Aprenda a ativar o modo de segurança do smartphone. Veja dicas para proteger o seu celular.
O modo de segurança é uma ferramenta útil para diagnosticar problemas com seu telefone. Este recurso permite remover aplicativos problemáticos, corrigir travamentos do dispositivo e reiniciar o sistema operacional para garantir que o telefone esteja funcionando novamente.
O chamado modo de segurança, também conhecido como modo de recuperação, inicializa seu dispositivo apenas com aplicativos padrão, ou seja, aplicativos instalados pelo fabricante. Este recurso ajuda a desativar aplicativos e recursos adicionais que podem causar erros ou travamentos. Por exemplo, você pode reparar seu dispositivo, remover aplicativos que estão dando erro ou realizar uma redefinição de fábrica. Você pode ativar ou desativar esse recurso a qualquer momento, mas use-o apenas em caso de mau funcionamento ou para bloquear o telefone.
Como ativar o modo de segurança no Android
O método a seguir se aplica a telefones celulares com Android 8.0 e superior e aos modelos dos principais fabricantes do mercado. Confira passo a passo:
- Pressione e segure o botão liga / desliga até que as opções apareçam na tela.
- Toque no ícone de desligamento e segure Opção.
- Se você vir a mensagem “Reinicie em modo de segurança”, clique em OK.
Como ativar em dispositivos mais antigos
Se as etapas acima não funcionarem, existe uma segunda maneira de entrar no modo de segurança no Android. Isso se aplica a todos os dispositivos do mercado.
- Turn off your cell phone.
- Pressione e segure o botão liga / desliga e o botão de aumentar volume ao mesmo tempo.
- Quando o logotipo do fabricante aparecer na tela, solte o botão liga / desliga, mas continue segurando o botão de aumentar volume.
- Se o seu dispositivo não entrar diretamente no Modo de segurança, selecione Modo de segurança no menu, use os botões de volume para navegar e pressione o botão liga / desliga para confirmar. Uma mensagem aparece na tela indicando que a operação foi bem-sucedida.
Dicas para aumentar a segurança do seu celular
1. Atualize seu sistema operacional
Se uma atualização do sistema estiver disponível, instale-a o mais rápido possível, pois ela geralmente contém atualizações de segurança importantes. As etapas podem variar dependendo do modelo, mas geralmente há um recurso de “Atualização de software” ou “Atualização do sistema”. Encontre este comando e verifique se está pendente.
Antes de iniciar a atualização, é importante conectar-se a uma rede Wi-Fi para evitar o uso de dados móveis e garantir uma conexão estável e rápida. Outra recomendação importante é garantir que seu telefone esteja suficientemente carregado para atualizações. A maioria dos fabricantes de smartphones recomenda conectar seu smartphone a uma fonte de energia durante a instalação das atualizações. Após a atualização, você precisará reiniciar o telefone.
2. Use um código PIN ou senha
Proteja seu telefone com uma senha ou PIN forte para evitar que pessoas não autorizadas acessem seu dispositivo. Quase todos os smartphones modernos vêm com opções de proteção por senha, PIN ou padrão para evitar acesso não autorizado ao seu dispositivo. Isso inclui os principais modelos de telefones celulares, como iPhone, Samsung Galaxy, Google Pixel, Huawei, Xiaomi, LG e Motorola.
3. Use autenticação de dois fatores
Essa autenticação é uma verificação em duas etapas, e muitos aplicativos agora oferecem esse recurso, fornecendo uma camada security addition. Ative esta opção sempre que possível. Este recurso exige que você vincule dois tipos diferentes de credenciais de identidade antes de permitir o acesso à sua conta. Esses fatores normalmente incluem algo que você conhece, como uma senha ou PIN, ou algo que você possui, como token de segurança.
4. Desative a conexão automática
Configure seu telefone para não se conectar automaticamente a redes Wi-Fi e Bluetooth. Isso evita que seu dispositivo se conecte a redes não seguras sem sua permissão. Desativar a conexão automática do seu celular é uma medida de segurança importante para proteger suas informações pessoais e evitar acessos não autorizados às suas contas online.