Santana Fair, a chamada Princesa do Sertão, é um município pertencente ao estado da Bahia, que se classifica como a segunda cidade mais populosa do estado.
Dessa forma, nesse artigo, saberemos mais informações sobre essa cidade tão importante para o estado baiano.
Onde fica Feira de Santana?
Feira de Santana, está localizada no interior do estado da Bahia, na região nordeste do Brasil, sendo a cidade sede da região metropolitana de Feira de Santana, estando a 108km de distância da capital da Bahia, Salvador, e, é a maior cidade das regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sul do Brasil.
Dessa forma, a localização de Feira de Santana faz com que ela se torne um importante polo econômico da Bahia, exercendo forte influência sobre as regiões vizinhas.
Como se deu o surgimento dessa cidade?
Há vários dados importantes sobre o surgimento da cidade de Feira de Santana, então faremos uma cronologia, para ficar mais fácil de entender:
- De início, João Peixoto Viegas se instalou na instala na região que pertencia aos índios Paiaiás, e fundou uma sesmaria para a criação de gado, fundando então,a vila de São José das Itapororocas, em 1619;
- Depois, seria construída a primeira casa, um sobrado de cal e pedra, e a primeira Igreja, que teria sido em homenagem a São José;
- Em seguida, o casal português Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandoa compraram a fazenda Olhos D’Água, entre 1705 e 1710 e doaram 100 braças em quadra de terra, para edificar uma capela, no alto da Boa Vista, na abrangência das Praças Mons. Galvão e Padre Ovídio, próxima a Estrada Real, que seria a fundação de Feira de Santana;
- Depois, a cidade passou a ser povoada, por volta do ano de 1819; e, após Dom Pedro aprova o abaixo-assinado pedindo a exaltação da Vila;
- Em seguida, foi criada em 1846 a Paróquia de Santana, recebendo após a visita de Dom Pedro II;
- Em 1873 a vila vira cidade e ganha o nome de “Cidade Comercial de Feira de Sant’Anna”;
- Em visita a cidade, no ano de 1919, o escritor Ruy Barbosa, a chamou de “Princesa do Sertão”, em homenagem a posição privilegiada da região;
- Depois, em 1931, no governo de Getúlio Vargas, a cidade ganha o nome de “Feira”;
- Por fim, no ano de 1938, a cidade passa a se chamar definitivamente: “Feira de Santana”;
Há vários outros dados importantes sobre a região, mas, esses são os mais importantes e responsáveis pelo surgimento da região.
Qual a demografia de Feira de Santana?
É certo que, vários dados históricos atribuem a formação da cidade aos vaqueiros saídos do Castelo de Torre, em Tatuapatra, em direção aos Campos de Jacuípe e Itapororocas, precursores da expansão pastoril para a criação da organização socioeconômica da pecuária na região.
Dessa forma, também foram os responsáveis pelo povoamento da região, que se deu de forma expressiva, devido a localização e a organização da pecuária que se expandiu e vêm se expandido ao longo dos anos, com o fortalecimento da indústria e do comércio da região de Feira.
Nos dias atuais, o município conta com 416,03 habitantes por km², seu crescimento populacional é de 6,70% ao ano, se tornando a segunda cidade mais populosa do estado da Bahia, e a primeira cidade do interior do nordeste, a sexta maior do Brasil, e, também, conta com uma população maior que oito capitais estaduais.
Quais os distritos que compõem Feira de Santana?
Feira de Santana é constituída por bairros, sub bairros, e distritos, contando também, com vários conjuntos habitacionais, com o prenome de Feira, e centenas e numerosos condomínios residenciais fechados localizados em todos os cantos da cidade.
Nisso, a cidade também é constituída por oito distritos, preenchendo todos os espaços, fazendo jus a grande quantidade de pessoas que moram na cidade.
Por que morar em Feira de Santana?
Santana Fair é uma cidade que se destaca por ser a segunda mais populosa do estado, e, com grandes índices de desenvolvimento humano, principalmente, nas áreas da saúde, comércio e, indústria, estando presente entre as melhores regiões do Brasil para se morar.
E, além disso também conta com setores públicos e privados da saúde, que dão todo suporte aos seus moradores, como farmácias, hospitais, clínicas, postos, e policlínicas, atendimentos de urgência, e planos de saúde com acesso para todos.
Dessa forma, a cidade também vêm apresentando, ao longo dos anos, grande crescimento nos índices de desenvolvimento, superando 72,24% dos municípios brasileiros, no que se refere a qualidade de vida dos moradores de Feira de Santana, sobressaindo em vários segmentos.
Sendo assim, não há dúvidas que, a cidade oferece todo aparato na estrutura, planejamento, e qualidade de vida para seus moradores, sendo uma das preciosidades do estado baiano.