Confira o histórico dos celulares até chegar nos smartphones que temos hoje. Veja qual foi o primeiro aparelho do mundo.
Os telefones celulares são objetos revolucionários na história da humanidade. Estes dispositivos representam um importante passo em frente na forma como as pessoas em todo o mundo utilizam as comunicações nas suas vidas diárias. Portanto, é claro que muitos podem ficar curiosos e se perguntar: qual foi o primeiro telefone? Como tudo isso aconteceu?
Por isso, trouxemos um artigo para ajudar a esclarecer essas dúvidas. Vale ressaltar que os avanços nessa tecnologia aconteceram de forma relativamente rápida. Foram poucas décadas para que chegássemos nos celulares que vemos atualmente. Os cientistas desenvolveram suas pesquisas aproveitando os recursos que existiam na época e também geraram novas ideias que até hoje nos acompanham em nossos bolsos.
O primeiro celular do mundo
THE ideia do celular remonta aos Estados Unidos. Em 1908, no estado de Kentucky, foi registrada a primeira patente de um telefone sem fio. Cerca de três décadas depois, os engenheiros da operadora AT&T elaboraram projetos que serviriam de base para a criação de dispositivos móveis.
Este primeiro dispositivo funcionava como um rádio bidirecional permitindo a comunicação entre motoristas de táxi ou serviços de emergência. Todas essas pesquisas levaram o engenheiro Martin Cooper, em 3 de abril de 1973, a apresentar ao mundo sua invenção revolucionária: o Motorola Dynatac 8000X, o primeiro celular produzido comercialmente. É por esta razão que ele é conhecido como o “pai dos smartphones”.
O aparelho possuia 25 cm de comprimento e 7 cm de largura. No total pesa 1kg. Sua autonomia chegava a cerca de 40 minutos de uso, 8 horas em modo standby e quase 10 horas de carregamento. Em termos de funcionalidade, o aparelho só poderia enviar e receber chamadas.
E no Brasil?
O primeiro celular a chegar ao Brasil também foi lançado pela Motorola, mas em 1990. O Motorola PT-550 foi imediatamente apelidado de “tijolo”. Este modelo oferece aos usuários uma antena externa na parte superior do dispositivo. A estética do produto é de estilo invertido. Naquela época, o aparelho era considerado elegante e bonito. Hoje, o valor de mercado do aparelho custaria aproximadamente R$ 15 mil. Comparada a outros mercados ao redor do mundo, embora tenha demorado cerca de 30 anos para chegar ao Brasil, essa tecnologia foi um grande sucesso. Atualmente, nosso país possui atualmente mais de 242 milhões de smartphones. Ou seja, hoje o Brasil tem mais smartphones do que pessoas.
A era do touch screen
Outro recurso que mudou a forma como os telefones celulares são configurados atualmente é a tela sensível ao toque. Esta tecnologia tem sido aplicada a dispositivos nos últimos 28 anos, perdurando até o momento. O primeiro modelo da era do toque foi o IBM Simon. Embora anunciado em 1992, este modelo só foi lançado no mercado em 1994, graças a uma parceria entre a IBM e a BellSouth (agora propriedade da AT&T).
O pioneiro trouxe algumas funcionalidades relevantes, até atuais, como disponibilizar calculadora, bloco de notas e gerenciador de arquivos. Outro ponto forte do aparelho era a capacidade de enviar fax. Para quem não sabe, era uma forma de comunicação muito utilizada no passado, em que os usuários enviavam textos e imagens em um pedaço de papel por meio de uma linha telefônica.