Cómo presentar una queja en Uber

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Desde a sua estreia no Brasil, em 2014, a empresa americana UBER tem sido foco dos holofotes. Mais do que pelo seu alto desempenho no ramo de transporte privado no país, a multinacional tem sido motivo de debates um tanto quanto “calorosos”.

Hoje, com milhares de usuários ativos, é difícil encontrar algum usuário que nunca tenha passado por alguma situação constrangedora ou reprovável.

Mas e você, já teve uma experiência ruim ou conhece alguém que se enquadre nessa categoria? Pois foi pensando em atender nosso ávido e necessitado público que preparamos um conteúdo exclusivo para quem que quer fazer uma reclamação, mas não sabe como.

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Então confira e aproveite!

Telefone UBER
Como fazer uma reclamação da UBER

Reclamação no UBER: Veja como fazer!

Registrar uma queixa referente a uma viagem realizada com a UBER, ou mesmo contra a própria empresa, é bastante fácil.

Todavia, é preciso analisar qual a opção que mais se adequa a sua necessidade e tem a repercussão no tempo desejado. Sendo assim, apresentamos algumas opções viáveis, tais como:

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  1. Via aplicativo do celular

Através do próprio aplicativo é possível fazer uma reclamação pontual sobre uma corrida ou motorista em específico.

Então, ao presenciar alguma prática ilegal ou constrangedora e que vá contra ao código de conduta da UBER, denuncie. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Acesse a sua plataforma;

  • Vá até a opção “Ajuda”;

  • Selecione a viagem no qual ocorreu a situação indesejada;

  • Escolha a opção que melhor se adequa a sua queixa (reclamação contra um motorista ou viagem); e

  • Selecione o problema referenciado.

Se o seu problema foi com a viagem ou com o motorista, é ideal recorrer a esse método e registrar a sua queixa o mais breve possível. Isso porque, dessa forma, você permitirá que a empresa tome providências rápidas, evitando problemas futuros com outros passageiros.

Ao receber sua denúncia e/ou reclamação a UBER analisará o ocorrido e entrará em contato com você o mais breve possível.

  1. Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

Outra forma de registrar uma reclamação do UBER é através do SAC. O serviço está disponível de forma contínua, ou seja, 7 dias da semana, 24 horas por dia.

Para tal, é só ligar para 0800-591-7045 ou 0800-591-1032. Essa ligação é gratuita!

  1. enviar un correo electrónico

Caso você prefira, é possível também enviar uma reclamação através do e-mail de suporte ao usuário. O endereço para envio é o suport@uber.com.

Normalmente, a plataforma responde em até 48 horas.

  1. Fale com a UBER através das redes sociais

Mas se você é uma pessoa conectada, pode também enviar sua reclamação através das suas redes sociais. Essa via de comunicação é permitida pelos seguintes canais:

  1. Sites de reclamação

Igualmente, é possível fazer reclamações sobre algum serviço prestado pela UBER através dos famosos sites de apoio ao cliente. Dentre os mais conhecidos e utilizados estão o Quejarse aquí y el Consumidor.gov.br.

Porém, esses são recursos que demandam um tempo maior de resposta. Por isso, caso sua denúncia seja contra um motorista ou viagem, recorra a métodos instantâneos de notificação.

  1. Apoio Jurídico

Apesar de ser mais difícil, há situações em que são necessárias a intervenção de uma terceira parte para a resolução de problemas mais complexos.

Visto isso, e se você se enquadra nessa categoria, saiba que pode apelar para o apoio jurídico. Nessa situação, suas opções são:

  • Procurar o Procon da sua cidade;

  • Solicitar a ajuda de um advogado particular; ou

  • Procurar a Justiça Gratuita da sua região.

Aprenda boas práticas de uso do aplicativo

Há algumas formas de evitar situações suspeitas e/ou perigosas. Isso porque, infelizmente, há por aí vários casos de impostores se passando por motoristas da Uber.

Sendo assim, a própria empresa recomenda algumas ações para que o usuário se preteja. Dentre elas estão:

  • Analise a nota do motorista designado antes do início da sua corrida;

  • Leia os comentários deixados pelos outros passageiros;

  • Antes de entrar no carro, confirme o nome do condutor;

  • Verifique se a placa e o modelo do veículo condizem com o apresentado no aplicativo;

  • Durante a corrida, se observar qualquer atitude suspeita, peça para interromper o circuito; e

  • Caso o motorista se negue, peça ajuda através do botão “recursos de segurança”. Através dele você poderá compartilhar o trajeto da sua viagem em tempo real e, também, acionar a polícia.

É claro que, da mesma forma, os passageiros também precisam fazer sua parte. Por isso, boas práticas cabem dos dois lados. Afinal, “gentileza gera gentileza”, certo?

Reclamação Uber

Saiba mais sobre a empresa

A UBER Technologies foi criada em 2009, em São Francisco, Califórnia – USA. Revolucionou o mercado de transporte privado, criando uma verdadeira rede de serviços no ramo e gerando milhares de empregos.

Sem um único carro se quer, é hoje considerada a maior empresa de transporte terrestre do mundo. Atua em mais em 60 países diferentes, contanto apenas com a colaboração de seus filiados.

O foco da empresa é o transporte de passageiros, como os táxis, porém com custos bastante reduzidos se comparados aos serviços convencionais prestados.

Atualmente, com quase 6 anos de atividades em território brasileiro, a empresa está muito bem consolidada. Mesmo assim, busca sempre inovar e atender as necessidades dos seus usuários. Exemplo mais recente é a UberEats, serviço de entrega de comida à domicílio.

Apesar dos problemas envolvendo o nome da multinacional, é preciso aceitar que, de forma geral, é um serviço de utilidade pública e muito requisitado.

Denuncie práticas ilegais

Esperamos que nem você e nem ninguém passe por situações problemáticas usando os serviços da UBER. Porém, como usuários, estamos todos suscetíveis e à mercê da própria sorte.

Todavia, é válido lembrar que a UBER é apenas a empresa e que, quase sempre, os problemas ocorrem não por mau funcionamento da plataforma ou por descaso, mas sim pela conduta dos motoristas aliados.

Visto isso temos um papel importante para a continuidade do serviço e garantia da sua qualidade e segurança. Somos o filtro e o termômetro desse desempenho.

Procon: ¿Qué es y cómo puede ayudarte?

Procon es una institución enfocada precisamente en la protección del consumidor. Y este es el resultado de movimientos desde 1840, en el primer Código de Comercio.

Pero Procon, tal como lo conocemos hoy, es el resultado de una asociación con el Departamento de Justicia, que tiene una unidad Procon en cada estado del país.

El primer Procon, sin embargo, apareció en 1976, en la ciudad de São Paulo. Inicialmente, Procon se llamó Grupo Ejecutivo de Protección al Consumidor.

Con el Código de Protección al Consumidor, en su edición de 1990, las actividades de Procons extendidas por todo el país no hicieron más que fortalecerse.

El objetivo de Procon es asegurar que las empresas, grandes o pequeñas, nacionales o multinacionales, cumplan con las leyes comerciales vigentes.

De esta manera, se pueden controlar y corregir actividades ilegales, engañosas o fraudulentas, garantizando así un mercado justo para los consumidores.

Procon y el código de protección al consumidor

Así, Procon se basa en la Código de Protección al Consumidor, que rige las relaciones comerciales en todo el país.

Este código trata aspectos muy importantes para los consumidores, tales como:

  • El tiempo de entrega
  • Producto no entregado
  • publicidad falsa
  • Información de garantía
  • Prácticas abusivas
  • Responsabilidad del producto
  • Derecho de cambio
  • Entre otros derechos básicos del consumidor

Algunos estados, como Alagoas, por ejemplo, proporcionan un folleto explicativo de uno de los puntos propuestos en el Código de Protección al Consumidor. Para acceder a este folleto, simplemente haga clic en este enlace.

Por ello, todos los análisis y valoraciones se basan en este documento de protección al consumidor, independientemente de dónde viva. Esto se debe a que el CDC, al igual que el Código de Protección al Consumidor, tiene vigencia en todo el territorio nacional.

¿Para qué se utiliza Procon?

Ahora que sabes qué es Procon, ¡necesitas entender para qué sirve!

Sin embargo, parece que la información ya quedó clara en los temas anteriores. Como sugiere el nombre del organismo, la idea de Procon es proteger a los consumidores de prácticas abusivas.

