SMARTPHONE EN EL FÚTBOL: ¿PUEDEN jugadores y entrenadores USAR EL CELULAR para comunicarse?

 

 

 

 

 

Veja as regras para esse tipo de caso. Confira quem regula o celular do futebol.

Para quem curte futebol, ver a comissão técnica ou o próprio treinador do seu time no celular durante a partida é um balde de água fria. A imagem que fica quando isso acontece é de descaso e de falta de profissionalismo da equipe.  

Mas, será que isso é frequente? Existem penalidades em casos como este? Confira abaixo qual é a legislação aplicada peça CBF, a Confederação Brasileira de Futebol, nesse tipo de situação.  

Anuncio
SMARTPHONE NO FUTEBOL: jogadores e técnico PODEM USAR CELULAR pra se comunicar?
Saiba o que acontece caso o jogador use o celular durante a partida. (Créditos: Reprodução).

Celular no futebol 

Uma cena rara, mas que já ocorreu, é o uso de celulares por jogadores e comissão técnica durante jogos de futebol. Essa prática já aconteceu algumas vezes, mas é proibida pela regulamentação da CBF.   

O uso de um telefone celular é considerado fora do comportamento de jogo ideal de acordo com o item B, do inciso XVIII, do artigo 24 do livro de regras da CBF.   Entre os incidentes que temos conhecimento está um em que o goleiro Santos, que jogava no Athletico PR, foi flagrado usando um celular durante uma partida. O caso causou polêmica entre os torcedores, que ficaram revoltados com a cena.  

Livro de regras  

O International Football Association Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do futebol, publicou ainda este ano a versão oficial em português do livro “Regras do Jogo” contendo as últimas informações para o biênio 2022/23.  

Anuncio

A Comissão de Arbitragem da CBF participou diretamente do processo de tradução e revisão do novo documento, que começou a ser elaborado no ano passado. Giuliano Bozzano, Diretor de Arbitragem Técnica, foi convidado pelo Presidente Wilson Seneme para produzir este livro em colaboração com organizações internacionais.    

Esta tradução faz parte dos esforços do IFAB para universalizar a linguagem do futebol. Deste modo, este projeto foi apoiado pelos tradutores oficiais da FIFA. Antes da publicação do texto em português, o livro teve versões oficiais aprovadas pelo IFAB em inglês, francês, alemão e espanhol, e também foram publicadas novas edições em árabe e mandarim.  

Giuliano afirmou que a publicação do livro em português brasileiro pelo IFAB é bastante significativa. Existem sete idiomas oficiais com traduções deste livro. Isso dá aos brasileiros a capacidade de se aprofundar nas regras do jogo usando documentos oficiais. Segundo ele, seremos mais capazes de fazer isso após a tradução. 

Tradução em português

Os trabalhos produzidos pelas associações nacionais em português ficaram disponíveis para download e disponíveis no site do IFAB. O livro Leis do Jogo foi agora publicado numa edição oficial apoiada pelas organizações que regem as regras do futebol e dos esportes em geral. Giuliano Bozzano agradeceu a oportunidade de participar da publicação do livro e destacou a importância da versão em português para o mundo do futebol.   “Tive a honra de ser indicado pelo presidente Wilson Seneme para trabalhar no livro em português brasileiro. As obras começaram há alguns meses e tudo que está no livro foi verificado”. O diretor de arbitragem conta que usou palavras mais comuns no Brasil. Isso pois, quando os idiomas mudam, é normal que algumas expressões sejam mal compreendidas ou se tornem menos conhecidas. “Esse processo demorou meses, mas agora podemos distribuir para todos”, afirmou. 

Para acessar o livro, basta entrar no link: https://www.cbf.com.br/a-cbf/arbitragem/aplicacao-regra-diretrizes-fifa/livro-de-regras-2023-2024-portugues-brasileiro 

Usted está aquí: