Veja qual a principal marca dos EUA em celulares. A competição é entre Apple e Samsung.
Tal como outros países, o mercado de smartphones dos EUA também sofreu uma recessão. Porém, no segundo trimestre deste ano, a Apple manteve o primeiro lugar absoluto com 54% de participação de mercado norte-americano.
No total, a empresa de Cupertino vendeu 14,8 milhões de iPhones neste período, mas isso não impediu a fabricante de registar uma queda significativa, considerando os 18,5 milhões de unidades vendidas em 2022.
Android nos EUA
A Samsung, por outro lado, é uma das únicas fabricantes de Android com uma participação de mercado significativa nos Estados Unidos. A empresa registrou 24% de participação de mercado e 6,6 milhões de vendas de smartphones no período analisado pela Canalys.
Um detalhe interessante do estudo é que a Samsung vendeu mais smartphones do que todas as outras marcas Android juntas. Isto confirma que as empresas coreanas estão começando a ganhar mais confiança no mercado estadunidense.
O terceiro lugar ficou com a marca motorola, que vendeu 2,3 milhões de smartphones e ganhou 8% de participação de mercado. A TCL tem vendas de 1,3 milhão de unidades e uma participação de 5%. Por fim, os números mostram que o Google foi a única empresa a obter crescimento neste período, um aumento de 59% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o gigante das buscas detém apenas 4% do mercado em seu país de origem.
É importante notar que esses números não refletem a linha do iPhone 15 lançada recentemente. Portanto, a tendência é que os dados da próxima pesquisa mostrem o rápido crescimento da Apple. Há rumores de que a Samsung pode pressionar para lançar a linha Galaxy S24.
iPhone 13 é o telefone mais vendido do mundo
Segundo a última pesquisa da Counterpoint Research (em março de 2023), o iPhone 13 foi o celular mais vendido do mundo em 2022 e, como se não bastasse, a Apple ainda ocupa quase todas as posições do ranking, com a Samsung ocupando o segundo lugar. Poré, existem apenas dois modelos da coreana na lista.
Confira a classificação completa:
- iPhone 13 (5%)
- iPhone 13 Pro Max (2,6%)
- iPhone 14 Pro Max (1,7%)
- Samsung Galaxy A13 (1,6%)
- iPhone 13 Pro (1,6%)
- iPhone 12 (1,5%)
- iPhone 14 (1,4%)
- iPhone 14 Pro (1,2%)
- iPhone SE 2022 (1,1%)
- Samsung Galaxy A03 (1,1%)
Além disso, outro estudo da Counterpoint descobriu que o iPhone 14 emergiu como o telefone mais vendido em vários países em 2023 (EUA, França, China, Alemanha).
Participação de mercado por marca no Brasil
De acordo com dados de 2023 da StatCounter, Samsung (36,64%) e Motorola perderam participação no mercado brasileiro entre maio e julho, enquanto a Apple subiu (18,06%) e ficou quase no mesmo nível da Motorola (18,06%). A Xiaomi caiu ligeiramente em relação ao ano passado, mas permaneceu estável em torno de 12% em 2023, enquanto a Asus quase desapareceu das paradas com uma participação de mercado de 0,49%.
Verifique os números atuais de cada fabricante:
Samsung: 36,64% (de 42,53% em dezembro)
Motorola: 18,17% (de 20,15% em dezembro)
Apple: 18,06% (de 17,91% em dezembro)
Xiaomi: 12,17% (de 13,01% em dezembro)
LG: 3,14% (de 3,86% dezembro)
Asus: 0,49% (de 0,85% em dezembro)