A Cemar é uma distribuidora de energia elétrica situada no estado do Maranhão.
Com mais de 2 milhões de clientes e fornecendo energia para 217 municípios, a Cemar é a única companhia de energia elétrica autorizada a atuar no estado.
Nos próximos tópicos você verá como pode resolver qualquer tipo de problema que venha a ter com esta empresa.
Além disso, mostraremos o caminho das pedras para que você tenha acesso aos serviços mais procurados pelos clientes: emissão de segunda via, relato de falta de luz, religação, entre outros.
Telefones da Cemar
Os números de telefone da Cemar são os seguintes:
- Central de atendimento: 116
- Central de atendimento corporativo: 0800 280 2800
- Ouvidoria: 0800 286 9803
Atendimento ao cliente
É comum precisarmos entrar em contato com a companhia de energia elétrica, seja por situações emergenciais como falta de luz, seja para ter um atendimento mais simples como a impressão de uma segunda via de conta.
Para qualquer que seja sua necessidade, a Cemar oferece muitos canais de atendimento para receber as solicitações dos seus clientes.
Você pode ligar para o telefone da Cemar, claro, mas há formas mais cômodas de desfrutar de um serviço ou realizar uma solicitação à empresa, como veremos abaixo.
Acesse o site da Cemar
Caso você esteja pensando em ligar para a Cemar, primeiramente consulte no site desta empresa se é possível acessar online o serviço do qual você precisa. Se o serviço estiver disponível no site, você poderá evitar o contato telefônico e poupar o seu tempo.
A boa notícia é que grande parte das necessidades dos clientes podem ser atendidas através do site. Entre os serviços disponíveis no site, destacamos os seguintes:
- Emitir 2º via da fatura
- Solicitar religação
- Informar falta de energia
- Solicitar ligação nova
- Denunciar fraude
- Trocar titularidade
- Histórico de medições
- Solicitar desligamento
Muito provavelmente o que você procura é um destes serviços. Portanto, acesse o site e resolva sua situação através do link: http://bit.ly/2VoNqjr.
Chat online com um atendente
Caso seu problema não tenha sido sanado através dos serviços oferecidos no site, ainda não é necessário ligar para a Cemar. Por meio do site, também é possível entrar em contato com um atendente em um bate-papo simultâneo.
Através deste chat, o cliente pode tirar qualquer dúvida acerca dos serviços disponíveis no site da Cemar sem precisar tirar o telefone do gancho.
Para ter acesso ao atendimento por meio do chat, acesse o link http://bit.ly/2H9Ibvk. Antes de iniciar o atendimento, serão solicitados o número do contrato e alguns dados pessoais do cliente.
Aplicativo da Cemar
Diferentemente de outras distribuidoras de energia, a Cemar ainda não possui aplicativo para smartphones.
Entretanto, o site da Cemar funciona muito bem nos celulares e tablets devido ao seu design responsivo.
Assim, ainda que você esteja longe de um computador, poderá facilmente ter acesso aos serviços encontrados no site.
Atendimento no WhatsApp
Em breve, os clientes da Cemar poderão desfrutar desta nova modalidade de atendimento. Este projeto ainda está sendo desenvolvido pela empresa.
Atualmente, apenas uma pequena parcela dos consumidores têm acesso a este serviço. Segundo a empresa, o número do WhatsApp para este tipo de contato foi distribuído para cerca de 100 mil clientes.
Além disso, o atendimento inicialmente se destinará apenas ao relato de falta de luz. Saiba mais em: http://bit.ly/2PUvRlo.
Agências para atendimento presencial da Cemar
Os postos de atendimento da Cemar são muitos e estão espalhados por todos os municípios do Maranhão.
Em grande parte dos municípios, há mais de uma agência da Cemar à sua disposição.
Descubra a que fica mais próxima de sua casa através do link http://bit.ly/2VcBlc9.
Para não correr o risco de se locomover até a agência e não conseguir o atendimento, há ainda a possibilidade de agendar previamente um horário para o atendimento.
Você pode agendar um horário clicando aqui:http://bit.ly/2Jcg2Gd.
Em caso de problemas, entre em contato com a ouvidoria
Ninguém gosta de passar por problemas com fornecimento de serviços, principalmente se forem relacionados à energia elétrica de sua casa.
Caso você tenha efetuado uma solicitação de atendimento à Cemar e não teve um retorno satisfatório, será necessário acionar a ouvidoria da empresa.
