A Caixa foi criada em 1861 e, desde então, esteve presente presente na vida de milhões de brasileiros. Ela é, por exemplo, o agente responsável pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo Seguro-Desemprego. Ela também atua em momentos de ajudar a população, por meio dos programas sociais do governo como o Bolsa Família, o FIES e o Programa Minha Casa Minha Vida. Atualmente, a Caixa é responsável pelo pagamento do Auxílio Emergencial también.
A Caixa é uma empresa 100% pública com um papel fundamental no desenvolvimento urbano e justiça social do país, por isso prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e outros para melhorar a vida das pessoas, em especial as de menor renda. Indo além, ela também apoia diversas atividades artísticas e culturais, educacionais e desportivas.
Deseja saber mais sobre a Caixa, enviar uma reclamação ou demanda? Conheça alguns canais a sua disposição abaixo:
Telefones da Caixa
Caixa Cidadão
Para atendimento referente a PIS, Benefícios Sociais, FGTS, Cartão Social e Resultado de Loterias, entre em contato com a Caixa Cidadão. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. Ligue para: 0800 726 0207.
Servicio Comercial
Para ter acesso a serviços bancários como saldo, extrato via fax, desbloqueio de talão de cheques, bloqueio do cartão de débito e serviços de financiamento habitacional entre em contato com o Atendimento Comercial. Ele está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 21h. Ligue para:
Capitales y Regiones Metropolitanas
3004.1105
Otras regiones
0800 726 0505
Atendimento Caixa Empresa
Para acessar o atendimento referente a cartão de crédito, comercial, suporte tecnológico e informações sobre regularização de dívidas para empresas ligue para um dos números abaixo:
Capitales y Regiones Metropolitanas
4004.9008
Otras regiones
0800 950 9008
Servicio de negociación
Para receber orientações sobre campanhas de produtos da Caixa e informações sobre regularização de dívida ligue para:
0800 726 8068. O atendimento funciona de segunda à sexta-feira, e aos sábados, das 10h às 16h, exceto feriados.
Soporte Tecnológico
Para receber suporte operacional e tecnológico a aplicativos, sistemas, site da CAIXA, caixa eletrônico, entre outros, entre em contato com o Suporte Tecnológico.
O atendimento para suporte empresarial e convênios, ocorre de segunda a sexta-feira das 08h às 22h e aos sábados de 07h às 13h, exceto em feriados nacionais. Suporte a empresas, Estados e Municípios, ocorre de segunda a sexta-feira das 07h às 20h, exceto em feriados nacionais. Já para o site da CAIXA e internet Banking, o atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive feriados. Ligue para um dos números abaixo:
Capitais e regiões metropolitanas
3004 1104
Otras regiones
0800 726 0104
De Olho na Qualidade
Para comunicar dúvidas, reclamações, sugestões e elogios referentes ao programa Minha Casa Minha Vida entre em contato com o De Olho na Qualidade. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 21:00, e aos sábados das 10:00 às 16:00. Ligue para: 0800 721 6268
Agência Digital
Outro canal de relacionamento é o Agência Digital. Ele oferece serviços e consultoria financeira. O atendimento funciona das 08h às 22h, exceto finais de semana e feriados. Confira os números abaixo:
Capitais e regiões metropolitanas
3004 8104
Demais regiões
0800 208 8104
Deficiente Auditivo
Quem necessita de atendimento especializado devido a alguma deficiência auditiva também pode esclarecer suas dúvidas sobre produtos e serviços, suporte tecnológico, informações, reclamações, sugestões e elogios.
O atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ligue para:
0800 726 2492.
SAC Caixa
Para reclamações, sugestões, elogios, pedidos de cancelamento, informações sobre produtos e serviços da Caixa entre em contato com o SAC. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, de 9h às 21h e aos sábados, de 9h às 15h. Exceto feriados.
Ligue para: 0800 726 0101.
Ouvidoria Caixa
Para atendimento referente a reclamações não solucionadas entre em contato com a Ouvidoria. O atendimento funciona nos dias úteis, das 09:00 às 18:00.
Ligue para: 0800 725 7474;
A ouvidoria da Caixa é um órgão específico que existe dentro da empresa e que possui um papel muito importante.Isso porque é através desse setor, da ouvidoria, que a empresa consegue avaliar, identificar e acompanhar o padrão de atendimento de seu quadro de funcionários.
Em geral, as pessoas acabam contatando uma ouvidoria da Caixa quando possuem um problema com a empresa e o atendimento comum, infelizmente, não consegue resolver essa questão.
A ouvidoria da Caixa, portanto, deve ouvir as reclamações de seus clientes e possui o dever de garantir que a demanda seja investigada e avaliada sempre de maneira imparcial e justa.
Cada empresa define su propio enfoque y funcionamiento del sector. Algunos, por ejemplo, acaban optando por subcontratar este servicio, para garantizar una mayor imparcialidad.
Otros optan por seleccionar a los propios empleados de la empresa, quienes ya conocen los valores, la política de cambios o devoluciones de la empresa, además de los procesos de reembolso.
En la Defensoría del Pueblo puedes presentar felicitaciones, sugerencias, solicitudes, quejas, declaraciones y quejas. Lo interesante de la Defensoría del Pueblo es que, además de investigar tu asunto, también tiene un efecto en la empresa.
