Hacia baratas podem viver sem cabeça por semanas, porque as estruturas vitais de seu corpo não se encontram nessa parte. Na verdade, os órgãos sem os quais elas não podem viver sem estão no abdômen.
Por isso, se você arrancar ou esmagar a cabeça de uma barata, ela consegue viver por muito tempo. Mas esse é apenas um dos motivos. O outro motivo pelo qual é possível que elas sobrevivam sem a cabeça é que elas conseguem ficar até 4 semanas sem comer, nem beber água.
Por isso, elas podem viver durante essas semanas, até que sintam fome. Quando não conseguirem comer, só então morrerão.
Continue acompanhando este artigo para saber mais curiosidades sobre essas pragas urbanas e saiba como eliminá-las de forma eficaz!
Baratas não dormem durante o dia
Existe o mito de que as baratas dormem durante o dia, porque elas são insetos que circulam mais durante a noite. Mas isso não é verdade. O que acontece é que elas se escondem, quando há luz, para evitar sua exposição e captura por predadores.
Dessa forma, elas só saem dos seus esconderijos durante a noite, quando buscam por comida, água e por outras baratas, para se reproduzirem. É por isso que, se você se deparar com uma barata durante o dia, significa que há uma infestação em algum local próximo.
Elas são extremamente resistentes
As baratas podem viver sem a cabeça por semanas, o que já mostra como são resistentes. Mas não apenas isso faz com que sua resistência seja uma característica conhecida.
Isso porque elas possuem alta capacidade de adaptação, sendo capazes de viver normalmente se faltar uma antena ou uma pata. Além disso, elas mudam o seu exoesqueleto nos diferentes estágios da sua vida.
Por isso, elas conseguem aumentar de tamanho e se fortalecerem para sobreviver mais no ambiente.
Nem todas as baratas são voadoras
As baratas provocam muito medo, especialmente quando levantam voo. Mas nem todas elas possuem essa capacidade. Na verdade, algumas delas sequer possuem asas.
As que possuem, entretanto, não voam muito, mas apenas em situações específicas, como para fugir de chuvas ou para se acasalarem, no período reprodutivo.
Sua reprodução é muito rápida e em grande número
Se você achou assustador o fato de que as baratas podem viver sem cabeça por semanas, ficará ainda mais surpreso com essa informação. Uma única barata fêmea é capaz de abrigar até 40 ootecas em seu corpo.
As ootecas são cápsulas que contém ovos. Cada uma delas pode conter de 20 a 40 ovos, a depender da espécie de baratas. Portanto, cada barata pode gerar até 800 novas baratas!
E esse processo de reprodução acontece em pouquíssimo tempo: em cerca de duas semanas, já é possível notar as ninfas de baratas crescendo.
Assim, logo cada uma dessas 800 baratas fará mais 800 baratas. Por isso, as infestações de baratas acontecem de maneira muito rápida e é preciso contê-las, tão logo houver suspeita delas.
Baratas transmitem dezenas de doenças
Um dos motivos pelos quais é necessário conter uma infestação de baratas é a transmissão de doenças que elas causam. Passando por esgotos e outros locais sujos, elas se contaminam com microrganismos como vírus, bactérias e fungos.
E, ao adentrar locais como residências ou comércios, elas deixam por ali esses microrganismos, espalhando doenças para as pessoas que têm contato com o local.
As baratas podem viver sem cabeça por semanas, são extremamente resistentes e ainda transmitem doenças!
Portanto, são vários os motivos pelos quais é preciso eliminar as baratas de forma eficaz, por meio da contratação de empresas especializadas, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora.