Após a última atualização do WhatsApp, você está tendo vários problemas ao usar este popular aplicativo de mensagens instantâneas. Isso é um pequeno drama para você, já que você usa o WhatsApp não só para manter contato com amigos e familiares, mas também para organizar alguns contatos de negócios.
Precisamente por este motivo, você correu imediatamente para a Internet para saber se os problemas que está enfrentando dizem respeito exclusivamente ao seu aplicativo ou se há um mau funcionamento geral do serviço. Se este for realmente o caso, não tema: estou aqui para ajudá-lo.
Neste guia,de fato, você encontrará uma solução para todos os problemas mais comuns com o WhatsApp e poderá entender se as avarias que está experimentando dependem de você ou de interrupções momentâneas da plataforma (às vezes pode acontecer!). Confira os detalhes logo a seguir.
Problemas com WhatsApp hoje
Se você está tendo problemas com o WhatsApp hoje , é provável que os defeitos detectados sejam atribuídos a uma interrupção temporária dos servidores do WhatsApp, da sua conexão com a Internet ou, novamente, a bugs no aplicativo. Deixe-me explicar como proceder em todos esses casos.
Verifique o status dos servidores WhatsApp
Verificar o status dos servidores do WhatsApp é uma das primeiras coisas que recomendo que você faça. Ao fazê-lo, poderá compreender imediatamente se na origem dos problemas encontrados existe uma avaria a procurar no seu dispositivo ou se os servidores da plataforma estão temporariamente inutilizáveis (neste caso, só pode esperar que a situação volte ao normal de forma independente).
Ao contrário de outros aplicativos e/ou serviços web, o WhatsApp não possui um site oficial onde você possa verificar o status e o funcionamento de seus servidores. Essa possibilidade só está disponível para o Facebook, mas nem sempre as interrupções dos servidores do Facebook (que gerencia o WhatsApp) geram problemas de funcionamento do WhatsApp.
Verifique sua conexão com a internet
Verificar também a conexão com a Internet é uma operação a ser realizada quando forem detectados mal funcionamento do WhatsApp (por se tratar de uma plataforma que funciona inteiramente via Internet).
Verificar a conexão à Internet em seu dispositivo Android ou iOS é brincadeira de criança. Se você estiver conectado por Wi-Fi , dê uma olhada rápida na tela do seu dispositivo, em particular no canto superior direito ou esquerdo.
O número de entalhes no símbolo Wi-Fi é decisivo para determinar a qualidade de sua conexão com a Internet. Quanto mais alto o sinal, melhor será sua conexão; inversamente, com um sinal fraco, você pode ter uma conexão de internet limitada.
Estar conectado ao Wi-Fi, no entanto, nem sempre significa estar conectado à Internet. Você pode estar conectado corretamente à rede sem fio do seu roteador, mas não tem acesso à Internet devido a problemas temporários de infraestrutura da sua operadora ou uma configuração incorreta do próprio roteador, ou talvez apenas do smartphone que você está usando.
Para verificar isso, recomendo que você tente abrir um site de outro dispositivo conectado à mesma rede Wi-Fi. Você está usando o WhatsApp por meio da rede de dados da sua operadora? Se for esse o caso, então, sob o nome da sua operadora móvel, você verá o ícone 3G / 4G or 5G (dependendo do tipo de rede utilizada e do dispositivo em sua posse). Se você vir a letra E (borda), há pouco ou nenhum sinal. Caso o problema de ligação persista durante algum tempo, contate sua operadora.
A conexão de pacote de dados depende da operadora do celular e da recepção da mesma. Se neste momento você está em um local onde o celular não pega (ou pega mal) e tem problemas relacionados ao funcionamento do WhatsApp, estes podem estar relacionados à lentidão momentânea da sua conexão à Internet.
Você está tendo problemas para verificar a qualidade da sua conexão com a Internet e não tem certeza se ela está ativa? Você pode fazer uma verificação final através das configurações do seu dispositivo, tentando desativar e reativar o Wi-Fi ou a conexão de dados por pacote. Vou explicar como fazer isso agora.
Node Android , abra o aplicativo Configurações (o símbolo de engrenagem que você encontra na tela inicial ou na gaveta) e localize a seção Sem fio e redes , para prestar atenção ao item Wi-Fi . Existe a palavra Desativado ? Neste caso, toque nele e mova a alavanca de OFF to ON para conectar ao Wi-Fi doméstico (se o Wi-Fi já estiver ativo, primeiro tente desativá-lo e reativá-lo).
Para ativar a conexão de pacote de dados, toque no item Data usage que você pode ver no aplicativo Configurações do Android. Em Rede de dados, mova a alavanca de OFF to ON (se a conexão já estava ativa, tente desativá-la e reativá-la usando a mesma alavanca) e pronto.
