Conheça a nova função de segurança do aplicativo de mensagens. Ela pode proteger contra golpes.
Trabalhando sempre para melhorar a experiência do usuário na plataforma, os novos recursos do WhatsApp prometem melhorar a segurança das mensagens e eliminar de vez os possíveis invasores.
A atualização foi confirmada esta semana e visa dar um alívio para quem usa o aplicativo regularmente e tem medo de possíveis hackers de conta. Continue lendo e saiba mais sobre a nova função.
Mais segurança
Chegou uma novidade no WhatsApp que todos que usam o app devem conhecer. Mais uma vez, o WhatsApp, mensageiro mais popular do mundo, ganha uma nova atualização com o objetivo de melhorar a navegação dos usuários da plataforma.
Desta vez, o novo recurso promete algum alívio e também serve como proteção adicional para todos os usuários da plataforma. Conforme noticiado em abril pelo site de notícias Wabetainfo, o novo recurso servirá para impedir tentativas não autorizadas de transferência de contas de aplicativos para outros dispositivos. Esta atualização inclui proteção de conta usando seu endereço de e-mail. Assim, potenciais golpistas tentando invadir sua conta serão surpreendidos por essa barreira e os clientes serão notificados de que alguém está tentando invadir seu WhatsApp.
Espera-se que a plataforma lance a nova função em breve, e esta notícia pode ajudar qualquer usuário a verificar sua conta em certas circunstâncias incertas. No entanto, de acordo com o site, o novo recurso será oferecido como opção, configurando a autenticação de dois fatores para diferenciá-lo de outras opções que pedem um endereço de e-mail.
Alvo de golpes
Como o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros, também é uma ferramenta popular entre criminosos para aplicar golpes. Para obter dados pessoais, cartões de crédito ou transferências, os criminosos se fazem passar por amigos ou familiares e enviam ofertas falsas ou links para redes sociais em troca de recompensas monetárias.
Os golpes são comuns, mas sua popularidade é maior especialmente em pessoas que não entendem tanto de tecnologia. Um dos golpes mais realizados foi talvez o ponto de partida para a nova atualização do WhatsApp em larga escala. Os aplicativos de mensagens exigem um código de verificação para logar em um novo dispositivo. Na fraude, assim que o código é recebido, os criminosos usam o app como se tivessem o telefone da vítima e o WhatsApp para de funcionar imediatamente. A ideia da nova função é testar serviços óbvios ou autenticações que na verdade não existem.
Vale lembrar, mesmo antes da atualização chegar, que os códigos de verificação do WhatsApp não podem ser enviados a ninguém. Também é uma boa ideia configurar a autenticação de dois fatores para exigir uma segunda senha. Esta etapa também protege você da clonagem de chip.
Aplicativos falsos
Otro golpe comum é o do WhatsApp falso. A Meta, dona do WhatsApp, explica: A única versão válida do Messenger é a versão oficial disponível na loja de aplicativos para dispositivos iPhone ou Android. Todas as outras opções que são coloridas ou oferecem recursos adicionais são falsas e podem levar a golpes.
O mesmo vale para links maliciosos que prometem extensões ou recursos não disponíveis na versão padrão, como pacotes de figurinhas e fundos de apps.