Telefone embasa: veja aqui!
As companhias de saneamento tem milhares de clientes onde quer que estejam, assim como a Sabesp em São Paulo, a Embasa na Bahía é uma gigante no Estado.
Além disso, é muito comum que esses clientes ocasionalmente precisem falar com a empresa.
Afinal, é comum que ocorram casos de falta de abastecimento, ou outros problemas relacionados.
Nesse sentido, é essencial que essas empresas tenham bons canais de atendimento aos seus clientes.
Por isso, vamos mostrar nesse artigo como falar com a EMBASA nos canais de atendimento ao cliente, SAC e Ouvidoria.
Se a sua dúvida é apenas sobre o telefone da embasa, o mesmo é 0800 0555 195.
O que é a EMBASA?
A EMBASA, Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. é uma sociedade de economia mista de capital autorizado, pessoa jurídica de direito privado, cujo principal acionista majoritário é o Governo do Estado da Bahia.
A empresa é responsável por prestar serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário -incluindo captação, tratamento, e distribuição de água, além da coleta, transporte e destinação adequada dos esgotos domésticos.
A EMBASA atende prioritariamente a população urbana bem como uma parcela considerável da população rural localizada nas proximidades das cidades e dispersas ao longo de sistemas integrados.
As localidades atendidas pelo abastecimento de água da empresa estão localizadas em 366 municípios baianos de um total de 417.
Portanto, a EMBASA é a maior responsável pelo abastecimento de água do estado da Bahia, abrangendo milhares de clientes.
Diante desse cenário, a demanda por canais de atendimento rápidos e eficazes é bastante considerável.
Como falar com a EMBASA
A EMBASA oferece aos seus clientes diversos canais de atendimento, incluindo, aplicativos, telefones, ouvidoria, entre outros. Confira abaixo uma lista completa desses canais:
- Central de Atendimento
- Aplicativo EMBASA
- Escritórios locais
- Defensor del Pueblo
Central de Atendimento EMBASA
É possível falar com a Central de Atendimento EMBASA ligando para o número 0800.0555.195.
Agência Virtual EMBASA
Os clientes podem resolver solicitações básicas, através da agência virtual da empresa. Na página é possível:
- Acessar matrículas
- Acessar 2ª via de conta
- Informar sobre vazamento de água/esgoto
- Informar sobre falta de água
- Realizar denúncia de irregularidade
- Acessar certidão de débito
- Acessar termo anual de quitação de débito
- Entre outros serviços
Postos SAC e Lojas de atendimento nos bairros
Os postos SAC ou lojas de atendimento são locais de atendimento presencial ao cliente. Clicando no link você pode conferir qual o posto mais próximo da sua casa. Ou se preferir clique aqui e faça uma pesquisa sobre a loja de atendimento mais perto de você.
Escritórios Locais
Outra maneira de falar presencialmente com a EMBASA é procurando por um dos escritórios locais da empresa. Confira a lista dos 366 municípios atendidos pela EMBASA.
Aplicativo EMBASA
O Aplicativo EMBASA foi desenvolvido para facilitar o acesso dos clientes ao atendimento da empresa, sobretudo, para os clientes que preferem realizar suas solicitações online de maneira rápida, segura e eficaz.
No App EMBASA, disponível na Tienda de aplicaciones y GooglePlay, o cliente tem acesso a diversos serviços como histórico das últimas contas, comunicação de vazamento de água ou esgoto, orientações sobre débito automático, entre outros.
Ouvidoria EMBASA
El defensor del pueblo debería ser el último recurso del cliente. Por lo tanto, se debe buscar el canal cuando no fue posible atender las demandas con otros canales de atención al cliente como SAC EMBASA.
En este sentido, antes de activar el Ouvidoria EMBASA o cliente deve acionar os Canais de Relacionamento da EMBASA citados acima para solicitar atendimento, serviços ou sanar outras demandas.
