmes e séries originais e prefere fechar parcerias com outros estúdios. Isso aconteceu com os seus dois maiores lançamentos deste ano. A Paramount vai lançar Assassinos da Lua das Flores, e a Sony Pictures lançará Napoleão, ambos no cinema. Depois, os dois filmes vão para o Apple TV+.