Lembre-se que é necessário informar o número de protocolo da solicitação inicial.
Para registrar uma reclamação na ouvidoria da Cemar, você pode ligar para o número 0800 286 9803.
Se preferir, registre sua reclamação através do site da Cemar clicando aqui: http://bit.ly/2vLPkeI.
O problema persiste? Acione a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica
Se você não teve sua solicitação respondida e também não conseguiu resolver a situação através da ouvidoria, será necessário informar o ocorrido à Aneel.
A Aneel é a Agência Reguladora responsável pela normatização e fiscalização do setor energético brasileiro. Todas as companhias energéticas que atuam no país devem seguir os atos regulatórios desta empresa.
Assim, em caso de problemas com a Cemar, registre sua reclamação na Aneel. Os canais disponíveis para a reclamação são os seguintes:
- Telephone 167;
- Form on the Aneel website via the link http://bit.ly/2V5znu9;
- Online chat at http://bit.ly/2PStuzn;
A Aneel deve ser acionada apenas após a tentativa de solução com a ouvidoria da Cemar. Não adianta procurar diretamente a Aneel antes de falar com a ouvidoria da empresa, pois na reclamação da Aneel deve constar expressamente o número de protocolo da ouvidoria.
See also:
Energisa Telephone
Elektro Telephone
Social Electricity Tariff: see if you are eligible!
The social electricity tariff is a Federal Government program that aims to benefit low-income families in Brazil.
The benefit is achieved through a reduction in the energy tariff by a percentage of up to 65%, depending on the case.
This program was established by Law No. 12;212/2010.
If you want to know whether or not your family has this right, we have prepared a complete article about this program. Find out everything about the Social Energy Tariff by clicking on the Link.
How to make a complaint to Procon
Esperamos que a sua situação com a CEMAR não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Unfortunately, in Brazil, companies still insist on disrespecting consumers' rights, and when this happens, there is no other way out than to seek out your rights.
PROCON is the acronym for Consumer Protection and Defense Program. It is a foundation created to solve problems between consumers and companies.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a CEMAR, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
This foundation has a direct link with the Department of Justice, thus, it is a highly regarded institution within the Brazilian State, and is able to resolve the most diverse problems involving energy distributors.
It is important for you to know that PROCON is present in all Brazilian states, precisely to better meet the demands related to compliance with the standards of Consumer Protection Code.
The primary objective of this body is precisely to prevent abuse by companies in their relationships with their customers, always intervening when necessary.
As provided for in the Consumer Protection Code, PROCON and other entities that were created to protect consumers make up the National Consumer Protection System.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Maranhão, access here.
What to do about reimbursement for appliances in a power outage?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a CERMAR é justamente sobre o reimbursement for burned devices in cases of power outages.
Unfortunately, power outages are very frequent and when they happen, they damage and burn out several electronic devices, especially the more expensive ones, such as refrigerators and televisions.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a CEMAR com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
But after all, do you know what your rights are in these cases and how to act?
According to article 22 of the Consumer Protection Code, energy distributors have the duty to provide adequate and safe services to consumers.
In cases where companies fail to comply with the rule, causing devices to burn out, for example, they are obliged to pay the consumer for the damage caused.
The consumer has a period of 90 days to make the payment request and the company must inspect the damaged equipment within ten days.
After the inspection, the energy distributor has another 15 days to inform the consumer of the results of the inspection.
After the inspection result, if the problem is confirmed, within 20 days, the company must repair, pay in cash or replace the burned-out device.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a CEMAR por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
If your problem is not properly resolved, you can still file a complaint with PROCON or ANEEL. Don't waste time, seek your rights!
What is the deadline for a power cut due to non-payment?
We know that Brazil is currently experiencing a difficult time. With an economic crisis that never ends and unemployment at an all-time high, people are facing financial difficulties.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da CEMAR.
When this happens, it is common for consumers to be concerned about a possible power outage, something that is very likely to happen.
For this reason, it is important for you to know that there is no specific number of bills or days late in the law that would allow the suspension of the energy supply.
In this way, the energy distributor can even count the electricity of a consumer with just one overdue bill.
However, for this to actually occur, prior communication is required. of at least 15 days.
Sendo assim, se a CEMAR ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Even if the Account is in arrears, the obligation in this case is to provide prior notice.