How to Make a Complaint on Uber

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Desde a sua estreia no Brasil, em 2014, a empresa americana UBER tem sido foco dos holofotes. Mais do que pelo seu alto desempenho no ramo de transporte privado no país, a multinacional tem sido motivo de debates um tanto quanto “calorosos”.

Hoje, com milhares de usuários ativos, é difícil encontrar algum usuário que nunca tenha passado por alguma situação constrangedora ou reprovável.

Mas e você, já teve uma experiência ruim ou conhece alguém que se enquadre nessa categoria? Pois foi pensando em atender nosso ávido e necessitado público que preparamos um conteúdo exclusivo para quem que quer fazer uma reclamação, mas não sabe como.

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Então confira e aproveite!

Telefone UBER
Como fazer uma reclamação da UBER

Reclamação no UBER: Veja como fazer!

Registrar uma queixa referente a uma viagem realizada com a UBER, ou mesmo contra a própria empresa, é bastante fácil.

Todavia, é preciso analisar qual a opção que mais se adequa a sua necessidade e tem a repercussão no tempo desejado. Sendo assim, apresentamos algumas opções viáveis, tais como:

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  1. Via aplicativo do celular

Através do próprio aplicativo é possível fazer uma reclamação pontual sobre uma corrida ou motorista em específico.

Então, ao presenciar alguma prática ilegal ou constrangedora e que vá contra ao código de conduta da UBER, denuncie. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Acesse a sua plataforma;

  • Vá até a opção “Ajuda”;

  • Selecione a viagem no qual ocorreu a situação indesejada;

  • Escolha a opção que melhor se adequa a sua queixa (reclamação contra um motorista ou viagem); e

  • Selecione o problema referenciado.

Se o seu problema foi com a viagem ou com o motorista, é ideal recorrer a esse método e registrar a sua queixa o mais breve possível. Isso porque, dessa forma, você permitirá que a empresa tome providências rápidas, evitando problemas futuros com outros passageiros.

Ao receber sua denúncia e/ou reclamação a UBER analisará o ocorrido e entrará em contato com você o mais breve possível.

  1. Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

Outra forma de registrar uma reclamação do UBER é através do SAC. O serviço está disponível de forma contínua, ou seja, 7 dias da semana, 24 horas por dia.

Para tal, é só ligar para 0800-591-7045 ou 0800-591-1032. Essa ligação é gratuita!

  1. Envie um e-mail

Caso você prefira, é possível também enviar uma reclamação através do e-mail de suporte ao usuário. O endereço para envio é o suport@uber.com.

Normalmente, a plataforma responde em até 48 horas.

  1. Fale com a UBER através das redes sociais

Mas se você é uma pessoa conectada, pode também enviar sua reclamação através das suas redes sociais. Essa via de comunicação é permitida pelos seguintes canais:

  1. Sites de reclamação

Igualmente, é possível fazer reclamações sobre algum serviço prestado pela UBER através dos famosos sites de apoio ao cliente. Dentre os mais conhecidos e utilizados estão o Complain Here and the Consumer.gov.br.

Porém, esses são recursos que demandam um tempo maior de resposta. Por isso, caso sua denúncia seja contra um motorista ou viagem, recorra a métodos instantâneos de notificação.

  1. Apoio Jurídico

Apesar de ser mais difícil, há situações em que são necessárias a intervenção de uma terceira parte para a resolução de problemas mais complexos.

Visto isso, e se você se enquadra nessa categoria, saiba que pode apelar para o apoio jurídico. Nessa situação, suas opções são:

  • Procurar o Procon da sua cidade;

  • Solicitar a ajuda de um advogado particular; ou

  • Procurar a Justiça Gratuita da sua região.

Aprenda boas práticas de uso do aplicativo

Há algumas formas de evitar situações suspeitas e/ou perigosas. Isso porque, infelizmente, há por aí vários casos de impostores se passando por motoristas da Uber.

Sendo assim, a própria empresa recomenda algumas ações para que o usuário se preteja. Dentre elas estão:

  • Analise a nota do motorista designado antes do início da sua corrida;

  • Leia os comentários deixados pelos outros passageiros;

  • Antes de entrar no carro, confirme o nome do condutor;

  • Verifique se a placa e o modelo do veículo condizem com o apresentado no aplicativo;

  • Durante a corrida, se observar qualquer atitude suspeita, peça para interromper o circuito; e

  • Caso o motorista se negue, peça ajuda através do botão “recursos de segurança”. Através dele você poderá compartilhar o trajeto da sua viagem em tempo real e, também, acionar a polícia.

É claro que, da mesma forma, os passageiros também precisam fazer sua parte. Por isso, boas práticas cabem dos dois lados. Afinal, “gentileza gera gentileza”, certo?

Reclamação Uber

Saiba mais sobre a empresa

A UBER Technologies foi criada em 2009, em São Francisco, Califórnia – USA. Revolucionou o mercado de transporte privado, criando uma verdadeira rede de serviços no ramo e gerando milhares de empregos.

Sem um único carro se quer, é hoje considerada a maior empresa de transporte terrestre do mundo. Atua em mais em 60 países diferentes, contanto apenas com a colaboração de seus filiados.

O foco da empresa é o transporte de passageiros, como os táxis, porém com custos bastante reduzidos se comparados aos serviços convencionais prestados.

Atualmente, com quase 6 anos de atividades em território brasileiro, a empresa está muito bem consolidada. Mesmo assim, busca sempre inovar e atender as necessidades dos seus usuários. Exemplo mais recente é a UberEats, serviço de entrega de comida à domicílio.

