Passageiros agora conseguem pagar passagem de ônibus por meio do celular com um código QR. Saiba mais sobre a novidade!
O celular tem feito cada vez mais parte da nossa rotina e nos ajuda em diferentes tarefas do dia a dia. E para facilitar ainda mais a vida das pessoas, os usuários de transporte coletivo de Porto Alegre agora contam com mais uma forma de pagamento da passagem. A partir de agora, eles podem pagar com um sistema digital, por meio de QR Code. A compra do crédito é feita por meio do aplicativo do cartão Tri, que está disponível para aparelhos Android e iOS.
Mesmo que o usuário não utilize o cartão Tri, ele pode baixar a ferramenta, fazer um cadastro rápido e ter acesso à nova modalidade de pagamento, através do celular. O sistema começou a funcionar nesta sexta-feira (8). Continue a leitura e saiba mais sobre essa nova tendência de pagamento de transporte público!
Pagamento por QR Code
Desde esta sexta-feira (8), usuários de transporte público de Porto Alegre podem pagar a suas passagens por meio de um sistema digital utilizando um Código QR. Para isso, o usuário precisa baixar o aplicativo Tri, fazer um cadastro e começar a usar a nova tecnologia.
A ferramenta possibilita que sejam adquiridos até dez créditos com pagamento por sistema Pix. O QR Code fica disponível no aplicativo para que o passageiro libere a roleta do transporte. Para isso, basta exibir a imagem na tela do celular e colocá-la no leitor que fica localizado abaixo do equipamento de validação, próximo da roleta.
Para facilitar o uso, foi colocada uma base de apoio a 15 centímetros do dispositivo, para que o passageiro encoste o celular e tenha uma referência da distância necessária para a leitura. Segundo a prefeitura, é importante estar atento à tela, se houver danos ou baixa luminosidade, pode dificultar a leitura do código QR.
Além dessa inovação, o aplicativo também conta com outra novidade. Para quem não possui o cartão Tri, o app disponibiliza um botão que permite que o cartão seja solicitado e retirado em um dos locais indicados.
Lanzamiento
No mês de janeiro deste ano, foi lançado o pagamento por Pix para a recarga do cartão. Ao fazer a compra no site ou app do sistema, o cliente tem essa opção, além da possibilidade de pagamentos por boleto e cartões de crédito ou débito.
Há mais de um ano foi iniciada a implementação gradual do aparelho que fica próximo ao motorista e emite um QR code em papel. O recurso é utilizado nos casos em que a passagem é paga por meio de dinheiro. O objetivo disso é facilitar a operação pelo motorista, em um contexto de extinção da presença do cobrador.
A tecnologia disponibiliza os créditos do cartão Tri de forma rápida, em poucos minutos. Ao fazer a recarga pelo site ou app, com pagamento por pix ou cartão, os valores são liberados para o uso em até meia hora. Assim, é só aproximar o cartão do validador do ônibus para receber a recarga. A tecnologia está presente em cerca de 700 ônibus e deve chegar a todos de forma gradativa, facilitando a vida de mais usuários.
Código QR
O QR Code serve para substituir códigos de barra em algumas situações e é muito utilizado para compartilhar dados de uma maneira rápida, principalmente via celulares. A tecnologia foi criada no Japão em 1994.