Reclamação Banco do Brasil

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Por acaso você está com problemas e precisa entrar em contato com o Banco do Brasil? Então está no lugar certo! Veja nosso artigo e descubra quais são os meios de atendimento disponíveis pelo Banco.

O Banco do Brasil foi fundado pelo príncipe regente D. João VI em 1908, na cidade do Rio de Janeiro.

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Atualmente, o banco se modernizou e expandiu, possuindo 15.133 pontos de atendimento distribuídos pelo Brasil. Com um perfil moderno, o banco está se adequando às novas tecnologias, para tornar a vida do consumidor mais prática.

Como entrar em contato com o Banco do Brasil para realizar uma Reclamação

Reclamação Banco do Brasil

Veja a seguir quais são os meios de atendimento iniciais e secundários disponibilizados pelo banco.

Central de Relacionamento BB

Esse canal, é destinado aos clientes que precisam entrar em contato inicialmente com o banco, seja para conseguir uma informação ou tirar uma dúvida sobre determinado produto ou serviço oferecido. Basta ligar para os números:

4004 0001 (Capitais e regiões metropolitanas);

0800 729 0001 (Demais localidades);

61 4004 0001 (WhatsApp);

0800 729 0088 (Para clientes com Deficiência Auditiva ou de Fala).

O atendimento funciona todos os dias, 24 horas.

Atendimento através do site

Caso você procure por um atendimento mais rápido e direto, pode falar com o atendimento virtual do banco através do site ou tirar suas dúvidas buscando respostas no canal de perguntas frequentes.

Para acessar, basta clicar em Atendimento e em seguida clicar no ícone que aparece no canto direito central da sua tela “Posso Ajudar?”.

Se deseja buscar por respostas no canal de dúvida frequentes, é só acessar Perguntas Frequentes, buscar pela sua dúvida e verificar a resposta.

As perguntas são categorizadas em doze assuntos: Coronavírus, Repactuação, Empréstimos e Financiamento, Conta corrente, Crédito, Cartões, Soluções de Dívidas, Investimentos, Cheques, Migração de Conta, Conta Fácil, BB Cobrança.

Dessa forma, fica mais fácil buscar por alguma dúvida não é mesmo. Confira a seguir como entrar em contato pelo SAC do BB.

SAC do Banco do Brasil

O Serviço de Atendimento ao Consumidor é voltado aos clientes que obtiveram produtos ou serviços do Banco e estão passando por problemas. Se deseja realizar uma reclamação, sugestão, ou elogio, é só ligar para o número 0800 729 0722 e falar com um atendente.

O atendimento do SAC funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 15h. Atenção, esse serviço não funciona em feriados e domingos.

Ouvidoria Banco do Brasil

Não conseguiu entrar em contato com o SAC? Tente então, o canal da Ouvidoria. Destinado a clientes que não tiveram seus problemas resolvidos ou não ficaram completamente satisfeitos com os resultados, a ouvidoria do BB funciona em dias úteis das 9h às 18h.

Para falar com um atendente, é só ligar para 0800 729 5678 e realizar sua reclamação.

Redes Sociais do BB

Fique por dentro também de todas as novidades e lançamentos do Banco do Brasil. Se tiver alguma dúvida, entre em contato através das seguintes redes sociais:

Outras formas de contato com o BB

Se você não conseguiu entrar em contato com o Banco do Brasil através dos canais diretos de atendimento não se preocupe. Busque por soluções diferentes a seguir.

Reclamação no site Reclame Aqui

O Reclame Aqui é uma plataforma muito utilizada por consumidores que desejam enviar reclamações a empresas de diversos nichos.

Banco do Brasil no Reclame aqui, reputação

Para realizar sua reclamação no site é muito simples, basta acessar Reclame Aqui Banco do Brasil e clicar no botão em vermelho “Reclamar”.

A partir disso, é só inserir algumas informações de contato para retorno da empresa e registro na plataforma e enviar sua mensagem.

Após finalizar esse processo, o site irá encaminhar sua reclamação para o Banco do Brasil que deverá lhe responder em breve.

Atenção, é importante ressaltar que, a plataforma funciona apenas como ponte entre o consumidor e a empresa. Ela não irá solucionar seu problema.

Além do espaço destinado a reclamações, o site apresenta também, a reputação da empresa, de acordo com o envolvimento da mesma na plataforma e o feedback dos clientes. Veja mais a seguir.

De acordo com o Reclame Aqui, o Banco do Brasil possui uma nota considerada boa pelo site, 7,5/10. Essa nota se deve a quatro fatores principais:

Reclamações respondidas que correspondem a 100%, índice de solução das reclamações que está com 75,1%, opinião dos consumidores, se voltariam a fazer negócios com a empresa novamente: 66,3% e por fim a nota dada pelo consumidor, que nesse caso, é de 6,33.

O banco demora em torno de 6 dias e 14 horas para responder a uma reclamação.

Reclamação no site do Consumidor

O site do Consumidor, também é destinado a realizar manifestações de usuários que não tiveram seus problemas resolvidos. Funciona como uma ponte que liga o consumidor com a empresa.

