Saiba tudo sobre as rentes mudanças na rede social. Elas são mínimas, mas essenciais, segundo a empresa!
A rede social Facebook, da Meta, mudou a sua logo recentemente, mas poucos usuários notarão a diferença. Nesta quarta-feira, a plataforma anunciou uma atualização para o seu sistema de identificação, que entre as mudanças, inclui o novo ícone.
A explicação da empresa foi bem ostensiva, mas as mudanças são mínimas: a nova versão adota um tom de azul mais escuro e sem degradê e o “f” aparece um pouco diferente. Segundo a Meta, a intenção da empresa era criar um design atualizado do logotipo do Facebook fosse mais ousado, elétrico e duradouro.
Na mesma publicação com as informações, a Meta compartilhou uma breve linha do tempo que mostra cada um dos ícones adotados pela rede social ao longo dos anos. Saiba mais sobre essa mudança, mesmo que mínima, no visual da rede social!
Mudanças no Facebook
A atualização de identidade da rede também resultou em uma atualização para o tipo de letra Facebook Sans, a fonte adotada para a logo da plataforma. Segundo a empresa, a alteração permite desenvolver uma herança de identidade e ajudar a criar uma relação mais forte entre a forma como a marca nominativa combina com o resto da fonte.
A nova versão adota um tom de azul mais escuro sem o antigo degradê. As reações do Facebook receberam um leve retoque. Neste caso, é ainda mais difícil de reparar as mudanças. Segundo a empresa, as cores foram ajustadas para atender às orientações de acessibilidade de cores, para que a iconografia seja legível em qualquer tamanho, flexível o suficiente para diferentes necessidades e fácil para as pessoas interagirem.
Mais mudanças
Segundo the Goal, essa é apenas a primeira fase de transformação na identidade da rede social. Com isso, mais mudanças devem chegar à plataforma logo logo. A empresa ainda afirmou que os refinamentos criarão uma experiência mais consistente, pessoal e integrada para as pessoas que interagem com o Facebook.
Não há previsão de quando os novos ajustes será implementado no serviço, mas é possível que não demore.
A justiça brasileira condenou o Facebook recentemente a pagar R$20 milhões em danos morais coletivos por problemas de vazamentos no país entre 2018 e 2019. A decisão é da 29ª Vara Cível de Belo Horizonte.
A decisão também firmou que a empresa deve pagar R$5 mil, de forma individual, a cada internauta que tenha sido afetado pelo vazamento dos dados e que entrar com uma ação contra a empresa.
Para requerer o valor, é necessário que o usuário comprove ter estado na plataforma durante o período do vazamento. Como foram dois vazamentos, em anos diferentes, a justiça ainda pode decidir por duas indenizações, implicando um pagamento de R$10 mil.
O primeiro vazamento aconteceu em setembro de 2018, após um grupo de hackers ter burlado o sistema de segurança da rede e conseguido dados pessoais de usuários, como telefones e e-mails.
Em dezembro do mesmo ano, fotos foram vazadas, inclusive algumas carregadas que não foram publicadas. Já em meados de abril de 2019, senhas de 22 mil contas da rede social e detalhes pessoais de mais de 540 milhões de usuários foram expostos.
A empresa Meta ainda pode recorrer da ação, que corre em primeira instância.