Apesar dos problemas envolvendo o nome da multinacional, é preciso aceitar que, de forma geral, é um serviço de utilidade pública e muito requisitado.

Denuncie práticas ilegais

Esperamos que nem você e nem ninguém passe por situações problemáticas usando os serviços da UBER. Porém, como usuários, estamos todos suscetíveis e à mercê da própria sorte.

Todavia, é válido lembrar que a UBER é apenas a empresa e que, quase sempre, os problemas ocorrem não por mau funcionamento da plataforma ou por descaso, mas sim pela conduta dos motoristas aliados.

Visto isso temos um papel importante para a continuidade do serviço e garantia da sua qualidade e segurança. Somos o filtro e o termômetro desse desempenho.

Procon: What is it and how can it help you?

Procon is an institution focused precisely on consumer protection. And this is the result of movements since 1840, in the first Commercial Code.

But Procon, as we know it today, is the result of a partnership with the Department of Justice, which has a Procon unit in each state of the country.

The first Procon, however, appeared in 1976, in the city of São Paulo. Initially, Procon was called the Executive Consumer Protection Group.

With the Consumer Protection Code, in its 1990 edition, the activities of Procons spread throughout the country only became stronger.

Procon's objective is to ensure that companies, large or small, national or multinational, comply with current commercial laws.

In this way, illegal, deceptive or fraudulent activities can be monitored and corrected, thus ensuring a fair market for consumers.

Procon and the consumer protection code

Thus, Procon is based on the Consumer Protection Code, which governs commercial relations throughout the country.

This code discusses very important aspects for consumers, such as:

  • Delivery time
  • Product not delivered
  • Misleading advertising
  • Warranty Information
  • Abusive practices
  • Product liability
  • Right of exchange
  • Among other basic consumer rights

Some states, such as Alagoas, for example, provide an explanatory booklet with a given point in the Consumer Protection Code. To access this booklet, just click this link.

Therefore, all analyses and assessments are based on this consumer protection document, regardless of where the consumer lives. This is because the CDC, like the Consumer Protection Code, is valid throughout the national territory.

What is Procon for?

Now that you know what Procon is, you need to understand what it is for!

However, it seems that the information has already become clear in the previous topics. As the name of the organization suggests, the idea of Procon is to protect consumers from abusive practices.

But to do this, you need to contact the agency, make your complaint and file your report. But how does this work? That's what you'll learn in the next topic!

How does Procon work?

What not everyone knows is that you can contact Procon before even purchasing a product or service! That's right! You can contact Procon even before signing a contract.

Procon, via telephone, can clarify some of consumers' doubts and thus avoid a bigger headache in the future.

If you have any questions, you can contact Procon's electronic service, which is available on number 151.

Another alternative, if you prefer, is to go to a Procon office in your city or the one closest to your home.

In São Paulo, for example, there are Procons in different neighborhoods. Some of them, for example, have appointments scheduled in advance, on the same day.

In other words, you will go through a screening process with an attendant, who will evaluate your case. Depending on how it goes, you will receive a password to return at the established time.

What can be reported to Procon

Any abusive or illegal activity can be registered with Procon through a complaint, report or demonstration.

Once your right has been threatened or violated, you can contact Procon.

You can rest assured that, in these cases, consumer data is fully protected and is not disclosed to the reported company or anyone else.

The main complaints to Procon are:

  • Related to telephone services (fixed or mobile)
  • Credit cards and negative name
  • Problems with Cable TV Companies
  • Non-delivery of products on the established date

How to file a complaint with Procon

Now that you understand what Procon is, the next step is to understand how to file a complaint with Procon.

The first step is to check which Procon unit is in your city and/or state.

Before going there, however, it is a good idea to gather all the documents you have regarding the complaint. Among them, you can use:

  • Invoice
  • Receipt
  • Conversations via email or prints
  • Protocol numbers
  • Contracts
  • Photos of the product if it arrived defective or broken.

If you deliver the conversations, the ideal is to deliver them printed to Procon. Therefore, arrange for the printing.

Another thing you should do before contacting Procon is to try to resolve the issue directly with the seller and/or the store supplying the product through the ombudsman and customer service.

In general, contact information is available on the website's contact tab or at the bottom of the page. You can contact Customer Service (SAC).

If the company does not resolve the issue amicably, then the next step is to deliver these documents to Procon and register the complaint.

Don't forget to present this documentation with an identification document such as ID, Passport or Driver's License and CPF.

Check it out, on the Procon SP website, details of each stage of the complaint.

Como entrar com uma ação no juizado de pequenas causas por problemas com a Uber?

In some situations, another option is to file a lawsuit in small claims court with a company and even request moral damages.

To file a lawsuit in small claims court, you do not necessarily need a lawyer. In other words, you can file the lawsuit yourself!

The first step is to gather all the documentation and go to the Court in your city. Everything that happens in the first instance is free.

On the other hand, if you need to appeal, then you will need to pay for it and you will also need a lawyer.

The compensation is limited to 40 minimum wages. In general, lawsuits take up to 120 days to be heard. If the person wins, the next step is to enforce the sentence.

Mas e você, faz sua parte? Afinal, somos peça importante nesse processo!

E agora que você já sabe como fazer sua reclamação da UBER, não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais. Dessa forma cada vez mais pessoas terão acesso a essa importante informação.

Agradecemos sua visita e esperamos vê-lo em breve!

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