Se estiver usando um iPhone , você deve abrir o aplicativo Ajustes (o ícone cinza com engrenagens na tela inicial) e ir para o item Wi-Fi . Se a alavanca for movida para OFF , mova-a para ON para ativar esta conexão (enquanto se a conexão já estava ativa, tente desativá-la e reativá-la logo depois).
Mesmo no iOS, você pode opcionalmente ativar a conexão de pacote de dados para usar o WhatsApp mesmo quando não estiver conectado a uma rede sem fio. Para fazer isso, vá para o aplicativo Configurações e selecione o item Cell phone. Em seguida, mova a chave ao lado de Dados da rede cell phone of DESLIGADO to LIGADO (se a conexão já estava ativa, desative-a temporariamente e reative-a logo depois).
Você consegue navegar na Internet? Se a resposta for sim, não há problema com sua conexão com a Internet. Caso contrário, você não conseguirá usar o WhatsApp precisamente devido à falta de uma conexão adequada.
Reinstale o aplicativo
Você continua tendo problemas para usar o WhatsApp e acha que é um problema relacionado ao seu application? Pode ser. Às vezes acontece que, durante uma instalação, o aplicativo não foi atualizado corretamente e alguns arquivos dentro dele foram corrompidos. É um problema raro, mas pode acontecer.
Para resolver isso, basta desinstalar e reinstalar o aplicativo no seu dispositivo, a fim de realizar uma instalação “limpa”. Se o mau funcionamento estiver relacionado ao próprio aplicativo, você deverá conseguir solucioná-lo realizando o procedimento que indico a seguir.
De um modo geral, no Android, para desinstalar um aplicativo, você deve manter o dedo sobre o ícone e tocar no botão (x) , no item Desinstalar ou no item Excluir . No modelo de smartphone Android que utilizei para a realização deste guia, para desinstalar um aplicativo basta segurar o ícone e arrastar o ícone deste último para o item Desinstalar. O procedimento pode variar um pouco de dispositivo para dispositivo.
Depois de remover o aplicativo WhatsApp, você precisará instalá-lo novamente. Para isso, abra a Play Store (se você usa um smartphone sem serviços do Google pode baixar o pacote apk do aplicativo no site oficial do WhatsApp ), procure por “WhatsApp” e, após ir para a tela de download do aplicativo, pressione o botão Clique no botão Instalar e aguarde a conclusão do procedimento.
Already in iPhone, localize o ícone do WhatsApp na tela inicial, mantenha o dedo pressionado sobre ele e, no menu que abrir, selecione o item Remover app . Concluindo, confirme suas intenções clicando em Excluir aplicativo and Excluir .
Para reinstalar o aplicativo, e consequentemente, atualizar o WhatsApp no iOS, abra a App Store , pressione o botão To look for (canto inferior direito), procure por “WhatsApp” através da barra de pesquisa que aparece na parte superior e, após pressionar o resultado correto, pressiona o botão que descreve a nuvem com a seta apontando para baixo (se necessário, confirme a operação com o ID Facial , Touch ID or senha Apple ID).
Tudo feito? Muito bem! Eu recomendo que você tente iniciar o WhatsApp. Se fosse um problema relacionado a uma atualização “infeliz” do aplicativo, o mau funcionamento deveria ter sido resolvido.
Problemas com o aplicativo WhatsApp
Você está tendo problemas com o aplicativo WhatsApp , por exemplo, em relação a não receber notificações ou seus sons? Você está enfrentando problemas relacionados à sua privacidade? Deixe-me explicar como agir nesses casos também.
Problemas com WhatsApp: áudio
Quanto à resolução de problemas de áudio com o WhatsApp , estes podem ser decorrentes da desativação incorreta das notificações ou da ativação incorreta do modo silencioso do seu aparelho.
Node Android, depois de abrir o WhatsApp , pressione o botão (⋮) (canto superior direito), vá para o menu Configurações> Notificações e certifique-se de que a alavanca localizada ao lado da palavra Tons de conversa esteja LIGADA .
Certifique-se também de que não está ativado o modo silencioso no dispositivo em uso: abaixe as notificações suspensas do Android deslizando de cima para baixo na tela e, se necessário, toque no ícone da campainha barrada or megafone barrado (se esses ícones não estiverem riscados, o modo silencioso não está ativado).
Node iPhone , no entanto, após abrir o WhatsApp , pressione a guia Configurações (canto inferior direito), toque nos itens Notificações> Sons e certifique-se de que Nenhum está selecionado (se estiver, escolha um dos sons disponíveis para ser notificado da chegada de novas notificações do WhatsApp). Depois de ir para a tela em questão, certifique-se também de que os interruptores estejam localizados em correspondência com as entradas Mostrar notificações presentes nas seções mensagens de notificações and grupos de notificações , eles são movidos para ATIVADO(se não, mova-os você mesmo).