Caso a solicitação não seja atendida nos Canais de Relacionamento da EMBASA dentro do prazo informado, a ouvidoria poderá ser acionada. Vale destacar que para registrar uma queixa na Ouvidoria, o protocolo registrado nos outros canais será solicitado.
Para acionar a Ouvidoria o cliente pode usar os seguintes canais:
- Internet
- Presencialmente
- Endereço Eletrônico
Veja também: Telefone Coelba
Ouvidoria EMBASA na Internet
O cliente da EMBASA pode abrir sua solicitação junto à ouvidoria da empresa através do site da Ouvidoria do Estado.
A solicitação pode ser aberta em forma de reclamação, elogio, pedido de informação ou recurso sobre um pedido de informação não atendido de maneira satisfatória.
Vale lembrar que a Ouvidoria da EMBASA faz parte da rede de ouvidorias públicas do estado da Bahia, que por meio do sistema TAG, que é integrado com toda a rede, recepciona as demandas dos clientes e as encaminham para que sejam tomadas as devidas providências.
Ouvidoria EMBASA presencial
O usuário, caso deseje, pode comparecer presencialmente na Ouvidoria Geral do Estado que fica localizada no andar térreo da Governadoria. Ou, ainda, no prédio sede da Embasa, na 4ª Avenida, 420, CAB, e fazer o seu registro.
Endereço Eletrônico Ouvidoria EMBASA
pgov@embasa.ba.gov.br
Embasa: Canais de Reclamação
Por fim, além dos canais disponibilizados pela EMBASA, incluindo o SAC e Ouvidoria da empresa, os clientes podem, ainda, recorrer a outros canais de reclamação, sobretudo se suas queixas não forem atendidas.
Entre os principais canais de reclamação destacam-se os sites Quejarse aquí y consumidor.gov.br. Eles podem ser uma boa alternativa para buscar resolução de problemas, fazer reclamações, entre outras demandas.
No Reclame Aqui, qualquer usuário pode registrar uma reclamação sobre uma empresa. Os registros são feitos anonimamente em respeito a política de privacidade do site.
Assim que uma solicitação é registrada, a empresa pode responder ou não e reclamante. Se a empresa for registrada no site recebe um email com os detalhes do caso no qual está envolvida. Depois da resposta, o cliente avalia se a solicitação foi ou não resolvida.
Com base na avaliação do cliente, tempo de resposta, entre outros fatores, o site gera rankings automatizados para a empresa. Além disso, o próprio site cria avaliações para as companhias seguindo critérios próprios. Consulte avaliação da EMBASA no Reclame Aqui.
Já o site consumidor.gov.br, criado pelo Ministério da Justiça como parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, atua de maneira parecida, porém com algumas diferenças.
No consumidor.gov.br o cliente registra sua queixa e a empresa tem até 10 dias para responder. Contudo, só são registradas solicitações para empresas que se cadastraram voluntariamente no site. Nesse cenário, o cliente fica a mercê da boa vontade da empresa.
Infelizmente para os clientes EMBASA, a companhia não é cadastrada, o que significa que não é possível registrar reclamações sobre a empresa no site.
Por fim, caso as solicitações não sejam atendidas de nenhuma forma, o consumidor pode recorrer a outros canais de reclamação como:
- Procons
- Justiça comum
- Agências Reguladoras – Anel
- Juizados Especiais Cíveis
Em geral, esses canais costumam apresentar resultados mais efetivos no que tange à resolução dos problemas. Contudo podem demandar mais tempo, uma vez que incluem deslocamento, organização de documento, entre outras coisas.
Nesse sentido, antes de tudo, o consumidor deve procurar a solução de suas solicitações primeiramente no SAC EMBASA ou Ouvidoria EMBASA.
Porém, se nenhum resultado for obtido junto à companhia, o cliente pode buscar por outros canais, incluindo a justiça se for necessário.
Quer emitir a segunda via da Conta Embasa? Assista o vídeo abaixo e aprenda como fazer: