Telefone RGE SUL: veja como entrar em contato com a empresa
A Rio Grande Energia, também conhecida pela sigla RGE, é uma das concessionárias responsáveis pelo serviço de distribuição de energia elétrica aos municípios do estado do Rio Grande do Sul. Fundada em 1998, e com sede em São Leopoldo, a empresa teve como seu primeiro presidente do Conselho de Administração o engenheiro gaúcho João Augusto Chagas Pestana e, como seu primeiro diretor-presidente, o executivo paulista Wilson Ferreira Júnior.
A RGE é parte do Grupo CPFL Energia e atende 381 cidades do estado do Rio Grande do Sul, o que configura uma população de 3.763.490 habitantes. Ou seja, 65% da população do estado. Para abastecer a toda essa população, a RGE conta com 147 subestações, uma rede de 151.682 km de distribuição e 1.154.788 postes.
Em 2019, a Rio Grande Energia foi incorporada pela RGE Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A, antiga AES Sul. No entanto, manteve o seu nome fantasia RGE.
Deseja entrar em contato com a empresa? Continue a ler para conferir as suas opções de telefone da RGE Sul.
Telefone RGE Sul
Devido ao processo de agrupamento das concessões da RGE e da RGE Sul, ocorrido em janeiro de 2019, o 0800 da extinta RGE Sul deixou de existir. Como haviam duas empresas, também existiam dois números de contato diferentes. Agora, com o agrupamento, também foram unificados os números para atendimento aos clientes.
Para entrar em contato com a empresa, ligue para o telefone: 0800 970 0900. Ele atende a todos os clientes dos 381 municípios da RGE.
Central de Ajuda
Se preferir não ligar, você também tem a opção de acessar a Central de Ajuda pelo sitio web. Nela você encontra uma barra de busca, uma série de opções para buscar uma solução para a sua dúvida por categoria, além de uma lista com exemplos de perguntas frequentes como:
- Preciso ser cadastrado na tarifa social ou todos que consomem até 220 kWh são isentos?
- O que preciso para me cadastrar como baixa renda e ter direito ao desconto?
- Quem tem direito ao benefício baixa renda? O que fazer para conseguir?
- Todas as modalidades de tarifa social terão isenção? (BPC, Quilombola)
- Quanto tempo demora para cadastrar como baixa renda na CPFL/RGE?
Formulario en línea
Outra opção é o Formulário Online. Este canal, no entanto, é exclusivo para o programa de Eficiência Energética – ANEEL. Para ter acesso, vá para a página Contato – RGE.
Agência Digital
Quem desejar, também pode realizar contato com a RGE pela Agência Digital. É só acessar o sitio web.
Aplicativo CPFL Energia
Outra ótima opção de contato com a RGE é o aplicativo CPFL Energia. Ele está disponível gratuitamente para download em celulares e tablets com sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone.
SMS
Caso queira tratar de problemas referentes a falta de energia, também tem a opção de entrar em contato por SMS. É só enviar o seu código, que consta na conta de energia, para o número 27350. Logo a sua demanda será atendida.
Defensor del Pueblo
Quando os demais canais de atendimento da empresa não tiverem resolvido adequadamente o seu problema, você também pode procurar a Ouvidoria. O serviço tem como objetivo tratar justamente destes casos.
Para entrar em contato, ligue para o número: 0800 541 3336.
Prensa
Caso deseje entrar em contato com o setor de imprensa, a empresa disponibiliza um canal exclusivo. O atendimento funciona em horário comercial e plantões. Confira as opções abaixo:
Teléfono
Ligue para os números: (51) 3286-5933, (51) 99916-5136 ou (51) 99807-4993.
Correo electrónico
Além dos telefones, também é possível entrar em contato via e-mail. Envie a sua demanda para: imprensa@sergiostock.com.br
Redes sociais:
Também é possível interagir com a RGE pelas redes sociais. Curta, comente e compartilhe postagens, entre em contato por mensagem direta e se mantenha informado das últimas novidades por uma das redes abaixo:
¿Qué hacer con el reembolso de los dispositivos que se han quedado sin energía?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a RGE Enegia é justamente sobre o reembolso por electrodomésticos quemados en casos de corte de energía.
Lamentablemente, los cortes de energía son muy frecuentes y cuando suceden dañan y queman diversos dispositivos electrónicos, especialmente los más caros, como refrigeradores y televisores.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a RGE Enegia com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Pero al fin y al cabo, ¿sabes cuáles son tus derechos en estos casos y cómo actuar?
Según el artículo 22 del Código de Protección al Consumidor, las distribuidoras de energía tienen el deber de brindar servicios adecuados y seguros a los consumidores.
En los casos en que las empresas incumplen las normas y provocan, por ejemplo, quemaduras en los aparatos, están obligadas a pagar al consumidor los daños causados.
el consumidor tiene un plazo de 90 días para solicitar el pago y la empresa deberá inspeccionar el equipo dañado en un plazo de diez días.
Después de la inspección, el distribuidor de energía tiene otros 15 días para informar al consumidor del resultado de la inspección.
Después del resultado de la inspección, si confirma el problema, dentro de 20 días, la empresa deberá reparar, pagar en efectivo o sustituir el dispositivo quemado.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a RGE Enegia por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!
Cómo presentar una queja ante Procon
Esperamos que a sua situação com a RGE Energia não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Desafortunadamente, en Brasil las empresas todavía insisten en irrespetar los derechos de los consumidores, y cuando esto sucede no queda otra opción que reclamar sus derechos.
PROCON es el acrónimo de Programa de Protección y Defensa del Consumidor. Es una fundación creada para resolver problemas entre consumidores y empresas.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a RGE Enegia, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Esta fundación tiene vínculo directo con la Secretaría de Justicia, por lo tanto, es una institución muy reconocida dentro del Estado brasileño, y es capaz de resolver los más diversos problemas que involucran a las distribuidoras de energía.
Es importante que sepa que PROCON está presente en todos los estados brasileños, precisamente para atender mejor las demandas relacionadas con el cumplimiento de las normas gubernamentales. Código de Protección al Consumidor.
El objetivo primordial de este organismo es precisamente prevenir abusos por parte de las empresas en las relaciones con sus clientes, interviniendo siempre cuando sea necesario.
De acuerdo con el Código de Protección al Consumidor, el PROCON y otras entidades que fueron creadas para la protección del consumidor conforman el Sistema Nacional de Protección al Consumidor.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Rio Grande do Sul, accede aquí.
¿Cuál es el plazo para un Corte de Luz por falta de pago?
Sabemos que atualmente o Brasil vive um momento delicado. Com uma crise econômica que não acaba mais e um desemprego nas alturas, as pessoas vêm enfrentando dificuldades financeiras.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da RGE Sul.
Cuando esto sucede, es habitual que los consumidores se preocupen por un posible corte en el suministro energético, algo que es muy probable que ocurra.
Por esta razón, es importante que sepas que la Ley no existe un número específico de facturas o días de atraso que permitan la suspensión del suministro de energía.
De esta manera, el distribuidor de energía puede incluso contar la electricidad de un consumidor con una sola factura atrasada.
Sin embargo, para que esto ocurra efectivamente es necesaria una comunicación previa. de al menos 15 días.
Sendo assim, se a RGE Sul ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Aunque la Cuenta esté en mora, la obligación en este caso es la comunicación previa.
O objetivo do presente artigo foi apenas apresentar dados informativos como o telefone da RGE Energia ou RGE Sul.