Telefone Equatorial Piauí: como entrar em contato com essa distribuidora de energia?
A Equatorial Piauí, antes conhecida como CEPISA, é uma empresa de distribuição de energia elétrica que atua no estado do Piauí. A sua sede é em Teresina e a empresa é subsidiária da Equatorial Energia devido a uma licitação que privatizou os ativos da concessionária que antes pertenciam à Eletrobras.
A Equatorial tem muita história. Ela foi criada pela lei estadual nº 1948, ainda no ano de 1959, e sua efetivação foi a partir de 1962, quando ainda era conhecida como Centrais Elétricas do Piauí S.A. No final dos anos 60, foi iniciada a construção de um sistema integrado de produção, transmissão e distribuição de energia. O que possibilitou o surgimento de uma mentalidade empresarial para os serviços elétricos.
Mais tarde, em 1970, a empresa incorporou os acervos da Companhia de Eletrificação do Nordeste, chamada CERNE, e da Companhia Luz e Força da Parnaíba, conhecida como CLFP, e passou a ser a única concessionária de distribuição de energia elétrica no Piauí.
Como única distribuidora de energia do Piauí, muitos clientes dependem dela. Se você é um deles e precisa entrar em contato com a empresa, continue lendo. Abaixo listamos algumas opções de canais a sua disposição.
Teléfono Piauí Ecuatorial
Para falar com a Equatorial Piauí, você pode utilizar a Central de Teleatendimento. O serviço é gratuito a qualquer hora do dia ou da noite, sete dias por semana. Trate de assuntos como:
- Interrupções ou oscilações no fornecimento de energia elétrica.
- Situações de risco iminente (como fios partidos, postes abalroados ou em mal estado ou galhos de árvores ou outros objetos tocando na rede).
- Denúncias de ligações clandestinas e fraudes.
- Solicitações de informações sobre serviços e produtos.
- Valor da conta.
Ligue para: 0800 086 0800.
Denúncia de Furto de Energia
A empresa também oferece um canal de denúncias. Caso observe qualquer irregularidade ou suspeite de alguma ligação clandestina, entre em contato. Não é necessário se identificar. Veja como realizar a denúncia abaixo:
Formulario en línea
Você pode fazer uma denúncia pelo formulário que a empresa disponibiliza no sitio web. Basta preencher alguns campos na página de denúncias, como o endereço completo da ocorrência, para dar a sua ajuda à Equatorial Piauí no combate ao furto de energia.
Teléfono
Você também pode ligar gratuitamente para o Call Center. Eles recebem as denúncias por meio do serviço.
Ligue para: 0800 086 0800.
Preguntas frecuentes
Se preferir, você também pode solucionar as próprias dúvidas pelas respostas disponibilizadas pela Equatorial Piauí às perguntas mais frequentes que a empresa recebe. Para isso, acesse o enlace do documento. Nele você encontra a resposta para perguntas como:
- Após quantos dias de atraso é suspenso o fornecimento de energia?
- Estou desocupando um imóvel. O que devo fazer para tirar o meu nome da conta de energia elétrica?
- Como é feita a leitura de medidores?
- Qual é o critério para cobrança de multa?
- Efetuei o pagamento da conta de energia elétrica em duplicidade. Como obter a restituição do meu dinheiro?
Ouvidoria Equatorial Piauí
A Ouvidoria é o serviço de atendimento das empresas destinado a atender demandas que já foram tratadas em outros canais de comunicação com os clientes, mas que não tiveram uma solução satisfatória do ponto de vista do consumidor.
A Equatorial Piauí disponibiliza uma página do seu sitio web para a Ouvidoria. No entanto, nela você não encontra um número de telefone, um chat online, formulário ou e-mail pelo qual enviar a sua demanda.
redes sociales
Você pode encontrar a Equatorial Piauí nas principais redes sociais. Siga, comente e compartilhe conteúdos em uma das redes listadas abaixo.
¿Qué hacer con el reembolso de los dispositivos que se han quedado sin energía?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a Equatorial Piauí é justamente sobre o reembolso por electrodomésticos quemados en casos de corte de energía.
Lamentablemente, los cortes de energía son muy frecuentes y cuando suceden dañan y queman diversos dispositivos electrónicos, especialmente los más caros, como refrigeradores y televisores.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a Equatorial Piauí com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Pero al fin y al cabo, ¿sabes cuáles son tus derechos en estos casos y cómo actuar?
Según el artículo 22 del Código de Protección al Consumidor, las distribuidoras de energía tienen el deber de brindar servicios adecuados y seguros a los consumidores.
En los casos en que las empresas incumplen las normas y provocan, por ejemplo, quemaduras en los aparatos, están obligadas a pagar al consumidor los daños causados.
el consumidor tiene un plazo de 90 días para solicitar el pago y la empresa deberá inspeccionar el equipo dañado en un plazo de diez días.
Después de la inspección, el distribuidor de energía tiene otros 15 días para informar al consumidor del resultado de la inspección.
Después del resultado de la inspección, si confirma el problema, dentro de 20 días, la empresa deberá reparar, pagar en efectivo o sustituir el dispositivo quemado.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a Equatorial Piauí por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Se o seu problema não for devidamente solucionado, você ainda poderá questionar no PROCON ou na ANEL. Não perca tempo, busque os seus direitos!
Cómo presentar una queja ante Procon
Esperamos que a sua situação com a Equatorial Piauí não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Desafortunadamente, en Brasil las empresas todavía insisten en irrespetar los derechos de los consumidores, y cuando esto sucede no queda otra opción que reclamar sus derechos.
PROCON es el acrónimo de Programa de Protección y Defensa del Consumidor. Es una fundación creada para resolver problemas entre consumidores y empresas.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a Equatorial Piauí, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Esta fundación tiene vínculo directo con la Secretaría de Justicia, por lo tanto, es una institución muy reconocida dentro del Estado brasileño, y es capaz de resolver los más diversos problemas que involucran a las distribuidoras de energía.
Es importante que sepa que PROCON está presente en todos los estados brasileños, precisamente para atender mejor las demandas relacionadas con el cumplimiento de las normas gubernamentales. Código de Protección al Consumidor.
El objetivo primordial de este organismo es precisamente prevenir abusos por parte de las empresas en las relaciones con sus clientes, interviniendo siempre cuando sea necesario.
De acuerdo con el Código de Protección al Consumidor, el PROCON y otras entidades que fueron creadas para la protección del consumidor conforman el Sistema Nacional de Protección al Consumidor.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Piauí, accede aquí.
¿Cuál es el plazo para un Corte de Luz por falta de pago?
Sabemos que Brasil atraviesa actualmente un momento delicado. Con una crisis económica que nunca termina y el desempleo en aumento, la gente se enfrenta a dificultades financieras.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da Equatorial Piauí.
Cuando esto sucede, es habitual que los consumidores se preocupen por un posible corte en el suministro energético, algo que es muy probable que ocurra.
Por esta razón, es importante que sepas que la Ley no existe un número específico de facturas o días de atraso que permitan la suspensión del suministro de energía.
De esta manera, el distribuidor de energía puede incluso contar la electricidad de un consumidor con una sola factura atrasada.
Sin embargo, para que esto ocurra efectivamente es necesaria una comunicación previa. de al menos 15 días.
Sendo assim, se a Equatorial Piauí ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Aunque la Cuenta esté en mora, la obligación en este caso es la comunicación previa.
O objetivo do presente artigo foi divulgar o telefone da Equatorial Piauí e outras formas de contato com a instituição, bem como, esclarecer aos usuários dos serviços de Energia Elétrica quais são os seus Direitos.
O Site Achei Celular não possuí nenhum vínculo com a Equatorial Piauí e nem com os órgãos de defesa do consumidor.