¿Dónde está la basura de los teléfonos móviles?

Anuncio

Quem já passou pela situação de apagar sem querer um arquivo do celular sabe o nervoso que dá não saber se vai poder rever aquela foto de um dia especial ou vídeo de uma boa lembrança porque não sabe para onde ele vai depois de ser ter sido excluído.

Isso porque, diferentemente dos computadores, os smartphones não tem aquela pasta de lixeira que acumula tudo que é apagado do aparelho, onde podemos encontrar o que, por ventura, precisar ser recuperado. Mas não precisa ter outro nervoso agora, vamos te mostrar algumas soluções para esse problema.

Onde meus arquivos ficam armazenados?

Antes de descobrir para onde vão os arquivos excluídos, vamos primeiro entender onde eles ficam salvos. É bem simples. Podemos separar o armazenamento em duas categorias: o armazenamento local e o armazenamento em nuvem.

Anuncio
  • Armazenamento local: esse tipo de armazenamento é aquele que salva os arquivos no próprio aparelho. Até as coisas que você exclui ficam guardadas lá até que você apague tudo manualmente.
  • Armazenamento em nuvem: O armazenamento em nuvem é ótimo para economizar espaço na memória, porque não utiliza a memória interna do celular. Tudo fica guardado em um ambiente digital, a nuvem, que pode ser acessado facilmente, sendo necessário apenas conexão com a internet. Você também pode gerenciar e editar os arquivos na própria nuvem.

Onde fica a lixeira no Android?

O sistema Android tem uma forma de armazenamento em nuvem própria, o Google Fotos, que facilita a vida de quem quer recuperar algum arquivo de mídia.

O aplicativo já vem baixado no aparelho e, uma vez que a opção de backup e sincronização for ativada, o sistema irá salvar automaticamente todas as fotos e vídeos que estiverem no seu telefone. Tanto os que forem registrados com a câmera do próprio celular ou os recebidos pelo WhatsApp, por exemplo. Tudo fica salvo nessa nuvem.

Lá no Google Fotos você pode encontrar a pasta de lixeira. Os arquivos que forem apagados ficam “salvos” na lixeira por 60 dias e depois são excluídos automaticamente. Assim, caso você se arrependa de ter apagado alguma coisa, pode selecionar a foto, clicar em restaurar e ela irá voltar para a sua galeria.

Anuncio

Onde fica a lixeira no iOS?

Se o você é usuário dos aparelhos da Apple, o percurso para encontrar a lixeira é diferente.

No iPhone você tem a opção de entrar na pasta de “recém apagados” e deletar definitivamente fotos, vídeos ou notas ou restaurar esses itens. Caso você não queira fazer esse trabalho manualmente é só 30 dias, depois disso todos os itens são excluídos permanentemente. Para entrar na lixeira das suas notas basta entrar no próprio aplicativo de notas; o caminho para a lixeira do álbum é similar.


Gerenciadores de Arquivos são uma boa solução

Apesar de não terem uma lixeira específica nos aparelhos, essas opções possibilitam que os usuários tenham algumas formas de recuperar ou deletar definitivamente alguns tipos de arquivos.

Uma outra alternativa é fazer o download de um aplicativo gerenciador de arquivos. Existem várias opções, disponíveis tanto para o sistema Android quanto para o iOS e, geralmente, eles são bem leves.

O aplicativo é uma ótima forma de organizar seu telefone. Ele vai mostrar todas as pastas contidas no telefone, o que estiver no armazenamento interno e as estiverem no cartão de memória. Dessa forma, você tem a possibilidade de apagar arquivos dispensáveis, não só da galeria, mas como também do WhatsApp e de outros aplicativos, arquivos de áudio e documentos.

Veja o vídeo abaixo e saiba mais sobre como acessar a Lixeira do seu celular:

Usted está aquí: