Confira o crescimento dos celulares do Google no mercado. O Pixel está ganhando espaço no mundo dos smartphones.
Embora esteja em lugar não destacado no enorme mercado de smartphones, o Google Pixel apresentou um aumento significativo nas vendas em todo o mundo, exceto no Brasil. Com o anúncio do Pixel 8 e do Pixel 8 Pro, números atualizados mostram que toda a gama vendeu cerca de 40 milhões de unidades entre 2016 e este ano, com um número significativo a chegar nos últimos 12 meses.
A linha Pixel vendeu 37,9 milhões de telefones desde o lançamento do primeiro modelo, segundo o vice-presidente da IDC, Francisco Jeronimo. O executivo afirmou ainda que as vendas registaram um crescimento de “dois dígitos” nos últimos anos.
Aumento das vendas
Embora esses números ainda não se comparem às vendas anuais do iPhone da Apple, de mais de 224 milhões de unidades, o Google tem visto um crescimento sólido. Em 2018, o Google dobrou suas remessas para quase 4 milhões de unidades em apenas um ano. Em 2019, esse número aumentou para 7,2 milhões. O Google planejava vender 30 milhões de dispositivos em 2022, e quase atingiu, com 27,6 milhões de unidades vendidas antes do lançamento do Pixel 7. Segundo estimativas, isso significa que o número de telefones Pixel vendidos aumentou cerca de 10 milhões nos últimos anos. Foram os melhores 12 meses da história da linha até hoje.
O sucesso está concentrado nos Estados Unidos e no Japão. No início deste ano, o relatório do segundo trimestre mostrou que o Pixel do Google estava ganhando terreno enquanto outros fabricantes de Android estavam em declínio. Em julho, foi relatado que o Japão havia se tornado o maior mercado para os telefones Pixel do Google, com relatórios subsequentes sugerindo que o Pixel estava conquistando participação de mercado do iPhone no Japão. Além disso, o Google é a única marca de smartphones que não registrou declínio ano após ano nas remessas na América do Norte.
Lançamento do Pixel 8
Na última semana o Google anunciou oficialmente sua tão esperada linha Pixel 8. O lançamento consiste em telefones Pixel 8 e Pixel 8 Pro que oferecem recursos aprimorados, câmeras aprimoradas e o novo Android 14.
Poucos dias depois, já existem rumores sobre o Pixel 9. Segundo uma fonte respeitada, o Google aumentará a exibição do modelo 2024. O Google Pixel 8 possui uma tela de 6,2 polegadas, enquanto o Pixel 8 Pro possui uma tela maior de 6,7 polegadas. De acordo com Ross Young, conhecido por fornecer informações exclusivas, a empresa pretende expandir o tamanho da tela do Pixel 9, Pixel 9 Pro e do próximo Pixel Fold. Esta informação foi compartilhada por meio do artigo mais recente de Young.
Os vazadores de informação geralmente concordam com as alterações e atualizações nos telefones que serão lançadas. A principal razão pela qual o Google escolheu uma tela maior pode ser uma resposta à demanda dos usuários por telas de mídia maiores. Esteja você transmitindo vídeo, jogando ou realizando multitarefas, não há como negar que uma tela maior facilita sua vida. Outra é a rival do Google, Apple, que também está melhorando as telas dos telefones. Portanto, a decisão da empresa faz sentido.
No entanto, como não é fácil segurar e usar uma tela grande com uma mão, surgem questões sobre ergonomia. Outro problema é o maior uso da bateria que o Google está enfrentando em seus telefones Pixel. Vale ressaltar que alguns testes de bateria mostram que o Pixel 7 leva vantagem sobre seus concorrentes das famílias Galaxia S23 e iPhone 14.