Pero, para ello, es necesario ponerse en contacto con la agencia, realizar su denuncia y presentar su denuncia. ¿Pero cómo funciona esto? ¡Eso es lo que entenderás en el siguiente tema!

¿Cómo funciona Procon?

Lo que no todo el mundo sabe es que puedes buscar Procon incluso antes de comprar un producto o servicio. ¡Así es! Es posible contactar con Procon incluso antes de firmar un contrato.

Procon, por teléfono, puede aclarar algunas dudas de los consumidores y así evitar un dolor de cabeza mayor en el futuro.

Si desea aclarar alguna duda, puede comunicarse con la línea de soporte electrónico de Procon, que se encuentra disponible en el número 151.

Otra alternativa, si lo prefieres, es acudir a una estación Procon de tu ciudad o la más cercana a tu domicilio.

En São Paulo, por ejemplo, hay Procons en diferentes barrios. Algunas de ellas, por ejemplo, tienen servicios programados con antelación, el mismo día.

Es decir, te someterás a un screening con un asistente, quien evaluará tu caso. Dependiendo de cómo vaya, recibirás una contraseña para regresar a la hora establecida.

Qué se puede informar a Procon

Cualquier actividad abusiva o ilegal puede ser registrada ante Procon mediante denuncia, denuncia o manifestación.

Una vez que su derecho haya sido amenazado o violado, puede contactar a Procon.

Puede estar seguro de que, en estos casos, los datos del consumidor están totalmente protegidos y no serán revelados a la empresa denunciada ni a nadie más.

Las principales quejas en Procon son:

  • Relacionados con servicios de telefonía (fija o móvil)
  • Tarjetas de crédito y nombre negativo.
  • Problemas con las compañías de cable
  • No entrega de productos en la fecha establecida

Cómo reportar a Procon

Ahora que comprende qué es Procon, el siguiente paso es comprender cómo informarlo a Procon.

El primer paso es verificar qué unidad Procon se encuentra en su ciudad y/o estado.

Sin embargo, antes de ir allí, es mejor reunir todos los documentos que tenga sobre la denuncia. Entre ellos, puedes utilizar:

  • Factura
  • Recibo
  • Conversaciones por correo electrónico o impresiones.
  • Números de protocolo
  • Contratos
  • Fotos del producto por si llegó defectuoso o roto.

Si entrega las conversaciones, lo ideal es entregarlas impresas a Procon. Por lo tanto, organice la impresión.

Otra cosa que debes hacer antes de buscar Procon es intentar resolverlo directamente con el vendedor y/o la tienda que suministra el producto a través del defensor del pueblo y atención al cliente.

En general, la información de contacto está disponible en la pestaña de contacto del sitio web o en la parte inferior de la página. Puedes contactar con Servicio al Cliente (SAC).

Si la empresa no lo resuelve de manera amistosa, entonces el siguiente paso es presentar estos documentos ante Procon y registrar la denuncia.

No olvide presentar esta documentación junto con un documento de identificación como DNI, Pasaporte o Licencia de Conducir y CPF.

Échale un vistazo, en el sitio web de Procon SP, detalles de cada etapa de la denuncia.

Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas por problemas com a Uber?

En algunas situaciones, otra opción es presentar una demanda en el tribunal de reclamos menores ante una empresa e incluso solicitar una indemnización por daño moral.

Para presentar una demanda en el tribunal de reclamos menores, no necesariamente necesita un abogado. En otras palabras, ¡puede presentar la acción usted mismo!

El primer paso es reunir toda la documentación y acudir al Foro de tu ciudad. Todo lo que sucede en primera instancia es gratis.

Por otro lado, si necesita presentar una apelación, deberá pagarla y también necesitará un abogado.

La reparación tiene un límite de hasta 40 salarios mínimos. Por lo general, las acciones tardan hasta 120 días en ser consideradas. Si la persona gana, el siguiente paso es la ejecución de la sentencia.

Mas e você, faz sua parte? Afinal, somos peça importante nesse processo!

E agora que você já sabe como fazer sua reclamação da UBER, não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais. Dessa forma cada vez mais pessoas terão acesso a essa importante informação.

Agradecemos sua visita e esperamos vê-lo em breve!

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