A Enel Distribuição São Paulo é uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do mundo. Se você reside na região de São Paulo, há grandes chances de que você esteja utilizando os serviços desta empresa em sua casa ou comércio.
Atualmente, o grupo Enel presta seus serviços em 34 países. No Brasil, o grupo está presente nos estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Ceará.
A Eletropaulo agora é Enel
Muitos ainda conhecem esta empresa pelo nome Eletropaulo. Ocorre que, após ela ser adquirida pela multinacional Enel, a empresa passou a se chamar Enel Distribuição São Paulo.
Canais de atendimento ao cliente
Neste artigo, abordaremos os principais canais de atendimento fornecidos pela Enel São Paulo para resolução dos problemas dos cidadãos, como emissão de segunda via de fatura, religação de energia, falta de energia, entre outros.
A empresa disponibiliza aos consumidores quatro formas de atendimento remoto: por telefone, por SMS, pelo site e pelo aplicativo da Enel.
Além destas, há ainda a possibilidade de se deslocar até uma das lojas da Rede de Atendimento Presencial da Enel, onde o cliente poderá tirar suas dúvidas e solucionar suas questões presencialmente.
Telefones da empresa para atendimento 24h
Caso você deseje falar com um atendente, consulte abaixo os principais telefones da Enel de acordo com as suas necessidades:
- Atendimento comercial 24h: 0800 72 72 120;
- Atendimento para deficientes auditivos 24h: 0800 77 28 626. Este telefone é destinado apenas para deficientes auditivos que necessitem de atendimento emergencial;
- Atendimento Emergência 24h: 0800 72 72 196. Este telefone é destinado aos atendimentos emergenciais, como informar falta de energia ou problemas na fiação.
- Atendimento comercial fora da área de concessão: (11) 2195-2734. Destinado aos clientes da Enel que se encontrem fora da área de concessão dos serviços.
- Atendimento emergencial fora da área de concessão: (11) 2195-2758. Destinado ao atendimento emergencial para os clientes que se encontrem fora da área de concessão dos serviços.
Vale destacar que nem sempre o cliente precisará fazer o contato telefônico. Felizmente, a empresa dispõe dos mais diversos canais de atendimento, dispensando a necessidade de ligar para o telefone da Enel.
Como veremos abaixo, muitas das necessidades podem ser atendidas por simples mensagens de textos, através do site da empresa ou ainda por meio do aplicativo.
Torpedo Fácil: fale com a Enel via mensagem de texto
Através deste canal de atendimento, o usuário poderá acessar os seguintes serviços:
- Emissão de segunda via de fatura: enviar a palavra CONTA seguida de seu número de instalação;
- Informar falta de luz: enviar a palavra LUZ seguida de seu número de instalação.
Os torpedos devem ser encaminhados para o número 27373.
Esta é uma imensa facilidade, pois a emissão de 2ª via e o relato de falta de luz são os principais motivos dos usuários para entrar em contato com a Enel.
É ainda mais simples do que a realização de solicitações através do site. Basta um SMS com uma única palavra para realizar a sua solicitação.
Resolva seu problema através do site – sem falar com um atendente
Sabendo que boa parte dos consumidores prefere evitar o atendimento telefônico, a ENEL disponibiliza para seus clientes o acesso à Agência Online.
Através desta ferramenta, você pode sanar alguns dos principais problemas sem a necessidade de realizar contato por telefone.
Caso o seu problema não possa ser tratado através do Torpedo Fácil, acesse a Agência Online.
A plataforma é muito intuitiva e facilita demais o contato dos consumidores com a Enel. Os serviços que são oferecidos pela empresa através deste canal são:
- Segunda via da conta de luz
- Solicitar religação
- Negociar dívidas
- Informar falta de energia
- Alterar titular
- Consultar os locais para pagamento da sua fatura
Desta forma, caso sua necessidade seja relacionada a qualquer um destes assuntos, não há necessidade de ligar para a ENEL: você pode resolver tudo online!
Para acessar esta plataforma, clique no link http://bit.ly/enelvirtual
Aplicativo da Enel
Para aumentar a satisfação de seus usuários, a Enel disponibilizou para usuários Android e iOS o application Enel São Paulo. Através do app, é possível efetuar grande partes das solicitações mais recorrentes, como:
- Alterar titular
- Cancelar contrato
- Alterar endereço da fatura
- Cadastrar débito automático
- Solicitar instalações
- Pedir indenização
- Denunciar fraude
- Acompanhar as solicitações realizadas
Ouvidoria ENEL da empresa em caso de reclamação
Para registrar uma reclamação, o cliente pode utilizar todos os meios citados acima, com exceção do Torpedo Fácil – visto que ele se destina exclusivamente a informar falta de luz e solicitar segunda via da conta de energia.
Além dos anteriores, a empresa possui um canal de atendimento telefônico específico para a ouvidoria.
Através do número 0800 72 73 110 o cliente pode realizar uma reclamação diretamente na ouvidoria da Enel.
Caso prefira efetuar a reclamação através do site, é possível utilizar o link http://bit.ly/2DTxOtB.
