Algumas funções e ferramentas devem ser observadas ao escolher o modelo.
A missão de escolher um novo celular para comprar não é nada fácil! São muitos modelos, com ferramentas e funções diferentes. Temos que escolher um modelo com boas câmeras, bateria, processador, armazenamento, tela e outras características. Ou seja, são muitas opções que nos confundem e nos deixam na dúvida do modelo ideal.
Além disso, às vezes, o preço pode ser um empecilho nessa hora, quando precisamos encontrar um celular bom e barato, e com isso, a dúvida do aparelho certo só aumenta.
Porém, algumas dicas podem ser essenciais na hora de adquirir um smartphone e com certeza vão ajudar você. Confira agora quais são elas!
Os celulares antigos contavam com pouquíssimas funções, o que ajudava muito na hora de escolher um modelo, né? Eles basicamente serviam apenas para fazer ligações e enviar mensagens de texto. Atualmente, encontramos no mercado modelos que possuem câmeras excepcionais, baterias duradouras, processadores cada vez mais rápidos, muita memória para armazenamento, sistema operacional atualizado e capacidade de executar diversos aplicativos, de diferentes nichos. Com tantas opções e valores diferentes, vem a dúvida: qual modelo escolher?
O primeiro passo para escolher um celular ideal para você, é pensar na sua rotina pessoal e profissional, avaliar quais são as suas necessidades diárias e como elas necessitam do uso do celular. A partir daí, você vai conseguir entender melhor o que um celular precisa ter para se encaixar bem no seu dia a dia. Por exemplo, se você tem uma loja e precisa tirar fotos dos seus produtos, é ideal que o seu smartphone possua uma boa câmera, mas se você gosta de jogar nas horas vagas, o seu celular precisa ter uma boa capacidade para rodar aplicativos.
Com essas necessidades traçadas, com certeza ficará mais fácil de decidir o que você realmente espera de um aparelho. Mas, antes de fazer a compra, se atente também aos seguintes pontos:
Screen
Você encontrará aparelhos com telas de diversos tamanhos e diferentes resoluções. Em relação à tela, você escolherá a melhor opção para você, de acordo com o que você precisa. A taxa de atualização dela, que é medida em Hertz, dirá quantos frames por segundo a tela consegue rodar. Quanto maior for esse número, mais fluido o conteúdo aparecerá.
Câmera
Se você precisa de uma boa câmera, deve se atentar a alguns detalhes, pois só o número de megapixels não garante a qualidade dela. É ideal observar também o tamanho e a sensibilidade do sensor, a abertura das lentes e também a distância focal. Além disso, também é preciso ficar de olho em alguns recursos como a otimização de cores, estabilização da imagem e a captura de detalhes, que vão deixar a foto ainda melhor.
Armazenamento
Já se você precisa de muito espaço para guardar documentos e dados como fotos, vídeos e aplicativos, deve escolher um celular com muito espaço de armazenamento. Ou seja, quanto maior o número, melhor.
Se você ficar na dúvida de qual quantidade de GB escolher, escolha sempre o maior, pois como os celulares estão vindo com muitas ferramentas e com o sistema operacional cada vez mais atualizado.
Por isso, eles acabam “roubando” o armazenamento e você pode ficar sem espaço no futuro, mesmo que tenha um cartão de memória externo.
Processor and memory
O processador funciona como uma espécie de cérebro para o celular. Através dele é controlada a execução de aplicativos, a otimização da bateria, a conexão com a internet e outros. Quanto melhor for o processador, mais potente e rápido será o celular.
A memória RAM ajuda no armazenamento de dados e acelera a execução das tarefas, juntamente com o processador. Quanto maior for a memória RAM do aparelho, melhor será o funcionamento dele.