Imagine querer fazer alguma atividade ouvindo música ou podcast com o seu fone de ouvido e ele não conectar como celular!? O primeiro pensamento é que o dispositivo quebrou e que vamos ter que investir em um novo modelo. Porém, isso pode ser desnecessário em alguns momentos, pois algumas coisas podem fazer isso acontecer, e podem ser resolvidas de uma maneira simples e em casa mesmo.
Se você passar por esse tipo de problema, siga esses passos e faça o seu fone voltar a funcionar normalmente.
Se o celular não reconhece o dispositivo, o que pode ser?
Se o seu smartphone não está reconhecendo o auriculares, existem algumas possíveis causas. A principal delas pode estar relacionada ao próprio celular. Também pode ser algum problema com o Bluetooth, caso o fone tenha esse tipo de conexão. Outro problema comum pode ser algum tipo de sujeira obstruindo a conexão, ou problemas com as configurações, ou defeitos nos componentes do fone, que precisam ser avaliados por um técnico.
Como resolver o problema
Teste o dispositivo
Se o celular não está reconhecendo a conexão com o fone, faça o teste com o fone em outro celular. Se o fone funcionar, o problema pode estar relacionado ao celular, se não funcioar, o defeito pode estar no fone.
O dispositivo pode ser testado em qualquer aparelho que tenha entrada para fones, como TVs, celulares, computadores, tablets e outros. Se o fone tenha conexão Bluetooth, ele pode ser postado em qualquer dispositivo que permita essa conexão.
Se o fone não funcionar nesses outros dispositivos, você deve levá-lo em uma assistência técnica para descobrir a causa do problema. Se o fone for novo, pode ser que ele não seja compatível com o seu celular.
Verifique o Bluetooth
Se o seu celular não reconhece o fone, pode ser que ele esteja conectado a outros dispositivos, como caixas de som e outros fones, deixando o seu fone desativado. Para resolver esse problema, abra as configurações do celular e procure a opção Bluetooth.
Verifique se a função está ativada e se ela está conectada a outro dispositivo. Se estiver, desligue a conexão e tente conectar o fone mais uma vez.
Fone de fio não quer conectar
Se o seu fone de fio não quer conectar, pode ser que tenha sujeiras no conector, já que o celular fica exposto o tempo todo. Poeira, fiapos e sujeiras em geral podem obstruir a entrada e impedir a conexão. Nesses casos, você pode verificar se há sujeiras, e se houver, você pode fazer a limpeza. Para isso, você pode usar uma agulha, com bastante cuidado, para não danificar o conector.
Verifique as configurações
Se após esses procedimentos, o celular ainda não conseguir conectar, verifique as configurações de áudio do aparelho. Para isso, você precisa abrir as configurações do celular, ir até “som” e verificar o nível de volume ou outras coisas que podem impedir a reprodução do áudio.
Também é ideal reiniciar o celular, fazendo com que os sistemas sejam reiniciados e algumas falhas sejam corrigidas.
Restaure as configurações
Em último recurso, você pode optar por restaurar as configurações de fábrica. Para isso, se o celular for Android, você deve acessar as configurações, ir em “Sistema”, “Opções de Restauração” e “Apagar todos os dados”.
No iPhone, deve ir em “Ajuste” e apagar “Conteúdo e Ajustes”. Para fazer a restauração, é ideal fazer um backup dos dados, para que nada seja perdido.
Procure um especialista
Se os passos anteriores não resolveram o problema, você deve procurar um especialista na área, para que ele possa analisar o fone e o celular, e descobrir o que está impedindo a conexão. Se o aparelho ainda estiver na garantia, você deve entrar em contato com a fabricante, para que o suporte seja oferecido. Em caso de problemas na fabricação, o aparelho poderá ser consertado ou até trocado por um novo.