A Enel Distribuição São Paulo é uma das maiores distribuidoras de energía eléctrica do mundo. Se você reside na região de São Paulo, há grandes chances de que você esteja utilizando os serviços desta empresa em sua casa ou comércio.
Atualmente, o grupo Enel presta seus serviços em 34 países. No Brasil, o grupo está presente nos estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Ceará.
A Eletropaulo agora é Enel
Muitos ainda conhecem esta empresa pelo nome Eletropaulo. Ocorre que, após ela ser adquirida pela multinacional Enel, a empresa passou a se chamar Enel Distribuição São Paulo.
Canais de atendimento ao cliente
Neste artigo, abordaremos os principais canais de atendimento fornecidos pela Enel São Paulo para resolução dos problemas dos cidadãos, como emissão de segunda via de fatura, religação de energia, falta de energia, entre outros.
A empresa disponibiliza aos consumidores quatro formas de atendimento remoto: por telefone, por SMS, pelo site e pelo aplicativo da Enel.
Além destas, há ainda a possibilidade de se deslocar até uma das lojas da Rede de Atendimento Presencial da Enel, onde o cliente poderá tirar suas dúvidas e solucionar suas questões presencialmente.
Telefones da empresa para atendimento 24h
Caso você deseje falar com um atendente, consulte abaixo os principais telefones da Enel de acordo com as suas necessidades:
- Atendimento comercial 24h: 0800 72 72 120;
- Atendimento para deficientes auditivos 24h: 0800 77 28 626. Este telefone é destinado apenas para deficientes auditivos que necessitem de atendimento emergencial;
- Atendimento Emergência 24h: 0800 72 72 196. Este telefone é destinado aos atendimentos emergenciais, como informar falta de energia ou problemas na fiação.
- Atendimento comercial fora da área de concessão: (11) 2195-2734. Destinado aos clientes da Enel que se encontrem fora da área de concessão dos serviços.
- Atendimento emergencial fora da área de concessão: (11) 2195-2758. Destinado ao atendimento emergencial para os clientes que se encontrem fora da área de concessão dos serviços.
Vale destacar que nem sempre o cliente precisará fazer o contato telefônico. Felizmente, a empresa dispõe dos mais diversos canais de atendimento, dispensando a necessidade de ligar para o telefone da Enel.
Como veremos abaixo, muitas das necessidades podem ser atendidas por simples mensagens de textos, através do site da empresa ou ainda por meio do aplicativo.
Torpedo Fácil: fale com a Enel via mensagem de texto
Através deste canal de atendimento, o usuário poderá acessar os seguintes serviços:
- Emissão de segunda via de fatura: enviar a palavra CONTA seguida de seu número de instalação;
- Informar falta de luz: enviar a palavra LUZ seguida de seu número de instalação.
Os torpedos devem ser encaminhados para o número 27373.
Esta é uma imensa facilidade, pois a emissão de 2ª via e o relato de falta de luz são os principais motivos dos usuários para entrar em contato com a Enel.
É ainda mais simples do que a realização de solicitações através do site. Basta um SMS com uma única palavra para realizar a sua solicitação.
Resolva seu problema através do site – sem falar com um atendente
Sabendo que boa parte dos consumidores prefere evitar o atendimento telefônico, a ENEL disponibiliza para seus clientes o acesso à Agência Online.
Através desta ferramenta, você pode sanar alguns dos principais problemas sem a necessidade de realizar contato por telefone.
Caso o seu problema não possa ser tratado através do Torpedo Fácil, acesse a Agência Online.
A plataforma é muito intuitiva e facilita demais o contato dos consumidores com a Enel. Os serviços que são oferecidos pela empresa através deste canal são:
- Segunda via da conta de luz
- Solicitar reconexión
- Negociar dívidas
- Reportar corte de energía
- Alterar titular
- Consultar os locais para pagamento da sua fatura
Desta forma, caso sua necessidade seja relacionada a qualquer um destes assuntos, não há necessidade de ligar para a ENEL: você pode resolver tudo online!
Para acessar esta plataforma, clique no link http://bit.ly/enelvirtual
Aplicativo da Enel
Para aumentar a satisfação de seus usuários, a Enel disponibilizou para usuários Android e iOS o solicitud Enel São Paulo. Através do app, é possível efetuar grande partes das solicitações mais recorrentes, como:
- Alterar titular
- Cancelar contrato
- Alterar endereço da fatura
- Cadastrar débito automático
- Solicitar instalações
- Pedir indenização
- Denunciar fraude
- Acompanhar as solicitações realizadas
Ouvidoria ENEL da empresa em caso de reclamação
Para registrar uma reclamação, o cliente pode utilizar todos os meios citados acima, com exceção do Torpedo Fácil – visto que ele se destina exclusivamente a informar falta de luz e solicitar segunda via da conta de energia.
Além dos anteriores, a empresa possui um canal de atendimento telefônico específico para a ouvidoria.
Através do número 0800 72 73 110 o cliente pode realizar uma reclamação diretamente na ouvidoria da Enel.
Caso prefira efetuar a reclamação através do site, é possível utilizar o link http://bit.ly/2DTxOtB.
Rede de atendimento presencial
Para aqueles que buscam atendimento presencial, é possível se dirigir a uma das lojas da Rede de Atendimento Presencial da Enel. Existem 30 lojas espalhadas por toda a área de concessão dos serviços da empresa.
Os endereços podem ser conferidos no link http://bit.ly/2DRT0QI.
Enel nas redes sociais
Você pode entrar em contato com a Enel também através das redes sociais. Consulte abaixo o perfil da empresa em cada uma das principais rede.
