Será que vale a pena investir em um celular usado? Conheça as desvantagens antes de tomar a sua decisão!
Adquirir um iPhone novo não é muito barato, e por isso, muitas pessoas optam por comprar um celular usado. Mas, será que isso vale a pena? Se você está pensando em comprar um aparelho usado da Apple, precisa entender os prós e contras dessa decisão, para evitar problemas futuros no aparelho, já que um smartphone usado, na maioria das vezes não apresenta garantia, pode estar desgastado e ter uma tecnologia mais antiga. No entanto, também existem algumas vantagens em relação à compra de um aparelho usado.
Continue a leitura e descubra as vantagens e desvantagens de comprar um celular que já passou por outro dono e decida se essa é a melhor opção para você!
iPhones usados
O mercado de celulares usados, inclusive iPhones, tem chamado a atenção de consumidores que querem comprar um celular de alto desempenho, mas com um preço acessível. A Apple é conhecida por fabricar dispositivos duráveis e de alta performance ao longo do tempo, e isso tem contribuído para o crescente número de compras de celulares usados da marca. Porém, é preciso estar ciente dos riscos antes de tomar a decisão.
Vantagens
Preço acessível
O principal atrativo para os usuários é o preço mais baixo em relação à compra de um aparelho novo. Isso permite que os consumidores consigam comprar o celular da gigante da tecnologia sem comprometer o seu orçamento.
Qualidade
Os celulares da Apple são conhecidos pela sua durabilidade. Muitos modelos mais antigos oferecem um bom desempenho e atendem às necessidades dos usuários, sem apresentar muitos problemas.
Actualizaciones
A Apple fornece atualizações do sistema operacional para os modelos mais antigos por um bom período de tempo. Isso significa que o usuário poderá desfrutar das atualizações de funcionalidades e seguranças por um tempo considerável.
Desvantagens
Desgaste
Uma das maiores desvantagens de comprar um iPhone usado é o desgaste natural que o aparelho pode ter sofrido ao longo do tempo, como arranhões, quedas, bateria desgastada, e outros sinais, que podem afetar a experiência do comprador.
Garantia Limitada
A maioria dos iPhones e celulares usados em geral não estão mais cobertos pela garantia da marca, o que significa que se o usuário precisar fazer algum reparo no aparelho, ele terá que arcar com os custos.
Tecnologia antiga
Apesar de muitos modelos antigos apresentarem um bom estado, eles podem não ser compatíveis com algumas tecnologias e recursos mais recentes, também limitando a experiência do usuário. A cada ano, as marcas lançam celulares mais avançados e com novos recursos, que facilitam ainda mais o uso.
Como comprar um iPhone usado com segurança
Conheça a pessoa que está vendendo
Se possível, compre o aparelho de vendedores confiáveis, como lojas de eletrônicos usados ou sites conhecidos. Evite comprar em locais desconhecidos e mercados informais.
Verifique o estado do celular
Peça fotos detalhadas do vendedor e preste atenção nos danos como arranhões, rachaduras na tela e outros sinais de desgastes.
Teste
Caso seja possível, encontre o vendedor pessoalmente e teste todas as funções do celular, como câmera, botões, conectividade e outros recursos.
Verifique o número de série
Você também pode verificar o status da garantia do celular e se ele foi relatado como perdido ou roubado através do número de série no site da fabricante.
Verifique a saúde da bateria
A saúde da bateria é indispensável para a experiência do usuário. Por isso, pergunte sobre a vida útil da bateria e saiba de ela já foi trocada.
O que fazer?
Se a ideia de comprar o celular usado não parecer tão boa assim, considere outras opções como comprar um iPhone recondicionado pela Apple ou apostar em modelos mais antigos novos. Em vez de comprar um celular usado, você pode comprar um modelo que não esteja tão em alta, mas que saia da loja, sem nunca ter sido usado. Geralmente, esses modelos mais antigos são bem mais baratos do que os lançamentos e isso pode ajudar na questão financeira, sem estourar o seu orçamento.