Além disso, certifique-se de não ter silenciado o som do seu “iPhone por”: você deve se certificar de que o botão físico no lado esquerdo do dispositivo (um pouco mais alto do que os botões de volume) está ligado (não deve ser visível o faixa laranja indicando a ativação do modo silencioso), caso contrário, mova-o você mesmo.
Se você executou todas as etapas que acabei de descrever e, apesar disso, continua tendo problemas de áudio com o WhatsApp, verifique se o seu dispositivo não tem problemas de hardware com os alto-falantes (você pode perceber se os problemas de áudio dizem respeito a todos os aplicativos): em caso afirmativo, você deve trazer o último para obter assistência para consertá-lo.
Problemas com WhatsApp: privacidade
Você percebe atividades suspeitas em sua conta do WhatsApp e acha que elas estão relacionadas a questões de privacidade ? Se você respondeu sim, imploro que entre em contato com a equipe de suporte da plataforma o mais rápido possível. Veja como você pode fazer isso.
- No Android – após abrir o WhatsApp, pressione o botão (⋮) (canto superior direito), selecione Configurações> Ajuda> Fale conosco , preencha o campo Descreva seu problema com a descrição do problema que você teve em relação à sua privacidade, use o (+) botões visíveis na tela para possivelmente inserir capturas de tela que descrevem a coisa e toque no botão Avançar (canto inferior direito). Alguns artigos relacionados à sua consulta serão propostos a você: Se nenhuma das respostas à sua pergunta sobre privacidade, clique no botão Isso não responde à minha perguntae selecione o aplicativo de gerenciamento de e-mail que deseja usar para entrar em contato com o WhatsApp (por exemplo , Gmail , Outlook , etc.). Você pode completar a ação com o aplicativo que escolheu.
- No iPhone – depois de iniciar o WhatsApp, toque no item Configurações (canto inferior direito) e selecione os itens Ajuda> Entre em contato . Em seguida, preencha o campo de texto Descreva o seu problema , tendo o cuidado de descrever em detalhes o problema que lhe diz respeito relacionado à privacidade e insira as capturas de tela, tocando no botão (+) localizado na parte inferior. Pressione, portanto, no item Next (canto superior direito) e veja se entre os artigos propostos há algum que possa ser útil para você resolver o problema de forma independente. Caso contrário , clique no botão Enviar minha pergunta para o suporte do WhatsApp e toque no ícone de seta (canto superior direito) e é isso.
Agora que você enviou seu pedido de ajuda em relação ao problema de privacidade que encontrou, basta aguardar uma resposta do WhatsApp que, pelo menos espero, chegue relativamente rápido.
Outros problemas com o aplicativo WhatsApp
Existem outros problemas com o aplicativo WhatsApp que você gostaria de resolver, talvez relacionados ao uso de algumas de suas funções específicas?
Nesse caso, sugiro que você dê uma olhada em todos os tutoriais que dediquei ao aplicativo: você pode encontrar todos eles na seção WhatsApp do meu site. Espero que eles possam ser úteis para você. Além disso, aconselho a entrar em contato com o WhatsApp, caso julgue necessário.
Problemas com WhatsApp Web
Vamos agora resolver alguns problemas com o WhatsApp Web . Basicamente, você pode fazer duas coisas para tentar corrigi-los.
Primeiro, tente fechar as sessões ativas e refazer o procedimento de digitalização do QR Code . Veja como proceder.
- No Android – após abrir o WhatsApp, pressione o botão (⋮) ( canto superior direito), selecione o item WhatsApp da Web e toque no item Desconectar de todos os dispositivos . Em seguida, pressione o botão (+) localizado no canto superior direito e enquadre o código QR visível na página da Web do WhatsApp aberta no computador.
- No iPhone – após abrir o WhatsApp no seu “iPhone por”, pressione o item Configurações (canto inferior direito), selecione o item WhatsApp Web / Desktop , toque no nome de uma sessão ativa e, na nova tela aberta, pressione o botão item Desconectar . Repita a operação para todas as outras sessões ativas também. Em seguida, pressione o botão Conectar um dispositivo , que está presente na tela do WhatsApp Web / Desktop onde você estava antes, autentique (se necessário) com o ID facial or Touch ID , enquadre o código QR visível na página da Web do WhatsApp abra no computador e é isso.
Em segundo lugar, tente verificar a conexão de Internet do seu smartphone: se a conexão não for ótima neste último, o funcionamento do WhatsApp Web ficará comprometido.
Problemas com WhatsApp Business
Se você veio a este guia porque pretende solucionar problemas com o WhatsApp Business , a versão do WhatsApp voltada para empresas, pode seguir todas as sugestões que já dei nas linhas anteriores.
Os passos que indiquei neste guia, relativos à versão “clássica” do WhatsApp, podem na verdade também ser úteis para resolver problemas operacionais relacionados com sua versão para usuários empresariais.
Artigo escrito por WatsGP