How do I make a complaint about Claro?

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Se você está descontente com o serviço desta operadora, pode ser que esteja curioso para saber como fazer uma reclamação da Claro. Se sim, recomendo que você leia o texto que se segue, onde eu explico os passos necessários para isso.

Sendo assim, vejamos agora mesmo como você pode fazer uma reclamação em pouco tempo;

Reclamação CLARO

Como fazer uma reclamação da Claro pelo celular?

Pode ser que você esteja passando por vários problemas relacionados a operadora, ou simplesmente não consegue realizar uma ligação, vê sua internet caindo a todo momento e talvez a TV se mostre sem sinal sempre.

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Ninguém merece passar por uma dessas situações e ficar calado, não concorda? Dessa forma, é mais que natural que você se interesse em uma forma de fazer uma reclamação da Claro!

Assim, existem alguns métodos simples que lhe permitem entrar em contato diretamente com a operadora e fazer sua reclamação. Vejamos agora mesmo quais são estes métodos:

  • Portal de autoatendimento My Claro: este portal pode ser acessado com e-mail ou número do celular e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode realizar um agora mesmo no próprio site.
  • Ligação gratuita realizada de qualquer telefone para o número 1052. Basta seguir as opções que lhe serão apresentadas e você poderá falar diretamente com a operadora.
  • Canal interativo, digitando *1052# em seu celular, tal como se tivesse realizando uma chamada;
  • Do seu celular, você pode enviar um SMS com a palavra “Claro” (sem as aspas) para 1052.

Além disso, você pode baixar o Minha Claro no seu Smartphone. Baixe-o na loja correspondente ao seu aparelho: Google Play para Android ou na App Store para iOS.

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Existe também a opção de ir diretamente em uma loja da Claro para ser atendido pessoalmente. Acesse o link para saber onde tem uma perto de você.

Talvez você considere essa a melhor opção.

Como fazer uma reclamação da Claro na Anatel

Infelizmente, ás vezes ligar para a operadora não é o suficiente. Algumas pessoas acabam se estressando ainda mais e não conseguem resolver seus problemas.

O que você pode fazer nesta situação? Você pode entrar em contato com  a própria Anatel, que é o órgão regulador dos serviços de telecomunicações no Brasil.

Antes de tudo, você precisa ter entrado em contato com a operadora e ter anotado o protocolo que lhe foi fornecido na hora em que a comunicação foi feita.

Se por algum motivo eles não lhe darem, pergunte a eles sobre o protocolo de atendimento, para que você possa usá-lo.

O número de protocolo é a prova de que the clear está ciente da reclamação feita por você, e por isso, o problema já deveria ter sido resolvido.

Assim, depois que você tiver com o protocolo em mãos, entre em contato com a Anatel por meio de um de seus canais de atendimento, sendo estes:

  • Serviço de atendimento via internet – Fale Conosco:sistema acessado por meio de um cadastro feito pelo usuário
  • Telefone 1331: Funciona de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados, das 8h às 20h;
  • Aplicativo Anatel Consumidor: este aplicativo funciona muito bem em um smartphone ou Tablet. Ele está disponível para Android, iOS and Windows Phone;
  • Presencial: você pode ir até uma das Salas do Cidadão da Anatel, que podem ser encontradas todas as capitais do país e em outras cidades. Ela é mais recomendada no caso de o consumidor não ter conseguido resolver eletronicamente.

Ouvidoria da Claro

O telefone da Ouvidoria da Claro é 0800 591 0480.

A ouvidoria da Claro é um órgão específico que existe dentro da empresa e que possui um papel muito importante.

This is because it is through this sector, the ombudsman's office, that the company can evaluate, identify and monitor the service standard of its staff.

Em geral, as pessoas acabam contatando uma ouvidoria da Claro quando possuem um problema com a empresa e o atendimento comum, infelizmente, não consegue resolver essa questão.

The ombudsman, therefore, must listen to its customers' complaints and has the duty to ensure that the demand is always investigated and evaluated in an impartial and fair manner.

Each company defines its own approach and the way the sector operates. Some, for example, end up choosing to outsource this service in order to ensure greater impartiality.

Others choose to select the company's own employees, who are already familiar with the company's values, exchange or return policy, and refund processes.

Na Ouvidoria da Claro, você poderá apresentar elogios, sugestões, solicitações, denúncias, manifestações e reclamações.

The interesting thing about the ombudsman is that, in addition to investigating your issue, it also has an effect on the company.

Difference between ombudsman and customer service

Many people end up wondering about the difference between the ombudsman and the SAC, or they end up getting confused when choosing which service channel is most appropriate for their needs.

Por isso, é muito importante saber qual é a diferença entre ouvidoria e SAC.O SAC, também conhecido como Serviço de Atendimento ao Cliente, é um canal disponibilizado pelas empresas para atender as demandas iniciais de um consumidor.No SAC, você pode pedir informações, esclarecer algumas dúvidas, cancelar a sua compra e até mesmo fazer uma reclamação.

Please note that complaints to SAC have a time limit to be resolved: 5 days from the date your complaint is registered.

Some companies, such as telephone, energy, cable television, air or road transport companies, banks or health insurance companies, are required to offer a customer service channel through SAC.

Others, on the other hand, are not required to create this channel. However, if you really care about your service, it may be interesting to offer a customer service center.

The ombudsman's office, on the other hand, should not be your first contact with the company, as it is a channel for investigating problems. In many cases, it is necessary to present the protocol number obtained from the SAC.

Therefore, the answer to when to contact an ombudsman is already very clear. The ombudsman should be contacted after all possibilities of negotiations and contact with the company through the most traditional channels have been exhausted.

Therefore, consider contacting an ombudsman as your last resort, as a specific channel to open a report about your problem.

Leave it until you contact the ombudsman when your problem is not resolved by customer service.

Conclusion

Não perca seu tempo e procure fazer uma reclamação da Claro assim que o problema surgir. Dessa forma, você conseguirá solucionar a situação ruim em pouco tempo e com certeza se sentirá mais satisfeito com o desfecho dessa história.

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