Canal de Denúncia
Para informar a Caixa sobre indícios de crimes e outros ilícitos que possam estar relacionados às atividades da CAIXA fale com o Canal de Denúncia. O atendimento está disponível 24 horas por dia.
Ligue para: 0800 512 6677
Ou acesse página de denúncias disponível no sitio web.
Queja al Banco Central de Brasil
Muchos usuarios de servicios bancarios no lo saben, pero cuando tienes algún tipo de problema con un banco y no lo puedes resolver a través de tu defensor del pueblo, una alternativa muy práctica y viable es realizar una denuncia ante el Banco Central.
El Banco Central de Brasil es una institución de gran prestigio y, entre otras funciones, tiene la función de regular y supervisar el sistema financiero nacional. Actualmente la Institución también trabaja para garantizar la estabilidad del poder adquisitivo del dinero.
En el caso específico de los Bancos, el Banco Central supervisa y controla las instituciones bancarias, con el objetivo de prevenir abusos y otros actos arbitrarios que puedan cometer los agentes financieros del país.
Portanto, se você teve um problema mais grave com a Caixa Econômica Federal ou qualquer outra instituição financeira e este problema não foi resolvido pela ouvidoria, você pode cadastrar a sua manifestação de forma bem simples no site do Banco Central.
Uma vez realizada a reclamação, o Banco Central vai entrar em contato direto com a Caixa para solicitar informações sobre a reclamação efetuada.
En situaciones normales, el Banco Central tarda entre 8 y 10 días hábiles en responder al ciudadano. Pero este plazo depende en gran medida de cuánto tardará en responder el banco denunciado.
Si su reclamo es procedente, el Banco normalmente revierte su procedimiento o de alguna manera busca corregir el error cometido, notificando este hecho al Banco Central.
Lógicamente, si su denuncia ante el Banco Central es infundada, no se tomará ninguna medida, ya que el Banco Central analizará su caso y lo trasladará a la institución, sirviendo en este caso como mediadora del problema.
Como se mencionó anteriormente, es muy sencillo presentar una queja ante el Banco Central. Todo el trámite se realiza online, y es importante que registres un correo electrónico para recibir notificaciones cada vez que avance el proceso.
Otro tema muy importante a recordar es la necesidad de tener a mano el protocolo de presentación de la reclamación ante el Banco. Tenga este número a mano ya que lo necesitará cuando presente sus alegaciones.
También es importante aclarar que el Banco Central te pedirá que escribas un texto explicando exactamente lo que pasó entre tú y el banco. En este punto sea lo más detallado posible, indicando el día, hora, nombre del asistente, qué se dijo, número de protocolo, etc. ¡No te pierdas nada!
Paso a paso: presentar una denuncia en la web del Banco Central
Para iniciar el procedimiento de denuncia ante el Banco Central, puedes hacer clic aquí.
Como puede ver en la imagen a continuación, debe ingresar su número de CPF y seleccionar Quejas contra Instituciones del Sistema Financiero.
Resuelve el Captha y se abrirá la pantalla para que completes los datos necesarios:
- Elija el nombre de la Institución
- Seleccione el tema
- Introduce tu mensaje, incluyendo la denuncia que quieres realizar
- Ingrese el número de protocolo de la Institución Financiera
Desde allí, el Banco Central le solicitará su correo electrónico y número de teléfono, generando posteriormente el protocolo de atención.
Con el protocolo de reclamaciones en la mano, como hemos mencionado anteriormente, sólo te queda esperar a que el banco responda a tu reclamación.
Preguntas y respuestas sobre la denuncia en el Banco Central
1- ¿Qué instituciones supervisa el Banco Central?
El Banco Central supervisa los bancos múltiples, bancos comerciales, bancos cooperativos, bancos de inversión, bancos de desarrollo, bancos de cambio, cajas de ahorro, cooperativas de crédito, compañías de crédito, financiamiento e inversión, compañías de crédito inmobiliario, leasing, casas de cambio, casas de bolsa de valores. , empresas distribuidoras de valores, agencias de fomento, compañías hipotecarias, compañías de crédito para micro y pequeñas empresas, entidades de pago y administradoras de consorcios.
2- ¿Puedo registrar una queja contra una Institución autorizada para operar por el Banco Central?
Sí, las quejas pueden ser presentadas por clientes y usuarios de productos y servicios de instituciones financieras y otras instituciones autorizadas para operar por el Banco Central, como cooperativas de crédito, instituciones de pago y administradores de consorcios, siempre que exista evidencia de incumplimiento de las normas legales y disposiciones reglamentarias cuya supervisión se ve afectada por esta Autoridad.
3- ¿Tiene los mismos efectos una denuncia ante el Banco Central que una demanda?
No. El Banco Central opera a nivel administrativo y no reemplaza la acción legal. Por lo tanto, si tu problema no se resuelve con el Banco Central, puedes emprender acciones legales.
4- ¿El Banco Central regula el tiempo que se tarda en hacer la cola en el banco?
No. El Banco Central no regula el tiempo de espera en las colas. Existen leyes estatales y municipales que abordan el tema. Corresponde a los organismos de protección al consumidor (Procon, Prodecon, Decon) brindar orientación sobre el tema.
5- ¿El Banco Central enumera el valor de las comisiones que cobran los bancos?
El Banco Central no determina los valores de las comisiones. Sin embargo, existen algunos servicios que los bancos deben proporcionar de forma gratuita. Respetando las prohibiciones, cada institución es libre de establecer el valor de sus honorarios.