A Celtins é a companhia responsável pela distribuição de energia elétrica no estado brasileiro do Tocantins. Ela pertence ao Grupo Energisa e tinha como nome Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins). Hoje, no entanto, é chamada Energisa Tocantins.
A empresa foi criada em agosto de 1989 e foi adquirida pelo Grupo Rede Energia através de uma concorrência pública no mesmo ano. O caso foi o primeiro processo de privatização de uma companhia de energia elétrica já realizado no Brasil.O seu principal segmento é o de distribuição de energia elétrica, mas a antiga Celtins também gera energia a partir de algumas Pequenas Centrais Hidrelétricas localizadas no interior do estado.
Caso você deseje entrar em contato com a empresa para solucionar algum problema de energia, fazer uma sugestão ou uma reclamação, confira o restante do texto. Aqui apresentamos alguns canais pelos quais pode se comunicar com ela. Confira!
Celtins Telephone
O telefone é um dos canais mais práticos pelos quais os clientes da Energisa, antiga Celtins, podem entrar em contato com a empresa. O atendimento é gratuito e contínuo, funcionando 24 horas por dia, sete dias da semana. Dois números são disponibilizados para isso. Veja abaixo:
Atendimento para deficientes auditivos e de fala
Quem tem alguma deficiência auditiva ou de fala pode tirar suas dúvidas, fazer reclamações ou ainda solicitar serviços sem precisar sair de casa. Basta ligar para o número: 0800 6481 781.
Atendimento para pessoas sem deficiência auditiva ou de fala
Aqueles que não necessitam de atendimento especializado para deficientes auditivos e de fala, por sua vez, podem entrar em contato pelo número: 0800 7213 330.
E-mail Celtins
Quem preferir, também pode se comunicar com a Energisa via e-mail. A antiga Celtins não disponibiliza o seu endereço eletrônico no website, mas oferece uma page com um formulário pelo qual você pode enviar a sua demanda. Basta informar sua unidade consumidora, o seu nome, e-mail, telefone e o assunto do contato.
Atendimento pelo Whatsapp
A energisa também oferece aos seus clientes a opção de entrar em contato pelo Whatsapp. Por ele é possível solicitar faturas, religação, negociar débitos, receber informações sobre uma possível falta de energia e muito mais. Basta adicionar um dos números abaixo na lista de contatos do seu celular e enviar uma mensagem pelo aplicativo. Confira a lista abaixo:
Energisa Acre
(68) 99233 0341
Energisa Borborema
(83) 99135 5540
Energisa Minas Gerais
(32) 98426 1352
Energisa Mato Grosso do Sul
(67) 99980 0698
Energisa Mato Grosso
(65) 99999 7974
Energisa Nova Friburgo
(22) 99292 4081
Energisa Paraíba
(83) 99135 5540
Energisa Rondônia
(69) 99358 9673
Energisa Sergipe
(79) 98101 0715
Energisa Sul-Sudeste
(18) 99120 3365
Energisa Tocantins
(63) 99222 6664
Ombudsman
Já entrou em contato com a Celtins ou a Energisa e ainda assim não teve a sua demanda atendida? Tente a Ouvidoria. Ela tem por objetivo registrar, informar e resolver os problemas que ainda não foram solucionados.
Para registrar e acompanhar sua solicitação acesse o website da empresa e clique em Entrar em Contato. Você será direcionado para uma página com um formulário pelo qual você pode enviar a sua demanda.
Energisa On
Quem preferir, também pode ter acesso aos serviços da empresa pelo seu aplicativo Energisa On. Basta baixá-lo na Google Play ou na App Store. Acesse o link e saiba mais!
Frequently Asked Questions
Acessando o website os clientes e outros interessados também têm acesso as dúvidas mais frequentes e podem tentar solucionar os próprios problemas. Basta clicar no link Central de Ajuda. Você será direcionado para uma página com respostas para dúvidas como:
- Como retirar a segunda via no site?
- Não recebi a conta de energia elétrica este mês, o que devo fazer?
- Como faço para enviar meu currículo para Energisa?
- Como consultar débitos pelo site?
- Qual é o telefone da Central de Atendimento?
Social media
A Energisa também está nas redes sociais. Curta e comente as publicações, mantenha-se informado e muito mais pelas redes. Confira abaixo:
What to do about reimbursement for appliances in a power outage?
Grande parte das reclamações dos consumidores envolvendo a Celtins é justamente sobre o reimbursement for burned devices in cases of power outages.
Unfortunately, power outages are very frequent and when they happen, they damage and burn out several electronic devices, especially the more expensive ones, such as refrigerators and televisions.
Nestes casos, é comum o consumidor procurar a Celtins com o objetivo de solicitar o ressarcimento no prejuízo causado pela queda do sistema.
But after all, do you know what your rights are in these cases and how to act?
According to article 22 of the Consumer Protection Code, energy distributors have the duty to provide adequate and safe services to consumers.
In cases where companies fail to comply with the rule, causing devices to burn out, for example, they are obliged to pay the consumer for the damage caused.
The consumer has a period of 90 days to make the payment request and the company must inspect the damaged equipment within ten days.
After the inspection, the energy distributor has another 15 days to inform the consumer of the results of the inspection.
After the inspection result, if the problem is confirmed, within 20 days, the company must repair, pay in cash or replace the burned-out device.
Portanto, se você teve algum aparelho danificado, procure entrar em contato com a Celtins por algum dos canais informados aqui neste artigo o mais rápido possível.
If your problem is not properly resolved, you can still file a complaint with PROCON or ANEEL. Don't waste time, seek your rights!
How to make a complaint to Procon
Esperamos que a sua situação com a Celtins não chegue a este ponto, mas não é incomum as pessoas fazerem reclamações no PROCON sobre o atendimento das distribuidoras de Energia.
Unfortunately, in Brazil, companies still insist on disrespecting consumers' rights, and when this happens, there is no other way out than to seek out your rights.
PROCON is the acronym for Consumer Protection and Defense Program. It is a foundation created to solve problems between consumers and companies.
Portanto, se você teve algum problema envolvendo a Celtins, registrar uma reclamação junto ao PROCON pode ser uma alternativa.
This foundation has a direct link with the Department of Justice, thus, it is a highly regarded institution within the Brazilian State, and is able to resolve the most diverse problems involving energy distributors.
It is important for you to know that PROCON is present in all Brazilian states, precisely to better meet the demands related to compliance with the standards of Consumer Protection Code.
The primary objective of this body is precisely to prevent abuse by companies in their relationships with their customers, always intervening when necessary.
As provided for in the Consumer Protection Code, PROCON and other entities that were created to protect consumers make up the National Consumer Protection System.
Se você quiser mais informações sobre o PROCON no Tocantins, access here.
What is the deadline for a power cut due to non-payment?
We know that Brazil is currently experiencing a difficult time. With an economic crisis that never ends and unemployment at an all-time high, people are facing financial difficulties.
Com isso, não é incomum haver atraso e até mesmo o não pagamento de algumas contas, como a conta de energia da Celtins.
When this happens, it is common for consumers to be concerned about a possible power outage, something that is very likely to happen.
For this reason, it is important for you to know that there is no specific number of bills or days late in the law that would allow the suspension of the energy supply.
In this way, the energy distributor can even count the electricity of a consumer with just one overdue bill.
However, for this to actually occur, prior communication is required. of at least 15 days.
Sendo assim, se a Celtins ou qualquer outra empresa de energia efetuar o corte da eletricidade de uma casa ou estabelecimento comercial sem o aviso prévio será obrigada a pagar uma indenização.
Even if the Account is in arrears, the obligation in this case is to provide prior notice.