Você conhece a Companhia Energética de Brasília? Também conhecida como CEB, a empresa criada em 16 de dezembro de 1968 é originária do Departamento de Força e Luz da Novacap. Inicialmente conhecida como Companhia Elétrica de Brasília, em 1993 a empresa alterou o nome “elétrica” para “energética”, passando também a distribuir gás canalizado e outras fontes de energia. Atualmente, a CEB é uma holding de economia mista composta por dez empresas.
Se você deseja entrar em contato com a CEB, continue lendo este texto. Abaixo listamos algumas das opções de canais a sua disposição. Confira!
Telefone Companhia Energética de Brasília
O telefone é uma das maneiras mais práticas de entrar em contato com qualquer empresa que ofereça um número pelo qual os clientes podem enviar as suas demandas. Com a CEB não é diferente. Pelo serviço de Teleatendimento da CEB é possível pedir religação de energia elétrica, a segunda via da conta de luz, alteração de data de vencimento, correção de dados cadastrais, unificação de medição e muito mais.
A ligação é gratuita e está disponível 24h. Para facilitar o atendimento, a CEB sugere que você tenha sempre à mão a sua conta de luz.
Veja abaixo como entrar em contato.
Distrito Federal
Para aqueles que vivem no Distrito Federal, a CEB oferece serviço de atendimento telefônico pelo número: 116.
Outras Regiões
Pessoas que vivem em outras áreas devem ligar para o número: (61) 3316-0196.
CEB Mobile
Também é possível acessar o serviço de atendimento da CEB pelo aplicativo para smartphones. O app CEB Distribuição é gratuito e está disponível para as plataformas Android, IOS e Windows Phone. Com ele é possível solicitar 2ª via da conta de luz ou código da barras das contas em aberto, religação normal ou religação de urgência e comunicar falta de energia.
Para ter acesso aos serviços da CEB no aplicativo é necessário o código da unidade consumidora e o CPF do titular. O código se encontra no canto superior direito da conta de luz. Assim que você informa o código e o CPF, receberá o número de protocolo do serviço solicitado e todo o histórico de solicitações fica armazenado no aplicativo.
CEB Torpedo
Também é possível entrar em contato com o CEB Torpedo. O serviço permite que você informe à CEB, por meio de uma mensagem SMS, uma possível falta de energia elétrica. Uma vez que você envia a mensagem, recebe o protocolo automaticamente.
Outros serviços também podem ser solicitados, como o código de barras para pagamento de conta de luz e religação de sua unidade consumidora.
Para avisar a CEB sobre Falta de Energia, envie uma mensagem SMS para o número 27323 com o seguinte conteúdo:SL + Código do Cliente, que se encontra na parte superior direita da conta de luz.
Atendimento Online
Outra opção para quem deseja entrar em contato com a CEB é pelo atendimento online. Converse com um de seus atendentes via chat.
Pelo canal, você também tem a opção de fazer uma videoconferência e enviar arquivos, como contratos de aluguel. Para realizar uma videoconferência, basta solicitar ao atendente quando você for atendido.
Ombudsman
A ouvidoria é a área da empresa que tem seu foco específico na solução dos problemas que não foram resolvidos pelos outros canais de atendimento. O serviço é a última instância de resolução, e deve ser acionada quando todos os outros departamentos falharem na tentativa de deixar solucionar a sua demanda.
A CEB também oferece um serviço de ouvidoria para o seus clientes. Entre em contato. Basta ligar para o número: 0800 644 6116.
What to do about reimbursement for appliances in a power outage?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a CEB é justamente sobre o reimbursement for burned devices in cases of power outages.
Unfortunately, power outages are very frequent and when they happen, they damage and burn out several electronic devices, especially the more expensive ones, such as refrigerators and televisions.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a CEB com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
But after all, do you know what your rights are in these cases and how to act?
According to article 22 of the Consumer Protection Code, energy distributors have the duty to provide adequate and safe services to consumers.
In cases where companies fail to comply with the rule, causing devices to burn out, for example, they are obliged to pay the consumer for the damage caused.
The consumer has a period of 90 days to make the payment request and the company must inspect the damaged equipment within ten days.
After the inspection, the energy distributor has another 15 days to inform the consumer of the results of the inspection.
After the inspection result, if the problem is confirmed, within 20 days, the company must repair, pay in cash or replace the burned-out device.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a CEB por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
If your problem is not properly resolved, you can still file a complaint with PROCON or ANEEL. Don't waste time, seek your rights!
How to make a complaint to Procon
Esperamos que a sua situação com a CEB não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Unfortunately, in Brazil, companies still insist on disrespecting consumers' rights, and when this happens, there is no other way out than to seek out your rights.
PROCON is the acronym for Consumer Protection and Defense Program. It is a foundation created to solve problems between consumers and companies.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a CEB, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
This foundation has a direct link with the Department of Justice, thus, it is a highly regarded institution within the Brazilian State, and is able to resolve the most diverse problems involving energy distributors.
It is important for you to know that PROCON is present in all Brazilian states, precisely to better meet the demands related to compliance with the standards of Consumer Protection Code.
The primary objective of this body is precisely to prevent abuse by companies in their relationships with their customers, always intervening when necessary.
As provided for in the Consumer Protection Code, PROCON and other entities that were created to protect consumers make up the National Consumer Protection System.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON em Brasília, access here.
What is the deadline for a power cut due to non-payment?
We know that Brazil is currently experiencing a difficult time. With an economic crisis that never ends and unemployment at an all-time high, people are facing financial difficulties.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da CEB.
When this happens, it is common for consumers to be concerned about a possible power outage, something that is very likely to happen.
For this reason, it is important for you to know that there is no specific number of bills or days late in the law that would allow the suspension of the energy supply.
In this way, the energy distributor can even count the electricity of a consumer with just one overdue bill.
However, for this to actually occur, prior communication is required. of at least 15 days.
Sendo assim, se a CEB ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Even if the Account is in arrears, the obligation in this case is to provide prior notice.