Você tem um relógio inteligente? Saiba como utilizá-lo no trabalho, para melhorar a sua produtividade. É muito fácil!
O smartwatch, relógio intligente, pode ser uma boa opção para quem procura formas de ser mais produtivo no ambiente de trabalho. Ao usar o dispositivo, o usuário consegue otimizar tarefas, acompanhar a agenda, fazer anotações e ainda monitorar a sua saúde.
Aparelhos como o Apple Wacth e o Galaxy Watch são alguns dos mais completos disponíveis no mercado atualmente, principalmente quando são usados junto com os celulares das suas fabricantes.
Conheça agora algumas formas de garantir mais produtividade no trabalho utilizando os relógios inteligentes. Mas, fique atento: nem todas as dicas estarão presentes em todos os modelos disponíveis no mercado, principalmente nos modelos mais antigos e acessíveis. Algumas das dicas só podem ser aplicadas nos dispositivos mais recentes.
Acompanhar mensagens e chamadas
Uma das funções disponíveis nos smartwatches é o gerenciamento rápido de mensagens e chamadas. Se o aparelho for equipado com um chip, ou não, ao estar perto do celular emparelhado, ele poderá receber e efetuar ligações usando o som e o microfone do próprio aparelho ou um fone de ouvido Bluetooth que esteja conectado ao relógio. No caso das mensagens, é preciso acessar a área de SMS ou o contato salvo e começar a escrever.
Recentemente, a Meta anunciou a chegada do Whatsapp para os relógios que usam o sistema operacional do Google, o Wear OS. Entre os relógios que receberam a novidade estão o Pixel Watch, do próprio Google, o Galaxy Watch 6, da Samsung e modelos da Xiaomi e Amazfit.
Fazer anotações e consultá-las
Anotar informações que precisam ser guardadas de maneira rápida também é uma ação que pode ser feita no smartwatch. A maioria dos modelos conta com apps específicps para anotações, que podem ser baixadas nas lojas da fabricante do modelo. A Samsgun oferece uma versão do Notes específica para os celulares Galaxy Watch.
Os aplicativos, no entanto, não precisam ser produzidos pela fabricante dos relógios inteligentes. É possível baixar o Keep, do Google, para um reloj de manzana compatível. Por causa do tamanho da tela, pode ser um pouco difícil e demorado anotar tudo, mesmo com o teclado. Uma dica para isso é usar recursos de voz para escrever mais rápido.
Consultar listas de tarefas
Para pessoas que usam lista “to-do”, com coisas que precisam ser feitas, ter um relógio inteligente pode ser uma grande vantagem. É possível acessar aplicativos de lista que ficam salvas no dispositivo. Alguns modelos, como o Apple Watch, já vêm com o aplicativo de lista instalado e sincronizado com o iPhone. Com isso, é possível gerar novas listas no próprio aparelho e acessar as que foram criadas no celular.
Caso o usuário não queira utilizar os apps nativos do relógio, também é possível acessar a loja de apps e verificar quais são as ferramentas compatíveis com o dispositivo. Ao gerar um lembrete, o relógio vai mostrar as atividades na aba de notificações, permitindo o acesso rápido ao conteúdo, com apenas um toque.
Recursos de saúde
Uma das principais características dos relógios inteligentes é os recursos voltados ao monitoramento da saúde. Usuários de Apple Watches Series 4 a Series 8 e Ultra pode fazer monitoramento cardíaco, verificar o oxímetro e outras medições que ajudam a controlar níveis de estresse no trabalho e verificar a necessidade de fazer pausas. Para isso, é preciso que o celular esteja atualizado com a versão mais recente do sistema operacional, assim como o relógio também deve estar atualizado com a versão mais recente do seu sistema.
Gerenciar tarefas
Assim como dá para criar listas e anotações, também é possível acessar a caixa de e-mails e o calendário do usuário. É possível ler, responder e enviar mensagens através do relógio, além de conferir eventos salvos e horário de reuniões.
Modos de concentração
É possível ativar os modos de foco do celular. Com o recurso configurado, além do celular, todos os dispositivos pertencentes ao ecossistema ativam a funcionalidade automaticamente no horário estabelecido pelo usuário.
No caso do Apple Watch, o acesso a essa ferramenta fica no meu de acesso rápido. Após desbloquear o aparelho, basta arrastar a tela para cima até o ícone de lua. Ao pressionar o ícone, as opções poderão ser ativadas ou desativadas.