Confira algumas dicas para seguir caso o seu celular superaqueça. O calor pode atrapalhar o funcionamento do aparelho.
O Brasil tem enfrentado uma onda de calor nas últimas semanas, que pode prejudicar a saúde física e também os celulares. No Mato Grosso do Sul, as temperaturas ficaram acima dos 40°, com isso a chance de superaquecimento costuma ser pequena, mas o risco pode aumentar em situações em que você fica exposto à luz solar direta, como segurar o aparelho próximo ao para brisa de um carro ou ficar com ele na praia por um longo período.
Nessas situações, o celular pode apresentar problemas de funcionamento, como se desligar do nada e até mesmo explodir em situações mais extremas. Isso pode também causar problemas ao usuário, caso ele esteja com o dispositivo na mão. É importante ficar atento a essas situações e lembrar de nunca jogar água no aparelho ou colocá-lo na geladeira.
Veja agora algumas dicas do que fazer nesses casos para resolver a situação e evitar problemas maiores no aparelho.
Celular quente
Os smartphones são projetados para aguentarem altas temperaturas, normalmente até os 40° C. Ao atingir essa temperatura, eles podem começar a apresentar problemas no sistema e também na bateria.
Sistema: o sistema é o cérebro do celular e faz ele funcionar. Quando ele aquece é porque os componentes do aparelho estão funcionando normalmente. Quanto mais apps em uso, mais quente ele fica.
Bateria: a bateria possui compostos metais, que reagem quimicamente com o aumento excessivo da temperatura. Pode haver perda acelerada de carga e danos na vida útil, ou seja, com o passar do tempo, ela pode segurar energia por menos tempo.
Alertas
– Em dias quentes, não use capinhas de borracha. Apesar de proteger de quedas e arranhões, elas podem concentrar ainda mais calor no aparelho;
– Evite deixar o dispositivo exposto diretamente ao sol;
– Enquanto o celular carrega, evite mexer nele e caso perceba o aparelho quente, feche alguns apps;
– Se ele ainda continuar quente, desligue-os por alguns minutos;
– Não use carregadores pirata. Além de aquecerem o aparelho, eles podem diminuir a vida útil da bateria.
O que fazer em casos de superaquecimento
Mantenha o aparelho longe do sol
É importante manter o celular longe de locais muito quentes, já que o aparelho absorve o calor de forma muito rápida. Se o dia estiver muito ensolarado, o celular pode tentar aumentar o brilho da tela para facilitar a leitura, o que pode exigir mais dele, consumindo mais bateria. Com isso, as chances dele se desligar sozinho podem aumentar, para que ele se proteja.
Não force tanto o aparelho
Por mais difícil que seja ficar sem usar o celular, pode ser necessário. Nesses casos, é ideal que você limite o uso. Evitar usar a câmera também pode ser uma boa, já que ela precisa de diversas ferramentas para funcionar. Usar o celular como roteador é outra forma de fazê-lo esquentar mais rápido.
Tire a capinha
As capinhas de proteção podem dificultar o celular de dissipar o calor de forma eficiente. Se você usa no seu dispositivo, considere tirá-la e deixe o celular longe do contato direto com o corpo.
Use o modo de economia de bateria
Além de limitar o uso do aparelho, você também pode limitar o que ele faz por conta própria. O modo de ahorro de batería desativa redes, bloqueia o dispositivo de uma forma mais rápida, escurece a tela e fecha alguns apps em segundo plano. Esses ajustes também podem ajudar a evitar o superaquecimento.