- Facebook: haga clic aquí
- Instagram: @enelbrasil
- Twitter: @Eletropaulo – @EnelClientesBR – @EnelBrasil
Problemas com a ENEL: Como Resolver?
Infelizmente sabemos que é muito comum os clientes terem problemas com a ENEL, como demora para fazer a religação da energia após o pagamento de uma conta atrasada.
Quando ocorrem erros por parte da distribuídora de energia, é necessário acionar a ouvidoria ou o setor de atendimento, buscando sempre sanar o problema.
De qualquer forma, é importante os consumidores saberem que podem fazer uma reclamação a uma agência de fiscalização externa, caso haja o descumprimento de alguma norma por parte da ENEL.
É para isso que existe a ANEEL, da qual falaremos um pouco mais abaixo.
¿Qué es ANEEL?
A ANEEL é a Agência Nacional de Energia Elétrica, e é um órgão extremamente importante para a fiscalização das distribuídores de Energia elétrica do país.
A ANEEL desempenha diversas atividades para garantir que o setor elétrico se desenvolva com equilíbrio e em benefício da sociedade, sempre respeitando o consumidor e os seus direitos.
Portanto, se você teve algum problema que a ENEL não resolveu através da sua Ouvidoria, ANEEL puede ser contactado a través de uno de sus métodos de contacto. Ver las formas:
- teléfono 167 (de lunes a sábado, de 6:20 a 24 horas)
- formulario en el sitio web de Aneel
- chat en línea (De lunes a sábado de 8 a 20 horas)
Recuerda tener a mano tu factura de energía y los números de protocolo ya proporcionados por la distribuidora.
Ver también: telefone coelba
Tarifa Social de Electricidad: ¡consulta si eres elegible!
La tarifa social de electricidad es un programa del Gobierno Federal que tiene como objetivo beneficiar a las familias de bajos ingresos en Brasil.
El beneficio se materializa mediante una reducción de la tarifa energética en un porcentaje de hasta 65%, según el caso.
Este programa fue establecido por la Ley N° 12;212/2010.
Si quieres saber si tu familia tiene o no este derecho, hemos preparado un artículo completo sobre este programa. Descubra todo sobre Tarifa Social de Energía haciendo clic en el Enlace.
¿Qué hacer con el reembolso de los dispositivos que se han quedado sin energía?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a ENEL é justamente sobre o reembolso por electrodomésticos quemados en casos de corte de energía.
Lamentablemente, los cortes de energía son muy frecuentes y cuando suceden dañan y queman diversos dispositivos electrónicos, especialmente los más caros, como refrigeradores y televisores.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a ENEL com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Pero al fin y al cabo, ¿sabes cuáles son tus derechos en estos casos y cómo actuar?
Según el artículo 22 del Código de Protección al Consumidor, las distribuidoras de energía tienen el deber de brindar servicios adecuados y seguros a los consumidores.
En los casos en que las empresas incumplen las normas y provocan, por ejemplo, quemaduras en los aparatos, están obligadas a pagar al consumidor los daños causados.
el consumidor tiene un plazo de 90 días para solicitar el pago y la empresa deberá inspeccionar el equipo dañado en un plazo de diez días.
Después de la inspección, el distribuidor de energía tiene otros 15 días para informar al consumidor del resultado de la inspección.
Después del resultado de la inspección, si confirma el problema, dentro de 20 días, la empresa deberá reparar, pagar en efectivo o sustituir el dispositivo quemado.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a ENEL por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Si su problema no se resuelve adecuadamente, aún puede consultar con PROCON o ANEEL. ¡No pierdas el tiempo, busca tus derechos!
¿Cuál es el plazo para un Corte de Luz por falta de pago?
Sabemos que Brasil atraviesa actualmente un momento delicado. Con una crisis económica que nunca termina y el desempleo en aumento, la gente se enfrenta a dificultades financieras.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da ENEL.
Cuando esto sucede, es habitual que los consumidores se preocupen por un posible corte en el suministro energético, algo que es muy probable que ocurra.
Por esta razón, es importante que sepas que la Ley no existe un número específico de facturas o días de atraso que permitan la suspensión del suministro de energía.
De esta manera, el distribuidor de energía puede incluso contar la electricidad de un consumidor con una sola factura atrasada.
Sin embargo, para que esto ocurra efectivamente es necesaria una comunicación previa. de al menos 15 días.
Sendo assim, se a ENEL ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Aunque la Cuenta esté en mora, la obligación en este caso es la comunicación previa.
Cómo presentar una queja ante Procon
Esperamos que a sua situação com a ENEL não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Desafortunadamente, en Brasil las empresas todavía insisten en irrespetar los derechos de los consumidores, y cuando esto sucede no queda otra opción que reclamar sus derechos.
PROCON es el acrónimo de Programa de Protección y Defensa del Consumidor. Es una fundación creada para resolver problemas entre consumidores y empresas.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a ENEL, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Esta fundación tiene vínculo directo con la Secretaría de Justicia, por lo tanto, es una institución muy reconocida dentro del Estado brasileño, y es capaz de resolver los más diversos problemas que involucran a las distribuidoras de energía.
Es importante que sepa que PROCON está presente en todos los estados brasileños, precisamente para atender mejor las demandas relacionadas con el cumplimiento de las normas gubernamentales. Código de Protección al Consumidor.
El objetivo primordial de este organismo es precisamente prevenir abusos por parte de las empresas en las relaciones con sus clientes, interviniendo siempre cuando sea necesario.
De acuerdo con el Código de Protección al Consumidor, el PROCON y otras entidades que fueron creadas para la protección del consumidor conforman el Sistema Nacional de Protección al Consumidor.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON em São Paulo, accede aquí.