Acompanhado por diversos ´órgãos públicos como Procon, além de toda a população, o site é muito seguro em relação às informações apresentadas e aos dados dos consumidores.

Para realizar uma reclamação no site do Consumidor é muito simples. Basta acessar, Consumidor Banco do Brasil, clicar em “Registrar Reclamação”, localizado no canto superior direito da tela, em azul e seguir o passo a passo.

Informe alguns dados pessoais para possível retorno do Banco e registro na plataforma, informe também, seu problema de maneira clara, mas detalhada e finalize a operação.

Após a etapa concluida, a plataforma irá encaminhar sua reclamação para o Banco do Brasil, que deverá lhe responder em breve.

Além do espaço destinado a reclamação dos clientes, é possível conferir a reputação do Banco pelo site e o envolvimento da empresa para solucionar os problemas dos consumidores. Entenda melhor a seguir.

De acordo com o site, o Banco do Brasil recebeu 1524 reclamações e respondeu 100% delas. Conseguiu chegar a um índice de solução de 77,8% e agradou 3 em cada 5 clientes. Já o prazo médio de respostas da empresa é de 9,1 dias.

Complaint to the Central Bank of Brazil

Many users of banking services do not know, but when they have some kind of problem with a bank and the bank does not resolve it through its ombudsman, a very practical and viable alternative is to make a complaint to the Central Bank.

The Central Bank of Brazil is a highly regarded institution and, among other responsibilities, it is responsible for regulating and supervising the national financial system. The institution also currently works to ensure the stability of the purchasing power of money.

In the specific case of Banks, the Central Bank supervises and controls banking institutions, aiming to prevent abuses and other arbitrary acts that may be committed by the country's financial agents.

Portanto, se você teve um problema mais grave com o Bank of Brazil ou qualquer outra instituição financeira e este problema não foi resolvido pela ouvidoria, você pode cadastrar a sua manifestação de forma bem simples no site do Banco Central.

Once the complaint has been made, the Central Bank will contact the Bank of Brazil to request information about the complaint made.

In normal situations, the Central Bank takes around 8 to 10 business days to respond to the citizen. However, this period depends largely on how long the bank that was complained about takes to respond.

If your complaint is fair, the Bank will usually reverse its procedure or in some way seek to correct the error made, notifying the Central Bank about this occurrence.

Logically, if your complaint to the Central Bank is unfounded, no action will be taken, as the Central Bank will analyze your case and forward it to the institution, acting in this case as a mediator of the problem.

As previously mentioned, it is very simple to file a complaint with the Central Bank. The entire procedure is carried out online, and it is important that you register an email address to receive notifications each time the process is processed.

Another very important point to remember is the need to have the complaint receipt protocol at the Bank on hand. Have this number on hand as you will need it when making your claims.

It is also important to clarify that the Central Bank will ask you to write a text explaining exactly what happened between you and the bank. At this point, be as detailed as possible, providing the date, time, name of the attendant, what was said, protocol number, etc. Don't leave anything out!

Step by step: making a complaint on the Central Bank website

To initiate the complaint procedure at the Central Bank, you can click here.

As you can see in the image below, you must enter your CPF number and select Complaint against Financial System Institutions.

Solve the Captha and the screen will open for you to fill in the necessary data:

  • Choose the name of the Institution
  • Select Subject
  • Enter your message, stating the complaint you want to make
  • Enter the Financial Institution's protocol number

From there, the Central Bank will ask for your email and telephone number, generating the service protocol after that.

With the complaint protocol in hand, as stated above, you just need to wait for the bank's response regarding your complaint.

Questions and Answers about Complaints at the Central Bank

1- Which institutions does the Central Bank supervise?

​The Central Bank supervises multiple banks, commercial banks, cooperative banks, investment banks, development banks, exchange banks, savings banks, credit unions, credit, financing and investment companies, real estate credit companies, leasing companies, exchange brokerage companies, securities brokerage companies, securities distribution companies, development agencies, mortgage companies, credit companies for microentrepreneurs and small businesses, payment institutions and consortium administrators.

2- Can I file a complaint against an Institution authorized to operate by the Central Bank?

Yes, complaints may be filed by customers and users of products and services from financial institutions and other institutions authorized to operate by the Central Bank, such as credit unions, payment institutions and consortium administrators, whenever there is evidence of non-compliance with legal and regulatory provisions whose supervision is the responsibility of this Agency.

3- Does a complaint to the Central Bank have the same effects as a lawsuit?

​No. The Central Bank acts in the administrative sphere and does not replace legal action. Therefore, if your problem is not resolved by the Central Bank, you can file a lawsuit.

4- Does the Central Bank regulate the waiting time in bank queues?

​No. The Central Bank does not regulate waiting times in queues. There are state and municipal laws that address this issue. It is up to consumer protection agencies (Procon, Prodecon, Decon) to provide guidance on this topic.

5- Does the Central Bank set the value of fees charged by banks?

The Central Bank does not determine the amount of fees. However, there are some services that banks must provide free of charge. Subject to the prohibitions, each institution is free to establish the amount of its fees.

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