Energisa Telephone
A Energisa é uma distribuidora de energia que atua há 110 anos no mercado brasileiro.
Presente em 788 municípios espalhados por 9 estados no país e provendo energia elétrica para cerca de 16 milhões de pessoas, a Energisa é uma das grandes empresas do setor elétrico do Brasil e tem grande representação na Bolsa de Valores brasileira.
Este texto é destinado aos clientes da Energisa que desejam entrar em contato com a empresa para sanar algum problema ou tirar alguma dúvida.
Como entrar em contato com a Energisa?
Em decorrência do elevado número de usuários dos seus serviços, a Energisa disponibiliza aos cidadãos muitos canais de atendimento ao cliente.
Assim, para grande parte das suas necessidades, sempre haverá mais de uma forma de entrar em contato com a empresa para realização das tratativas. Há ainda possibilidade de autoatendimento através do site da Energisa, conforme veremos nos próximos tópicos.
Os principais canais da Energisa destinados ao relacionamento com cliente são:
- Contato telefônico
- Agência Virtual do site da Energisa
- Social media
- Application
Site da Energisa
Além da ampla gama de possibilidades de atendimento da empresa, muitos dos serviços podem ser acessados pelo usuário diretamente no site da Energisa: http://bit.ly/2H7KLBT.
Assim, você poupa o seu tempo e alcança rapidamente a solução de que necessita. Através do site o cliente poderá desfrutar, entre outros, dos seguintes serviços:
- Relatar falta de energia
- Emitir segunda via da fatura da Energisa
- Acompanhar as solicitações
- Iniciar ligação nova de energia
- Solicitar o recebimento da fatura por e-mail
- Cadastrar débito automático
- Atualizar dados cadastrais
- Consultar histórico de consumo
- Negociar dívida
Além dos citados, há muitas outras possibilidades para o cliente na plataforma Agência Virtual da Energisa.
Caso você possua qualquer dúvida ou tratativa a realizar com a empresa, verifique primeiramente se existe solução para o seu problema na própria Agência Virtual.
Provavelmente você conseguirá sanar qualquer pane rapidamente, evitando a necessidade de ligar para o SAC ou de se deslocar até uma das unidades de atendimento presencial da empresa.
Aplicativo Energisa On
The application Energisa On traz aos clientes uma possibilidade ainda mais cômoda de autoatendimento. Na palma da sua mão, você poderá ter acesso a todas as facilidades oferecidas através da Agência Virtual.
O aplicativo está disponível para usuários de dispositivos Android, iOS e Windows. Nele, você pode solicitar segunda via da conta, consultar histórico de consumo, cadastrar débito automático, entre muitas outras possibilidades de serviços.
Atendimento por E-mail
Se você não encontrou o que precisava na Agência Online nem no aplicativo, não se desespere! Ainda há uma solução possível antes de precisar usar o telefone. Entre em contato com um atendente através do E-mail.
Para isso, basta acessar http://bit.ly/2V6hc7C, preencher o formulário com as informações solicitadas.
Telefones da Energisa
Caso nenhuma das soluções anteriores tenha sido suficiente para você, é possível que seja necessário ligar para o SAC da empresa. Muitos tentam evitar esta opção a todo custo, mas às vezes ela se faz necessária.
Para facilitar, listamos abaixo os principais telefones da Energisa para cada um dos Estados em que ela atua.
- Energisa Minas Gerais: 0800 032 0196 – 0800 032 1234
- Energisa Mato Grosso: 0800 646 4196 – 0800 648 1782
- Energisa Mato Grosso do Sul: 0800 722 7272. – 0800 722 0445
- Energisa Paraíba: 0800 083 0196 – 0800 086 1234
- Energisa Paraná: 0800 701 0326 – 0800 648 1783
- Energisa Rio de Janeiro: 0800 032 0196 – 0800 032 0196
- Energisa Sergipe: 0800 079 0196 – 0800 079 1234
- Energisa São Paulo: 0800 701 0326 – 0800 648 1783
- Energisa Tocantins: 0800 721 3330 – 0800 648 1781
Endereços das unidade de atendimento
A Energisa dispõe de uma ampla rede de atendimento presencial. Há lojas espalhadas por todos os Estados onde a empresa atua.
Em alguns casos, é possível que seja necessário o deslocamento do usuário até a unidade de atendimento, principalmente em relação a novos contratos.
Para verificar qual unidade fica mais próxima de sua casa, acesse o link http://bit.ly/2YfLQxa.
