Strategies for good customer service via WhatsApp

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O crescimento e popularidade do Whatsapp fez com que muitas empresas e marcas se atentassem para os investimentos em atendimento via Whatsapp, fortalecendo as estratégias de comunicação.

Ter uma conta comercial é uma excelente maneira de estar onde os clientes estão e ganhar a confiança deles através da comodidade e qualidade no atendimento, bem como pelas facilidades proporcionadas por esses ambientes.

As empresas e marcas que realizam seus atendimentos por Whatsapp é uma excelente solução, já que o histórico de conversas fica armazenado e as informações podem ser consultadas sempre que necessário, algo que não é possível em chamadas telefônicas sem o uso de ferramentas complementares.

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Considerando este fator, é muito importante que as empresas invistam em estratégias que visam melhorar o atendimento no Whatsapp, algo que pode render excelentes resultados.

A importância da organização para um bom atendimento

O uso do Whatsapp para a comunicação é algo que pode ajudar muito na interação com o consumidor, sendo um ótimo canal para ampliar as estratégias de Marketing Digital, melhorando o retorno das vendas, além de ser um canal mais acessível para ampliar a base de clientes.

É muito importante ter um planejamento para utilizar a ferramenta com eficiência e assim cumprir todas as regras, evitando ferir as diretrizes da plataforma e possíveis sanções.

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Sendo assim, o empreendedor deve estabelecer os objetivos para o seu negócio, contabilizar o número de contatos e criar um fluxo de mensagens que serão enviadas durante o atendimento.

Estratégias que ajudam a realizar um atendimento de sucesso

Com um planejamento definido, os profissionais do marketing podem utilizar estratégias que contribuem para o sucesso em atender os clientes no Whatsapp, como:

  1. Crie um contato comercial para a empresa

Independentemente do tamanho da empresa, é importante criar um contato específico para a empresa, pois este detalhe ajuda a limitar os horários de atendimento e número de clientes. 

Deste modo, é importante não utilizar o número pessoal para os negócios, porque isto pode atrapalhar a imagem do profissionalismo.

  1. Use automação no atendimento

As automações consistem no uso de chatbots, atendentes virtuais que enviam mensagens programadas, conforme a necessidade do negócio e dúvidas do cliente. 

Esse processo possibilita um atendimento mais ágil, fazendo com que o cliente não precise esperar muito para ser direcionado, além de facilitar a rotina dos profissionais, principalmente em processos repetitivos como envio de segunda via de boletos, cardápios, tabela de valores, entre outros materiais.

Com a automação de atividades simples, é possível garantir que o seu cliente nunca fique sem resposta, já que os chatbots atuam 24 horas, 7 dias da semana, e com qualidade, fidelizando-os.

  1. Comunique-se com a linguagem do cliente

O Whatsapp é um canal específico para a troca de mensagens. Para ter sucesso com os clientes é necessário se comunicar de maneira amigável e clara, adequada à identidade da marca e exclusiva, mas sem perder o profissionalismo. 

Uma conversa personalizada aumenta as oportunidades de sucesso. Portanto, os empreendedores devem fazer uma pesquisa de mercado para conhecer melhor o perfil do público-alvo e assim adaptar a linguagem para a comunicação.

  1. Integração com outros canais de telecomunicação

Os consumidores atuais tem um comportamento multicanal, ou seja, utilizam as redes sociais e outros recursos para se comunicarem e tem atenção espaçada. 

Assim, uma maneira da sua empresa não perder clientes é investindo no uso das redes e plataformas Ads.

Um fator importante é conhecer e saber como funciona o Facebook Ads. Esta ferramenta tem um funcionamento simples e intuitivo, sistema de pagamento simples e que possibilita que diversos negócios usem a ferramenta, além de proporcionar vários formatos para criar anúncios que ajudam a chamar a atenção do público.

  1. Evite mensagens em excesso

O equilíbrio é importante em tudo na vida e no atendimento por Whatsapp não seria diferente. 

Este canal de comunicação é muito prático e eficiente, mas é essencial ter um controle do número de mensagens para que os clientes não se afastem da empresa.

Estas são apenas algumas das diversas estratégias que podem ser implementadas para tornar o atendimento uma excelente experiência para o cliente.

Combinação de mídia paga com atendimento via whatsapp

Alguns negócios utilizam anúncios pagos para chamar a atenção dos clientes. 

Existem muitas plataformas que possibilitam a criação dos anúncios, como o Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads e outras ferramentas que facilitam o processo de criação das campanhas e se aproximam dos potenciais clientes, além de terem um ótimo custo-benefício.

Inclusive, os anúncios podem ser enviados via Whatsapp para que os clientes saibam dos lançamentos de produtos e conheçam novos serviços dos negócios, bem como podem ocorrer em outros canais.

Benefícios do atendimento por Whatsapp nos negócios

Há muitos pontos positivos em investir no atendimento neste canal de comunicação. São eles:

  • Redução de custos;
  • Fidelização dos clientes;
  • Praticidade para implementar estratégias;
  • Aproximação com o público;
  • Estudo da audiência;
  • Velocidade e eficiência na comunicação;
  • Agilidade no atendimento;
  • Diminuição no tempo de espera por informação.

Portanto, os investimentos em implementar o atendimento via Whatsapp é algo que pode render excelentes benefícios, assim como anunciar no Google Ads, ou seja, aumentar a base de clientes, lucros e oportunidades na área de atuação.

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