A Celtins é a companhia responsável pela distribuição de energia elétrica no estado brasileiro do Tocantins. Ela pertence ao Grupo Energisa e tinha como nome Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins). Hoje, no entanto, é chamada Energisa Tocantins.
A empresa foi criada em agosto de 1989 e foi adquirida pelo Grupo Rede Energia através de uma concorrência pública no mesmo ano. O caso foi o primeiro processo de privatização de uma companhia de energia elétrica já realizado no Brasil.O seu principal segmento é o de distribuição de energia elétrica, mas a antiga Celtins também gera energia a partir de algumas Pequenas Centrais Hidrelétricas localizadas no interior do estado.
Caso você deseje entrar em contato com a empresa para solucionar algum problema de energia, fazer uma sugestão ou uma reclamação, confira o restante do texto. Aqui apresentamos alguns canais pelos quais pode se comunicar com ela. Confira!
Teléfono celtas
O telefone é um dos canais mais práticos pelos quais os clientes da Energisa, antiga Celtins, podem entrar em contato com a empresa. O atendimento é gratuito e contínuo, funcionando 24 horas por dia, sete dias da semana. Dois números são disponibilizados para isso. Veja abaixo:
Atendimento para deficientes auditivos e de fala
Quem tem alguma deficiência auditiva ou de fala pode tirar suas dúvidas, fazer reclamações ou ainda solicitar serviços sem precisar sair de casa. Basta ligar para o número: 0800 6481 781.
Atendimento para pessoas sem deficiência auditiva ou de fala
Aqueles que não necessitam de atendimento especializado para deficientes auditivos e de fala, por sua vez, podem entrar em contato pelo número: 0800 7213 330.
E-mail Celtins
Quem preferir, também pode se comunicar com a Energisa via e-mail. A antiga Celtins não disponibiliza o seu endereço eletrônico no sitio web, mas oferece uma página com um formulário pelo qual você pode enviar a sua demanda. Basta informar sua unidade consumidora, o seu nome, e-mail, telefone e o assunto do contato.
Atendimento pelo Whatsapp
A energisa também oferece aos seus clientes a opção de entrar em contato pelo Whatsapp. Por ele é possível solicitar faturas, religação, negociar débitos, receber informações sobre uma possível falta de energia e muito mais. Basta adicionar um dos números abaixo na lista de contatos do seu celular e enviar uma mensagem pelo aplicativo. Confira a lista abaixo:
Energisa Acre
(68) 99233 0341
Energisa Borborema
(83) 99135 5540
Energisa Minas Gerais
(32) 98426 1352
Energisa Mato Grosso do Sul
(67) 99980 0698
Energisa Mato Grosso
(65) 99999 7974
Energisa Nova Friburgo
(22) 99292 4081
Energisa Paraíba
(83) 99135 5540
Energisa Rondônia
(69) 99358 9673
Energisa Sergipe
(79) 98101 0715
Energisa Sul-Sudeste
(18) 99120 3365
Energisa Tocantins
(63) 99222 6664
Defensor del Pueblo
Já entrou em contato com a Celtins ou a Energisa e ainda assim não teve a sua demanda atendida? Tente a Ouvidoria. Ela tem por objetivo registrar, informar e resolver os problemas que ainda não foram solucionados.
Para registrar e acompanhar sua solicitação acesse o sitio web da empresa e clique em Entrar em Contato. Você será direcionado para uma página com um formulário pelo qual você pode enviar a sua demanda.
Energisa On
Quem preferir, também pode ter acesso aos serviços da empresa pelo seu aplicativo Energisa On. Basta baixá-lo na Google Play ou na App Store. Acesse o enlace e saiba mais!
Preguntas frecuentes
Acessando o sitio web os clientes e outros interessados também têm acesso as dúvidas mais frequentes e podem tentar solucionar os próprios problemas. Basta clicar no enlace Central de Ajuda. Você será direcionado para uma página com respostas para dúvidas como:
- Como retirar a segunda via no site?