Energisa nas redes sociais
Acompanhe a Energisa nas redes. Além de se manter antenado às novidades da empresa, alguns tipos de atendimentos emergenciais podem ser realizados diretamente através das redes sociais. Confira como encontrar a Energisa em cada rede social:
- Facebook: Fanpage Energisa
- Twitter: @energisa
- Instagram: @energisa
Ouvidoria Energisa
Caso você tenha feito uma solicitação à Energisa e não tenha obtido resposta dentro do prazo razoável, ou ainda se o atendimento prestado não foi satisfatório, você pode fazer uso da Ouvidoria para registrar uma reclamação.
O procedimento é extremamente simples, mas é necessário que você já possua o protocolo do atendimento que gerou o transtorno. Após efetuada a reclamação na ouvidoria, a Energisa terá um prazo de 15 dias para lhe dar o retorno adequado.
Para registrar a reclamação na ouvidoria, basta preencher as informações solicitadas no formulário do link http://bit.ly/2LsiKcj.
Como efetuar uma realização na Aneel
Não obteve o atendimento adequado pelas vias comuns, efetuou a reclamação na ouvidoria da Energisa e ainda assim o problema não foi resolvido? Bem, neste caso o melhor é acionar a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica.
É a Aneel que regula e fiscaliza a atividade de distribuição de energia elétrica no país. Portanto, é o seu último recurso para corrigir a situação sem precisar ingressar com uma ação judicial.
To make a complaint, use one of the methods below:
- Telephone 167;
- Form on the Aneel website via the link http://bit.ly/2V5znu9;
- Online chat at http://bit.ly/2PStuzn;
Entretanto, é importante lembrar que esta modalidade de reclamação só pode ser efetuada após a tentativa de solução através da ouvidoria da empresa. Ou seja, a Aneel solicita expressamente os números de protocolo do atendimento e da ouvidoria para registrar sua reclamação, portanto é importante que você os tenha em mãos antes de começar.
See also: telefone Enel
Social Electricity Tariff: see if you are eligible!
The social electricity tariff is a Federal Government program that aims to benefit low-income families in Brazil.
The benefit is achieved through a reduction in the energy tariff by a percentage of up to 65%, depending on the case.
This program was established by Law No. 12;212/2010.
If you want to know whether or not your family has this right, we have prepared a complete article about this program. Find out everything about the Social Energy Tariff by clicking on the Link.
How to make a complaint to Procon
Esperamos que a sua situação com a ENERGISA não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Unfortunately, in Brazil, companies still insist on disrespecting consumers' rights, and when this happens, there is no other way out than to seek out your rights.
PROCON is the acronym for Consumer Protection and Defense Program. It is a foundation created to solve problems between consumers and companies.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a ENERGISA, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
This foundation has a direct link with the Department of Justice, thus, it is a highly regarded institution within the Brazilian State, and is able to resolve the most diverse problems involving energy distributors.
It is important for you to know that PROCON is present in all Brazilian states, precisely to better meet the demands related to compliance with the standards of Consumer Protection Code.
The primary objective of this body is precisely to prevent abuse by companies in their relationships with their customers, always intervening when necessary.
As provided for in the Consumer Protection Code, PROCON and other entities that were created to protect consumers make up the National Consumer Protection System.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON, access here.
What to do about reimbursement for appliances in a power outage?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a ENERGISA é justamente sobre o reimbursement for burned devices in cases of power outages.
Unfortunately, power outages are very frequent and when they happen, they damage and burn out several electronic devices, especially the more expensive ones, such as refrigerators and televisions.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a ENERGISA com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
But after all, do you know what your rights are in these cases and how to act?
According to article 22 of the Consumer Protection Code, energy distributors have the duty to provide adequate and safe services to consumers.
In cases where companies fail to comply with the rule, causing devices to burn out, for example, they are obliged to pay the consumer for the damage caused.
The consumer has a period of 90 days to make the payment request and the company must inspect the damaged equipment within ten days.
After the inspection, the energy distributor has another 15 days to inform the consumer of the results of the inspection.
After the inspection result, if the problem is confirmed, within 20 days, the company must repair, pay in cash or replace the burned-out device.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a ENERGISA por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
If your problem is not properly resolved, you can still file a complaint with PROCON or ANEEL. Don't waste time, seek your rights!
What is the deadline for a power cut due to non-payment?
We know that Brazil is currently experiencing a difficult time. With an economic crisis that never ends and unemployment at an all-time high, people are facing financial difficulties.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da ENERGISA.
When this happens, it is common for consumers to be concerned about a possible power outage, something that is very likely to happen.
For this reason, it is important for you to know that there is no specific number of bills or days late in the law that would allow the suspension of the energy supply.
In this way, the energy distributor can even count the electricity of a consumer with just one overdue bill.
However, for this to actually occur, prior communication is required. of at least 15 days.
Sendo assim, se a ENERGISA ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Even if the Account is in arrears, the obligation in this case is to provide prior notice.