Usar o cartão de crédito é maravilhoso. Mas, chega o final do mês e, além das compras acumuladas, parece que as faturas dobraram o valor. Bom, na verdade, isso só acontece se você ainda não sabe que é possível ter um cartão de crédito livre de taxas e continua pagando juros, anuidades e tudo mais.
Continue lendo para saber tudo sobre como utilizar o cartão de forma quase isenta de outros pagamentos que não sejam as suas compras. Também explicaremos o que significa cada cobrança do cartão.
Quais são as taxas de cartão de crédito?
Sabia que, além dos juros por atraso, existem outras taxas que são cobradas em um cartão de crédito tradicional? Abaixo, estão todas as despesas relativas a faturas de cartão e os seus valores aproximados.
Anuidade
Algumas instituições cobram um valor apenas para você poder possuir e utilizar o cartão de crédito. Essa taxa concerne à prestação de serviço e à manutenção do cartão e costuma ser, nas opções mais baratas, de R$ 20 mensais, ou cerca de R$ 240 por ano.
Juros rotativos
Os juros rotativos são uma cobrança feita quando o valor da fatura não é pago integralmente, aumentando o que a pessoa deverá pagar no mês seguinte. Pode passar de 10% ao mês.
Taxa de parcelamento
Para alguns cartões de crédito, faz diferença se você paga em uma ou em mais parcelas. A segunda opção pode gerar uma taxa em cima do pagamento da compra específica que foi parcelada. Essa cobrança geralmente vai de 3% a 6%.
Juros de mora
Os juros de mora são basicamente uma punição pelo atraso da parcela. Essa cobrança não pode passar de 1% mensal.
Multa
Outro modo de punir quem atrasa a conta do cartão é através da cobrança de uma multa, que é legalmente limitada a 2% ao mês.
Por que os cartões de crédito cobram taxas?
Como foi explicado, a anuidade do cartão de crédito é o valor que o banco considera necessário para manter as transações funcionando. Por este motivo, é mais comum que instituições financeiras digitais ofereçam cartões livres dessa taxa do que as tradicionais, já que possuem menos despesas com funcionários e infraestrutura.
As outras cobranças servem como uma compensação ao banco do valor que eles te emprestam e ainda não receberam de volta. Por último, os juros e anuidades constituem também fontes de renda das instituições, que, como todas as empresas, precisam gerar lucros.
Existe cartão de crédito totalmente sem taxas?
Ainda não existe um cartão de crédito livre de todos os tipos de taxas. Porém, vem se tornando cada vez mais comum a existência de cartões que não possuem anuidade.
Algumas instituições oferecem o serviço como uma bonificação para os correntistas ou para quem faz investimentos, outros apenas tem uma versão de crédito gratuito, só que com menos benefícios do que os que possuem anuidade.
Como ter um cartão de crédito livre de taxas?
Antes de contratar um cartão de crédito, confira se existe anuidade. Lembrando que mesmo os cartões livres de anuidade podem possuir outras taxas, então para não pagar nenhum (ou quase nenhum) adicional, algumas atitudes devem ser realizadas ao usar o cartão. Como:
- caso o cartão tenha taxa de parcelamento, evitar pagar a compra em mais de uma vez;
- nunca atrasar o pagamento, para não gerar o juros de mora e a multa;
- sempre pagar a fatura completa, por causa dos juros rotativos.
Se precisar muito ir contra uma dessas regras, opte pelo parcelamento, que tem uma taxa menor do que o juros rotativos, gera cobrança apenas sobre a compra parcelada e não leva a um grande risco de acumular dívidas como o atraso dos pagamentos.
Então, ter um tarjeta de crédito sem taxas depende de escolher o banco e o tipo de cartão certo e de adquirir hábitos de compras estratégicos. Se gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e familiares e os livre das taxas e juros abusivos.