- Não recebi a conta de energia elétrica este mês, o que devo fazer?
- Como faço para enviar meu currículo para Energisa?
- Como consultar débitos pelo site?
- Qual é o telefone da Central de Atendimento?
redes sociales
A Energisa também está nas redes sociais. Curta e comente as publicações, mantenha-se informado e muito mais pelas redes. Confira abaixo:
¿Qué hacer con el reembolso de los dispositivos que se han quedado sin energía?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a Celtins é justamente sobre o reembolso por electrodomésticos quemados en casos de corte de energía.
Lamentablemente, los cortes de energía son muy frecuentes y cuando suceden dañan y queman diversos dispositivos electrónicos, especialmente los más caros, como refrigeradores y televisores.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a Celtins com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
Pero al fin y al cabo, ¿sabes cuáles son tus derechos en estos casos y cómo actuar?
Según el artículo 22 del Código de Protección al Consumidor, las distribuidoras de energía tienen el deber de brindar servicios adecuados y seguros a los consumidores.
En los casos en que las empresas incumplen las normas y provocan, por ejemplo, quemaduras en los aparatos, están obligadas a pagar al consumidor los daños causados.
el consumidor tiene un plazo de 90 días para solicitar el pago y la empresa deberá inspeccionar el equipo dañado en un plazo de diez días.
Después de la inspección, el distribuidor de energía tiene otros 15 días para informar al consumidor del resultado de la inspección.
Después del resultado de la inspección, si confirma el problema, dentro de 20 días, la empresa deberá reparar, pagar en efectivo o sustituir el dispositivo quemado.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a Celtins por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
Si su problema no se resuelve adecuadamente, aún puede consultar con PROCON o ANEEL. ¡No pierdas el tiempo, busca tus derechos!
Cómo presentar una queja ante Procon
Esperamos que a sua situação com a Celtins não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Desafortunadamente, en Brasil las empresas todavía insisten en irrespetar los derechos de los consumidores, y cuando esto sucede no queda otra opción que reclamar sus derechos.
PROCON es el acrónimo de Programa de Protección y Defensa del Consumidor. Es una fundación creada para resolver problemas entre consumidores y empresas.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a Celtins, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
Esta fundación tiene vínculo directo con la Secretaría de Justicia, por lo tanto, es una institución muy reconocida dentro del Estado brasileño, y es capaz de resolver los más diversos problemas que involucran a las distribuidoras de energía.
Es importante que sepa que PROCON está presente en todos los estados brasileños, precisamente para atender mejor las demandas relacionadas con el cumplimiento de las normas gubernamentales. Código de Protección al Consumidor.
El objetivo primordial de este organismo es precisamente prevenir abusos por parte de las empresas en las relaciones con sus clientes, interviniendo siempre cuando sea necesario.
De acuerdo con el Código de Protección al Consumidor, el PROCON y otras entidades que fueron creadas para la protección del consumidor conforman el Sistema Nacional de Protección al Consumidor.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Tocantins, accede aquí.
¿Cuál es el plazo para un Corte de Luz por falta de pago?
Sabemos que Brasil atraviesa actualmente un momento delicado. Con una crisis económica que nunca termina y el desempleo en aumento, la gente se enfrenta a dificultades financieras.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da Celtins.
Cuando esto sucede, es habitual que los consumidores se preocupen por un posible corte en el suministro energético, algo que es muy probable que ocurra.
Por esta razón, es importante que sepas que la Ley no existe un número específico de facturas o días de atraso que permitan la suspensión del suministro de energía.
De esta manera, el distribuidor de energía puede incluso contar la electricidad de un consumidor con una sola factura atrasada.
Sin embargo, para que esto ocurra efectivamente es necesaria una comunicación previa. de al menos 15 días.
Sendo assim, se a Celtins ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Aunque la Cuenta esté en mora, la obligación en este caso es la comunicación previa.