Mudanças no uso do aplicativo podem doer no bolso dos consumidores. Entenda melhor!
As pessoas que possuem um plano de dados com qualquer uma das principais operadoras do Brasil têm conhecimento de que os pacotes geralmente ofertam uso ilimitado de mídias sociais. Isso quer dizer que você usa WhatsApp, Facebook e Instagram de forma gratuita, na maioria das vezes. Esse tipo de plano é uma grande vantagem porque muitas vezes sua internet é usada apenas para outras coisas.
Porém, mudanças podem virar essa realidade a favor das operadoras e contra os brasileiros. As modificações nessa vantagem dos planos estão cada vez mais próximas. Continue lendo para entender melhor.
Chega de zero-rating
Zum maiores operadoras de telecomunicações do país Vivo, Tim e Claro não querem mais planos com redes ilimitadas. Aplicativos como WhatsApp, Twitter (novo X) ou TikTok passaram a ter seu uso descontado da franquia.
Utilizado nos últimos anos, o zero rating está com os dias contados. Essa prática representa uma estratégia comercial das operadoras de internet para fornecer acesso irrestrito a determinados aplicativos, como já aconteceu com WhatsApp em diversos planos. Agora, TIM, Claro e Vivo estão repensando esses pacotes e avaliando as taxas de tráfego.
Há anos, as operadoras usam o “acesso ilimitado” a determinados aplicativos como tática para vender planos. Essa prática consiste em não descontar da sua franquia de internet os dados utilizados por esses aplicativos. No entanto, o uso de dados aumentou com o 4G (espera-se que aumente ainda mais com o 5G) e fez as empresas repensarem se vale a pena manter uma classificação zero para todos os apps.
Uma reavaliação está em andamento, mas fique tranquilo, isso não mudará da noite para o dia. Os planos devem mudar, mas os usuários serão notificados.
Uso ilimitado em aplicativos
Segundo o presidente da Claro, José Feliz, o uso ilimitado foi um “erro”, mas “nada pode que não possa ser consertado”. Atualmente, a operadora oferece WhatsApp, Waze, Instagram, TikTok e Facebook ilimitados dependendo do plano.
Já a operadora Vivo diz que está reavaliando sua prática e não está estabelecendo esse padrão ainda, apesar possuir alguns pacotes com uso ilimitado de redes. O vice-presidente de negócios, Alex Salgado, afirma que a Vivo entende que o investimento na rede deve ser reembolsado, por isso tem reduzido cada vez mais o número de aplicativos irrestritos disponíveis ao mercado.
O executivo também confirmou que o tráfego não pago sempre sai caro para a empresa, e a avaliação é para entender se a operadora está realmente atraindo mais clientes do que gastando co a prática. Atualmente, a empresa só oferece acesso ao WhatsApp na maioria dos planos pré-pagos e pós-pagos, o que ainda assim é dispendioso, já que o aplicativo permite áudios, fotos e vídeos.
A TIM é outra empresa que está sendo reavaliada. Atualmente, a empresa oferece acesso gratuito ao WhatsApp e Deezer sem aumentar a cota de internet nos planos pré-pagos. Para planos pós-pagos, outros aplicativos como Instagram, Facebook e Twitter estão incluídos. Segundo informações do diretor de receita da empresa, Fábio Avellar, a TIM quer ampliar seus ganhos, fazendo investimentos em redes como o 5G. Isso pode afetar o zero rating.