Rede de atendimento presencial
Para aqueles que buscam atendimento presencial, é possível se dirigir a uma das lojas da Rede de Atendimento Presencial da Enel. Existem 30 lojas espalhadas por toda a área de concessão dos serviços da empresa.
Os endereços podem ser conferidos no link http://bit.ly/2DRT0QI.
Enel nas redes sociais
Você pode entrar em contato com a Enel também através das redes sociais. Consulte abaixo o perfil da empresa em cada uma das principais rede.
- Facebook: Click here
- Instagram: @enelbrasil
- Twitter: @Eletropaulo – @EnelClientesBR – @EnelBrasil
Problemas com a ENEL: Como Resolver?
Infelizmente sabemos que é muito comum os clientes terem problemas com a ENEL, como demora para fazer a religação da energia após o pagamento de uma conta atrasada.
Quando ocorrem erros por parte da distribuídora de energia, é necessário acionar a ouvidoria ou o setor de atendimento, buscando sempre sanar o problema.
De qualquer forma, é importante os consumidores saberem que podem fazer uma reclamação a uma agência de fiscalização externa, caso haja o descumprimento de alguma norma por parte da ENEL.
É para isso que existe a ANEEL, da qual falaremos um pouco mais abaixo.
What is ANEEL?
A ANEEL é a Agência Nacional de Energia Elétrica, e é um órgão extremamente importante para a fiscalização das distribuídores de Energia elétrica do país.
A ANEEL desempenha diversas atividades para garantir que o setor elétrico se desenvolva com equilíbrio e em benefício da sociedade, sempre respeitando o consumidor e os seus direitos.
Portanto, se você teve algum problema que a ENEL não resolveu através da sua Ouvidoria, ANEEL may be contacted through one of your means of contact. See the ways:
- telephone 167 (Monday to Saturday, 6:20 am to midnight)
- form on the Aneel website
- online chat (Monday to Saturday, 8am to 8pm)
Remember to have your energy bill and the protocol numbers already provided by the distributor on hand.
See also: telefone coelba
Social Electricity Tariff: see if you are eligible!
The social electricity tariff is a Federal Government program that aims to benefit low-income families in Brazil.
The benefit is achieved through a reduction in the energy tariff by a percentage of up to 65%, depending on the case.
This program was established by Law No. 12;212/2010.
If you want to know whether or not your family has this right, we have prepared a complete article about this program. Find out everything about the Social Energy Tariff by clicking on the Link.
What to do about reimbursement for appliances in a power outage?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a ENEL é justamente sobre o reimbursement for burned devices in cases of power outages.
Unfortunately, power outages are very frequent and when they happen, they damage and burn out several electronic devices, especially the more expensive ones, such as refrigerators and televisions.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a ENEL com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
But after all, do you know what your rights are in these cases and how to act?
According to article 22 of the Consumer Protection Code, energy distributors have the duty to provide adequate and safe services to consumers.
In cases where companies fail to comply with the rule, causing devices to burn out, for example, they are obliged to pay the consumer for the damage caused.
The consumer has a period of 90 days to make the payment request and the company must inspect the damaged equipment within ten days.
After the inspection, the energy distributor has another 15 days to inform the consumer of the results of the inspection.
After the inspection result, if the problem is confirmed, within 20 days, the company must repair, pay in cash or replace the burned-out device.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a ENEL por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
If your problem is not properly resolved, you can still file a complaint with PROCON or ANEEL. Don't waste time, seek your rights!
What is the deadline for a power cut due to non-payment?
We know that Brazil is currently experiencing a difficult time. With an economic crisis that never ends and unemployment at an all-time high, people are facing financial difficulties.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da ENEL.
When this happens, it is common for consumers to be concerned about a possible power outage, something that is very likely to happen.
For this reason, it is important for you to know that there is no specific number of bills or days late in the law that would allow the suspension of the energy supply.
In this way, the energy distributor can even count the electricity of a consumer with just one overdue bill.
However, for this to actually occur, prior communication is required. of at least 15 days.
Sendo assim, se a ENEL ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Even if the Account is in arrears, the obligation in this case is to provide prior notice.
How to make a complaint to Procon
Esperamos que a sua situação com a ENEL não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Unfortunately, in Brazil, companies still insist on disrespecting consumers' rights, and when this happens, there is no other way out than to seek out your rights.
PROCON is the acronym for Consumer Protection and Defense Program. It is a foundation created to solve problems between consumers and companies.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a ENEL, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
This foundation has a direct link with the Department of Justice, thus, it is a highly regarded institution within the Brazilian State, and is able to resolve the most diverse problems involving energy distributors.
It is important for you to know that PROCON is present in all Brazilian states, precisely to better meet the demands related to compliance with the standards of Consumer Protection Code.
The primary objective of this body is precisely to prevent abuse by companies in their relationships with their customers, always intervening when necessary.
As provided for in the Consumer Protection Code, PROCON and other entities that were created to protect consumers make up the National Consumer Protection System.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON em São Paulo, access here.